Buscar

QUAIS TIPO CARACTERIZAÇÃO CATALISADOR

Respostas

9 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Vinícius Vilaverde

Classificação de catalisadores



Os catalisadores podem ser classificados geralmente de acordo com seu estado físico, sua natureza química ou a natureza das reações que catalisam.

Os catalisadores podem ser gases, líquidos ou sólidos. Em catalisação homogênea, o catalisador é disperso molecularmente na mesma fase (geralmente gasoso ou líquido) como reagentes. Na catálise heterogênea, os reagentes e o catalisador estão em diferentes fases, separados por um limite de fase. Mais comumente, os catalisadores heterogêneos são sólidos, e os reagentes são gases ou líquidos.

Definição

Em química, Catalisador é uma substância que causa ou acelera uma reação química sem que ela seja afetada

Os catalisadores são os heróis desconhecidos das reações químicas. Um catalisador é algum material que acelera as reações químicas. Com a ajuda de um catalisador, moléculas que podem levar anos para interagir agora podem fazê-lo em segundos. As fábricas dependem de catalisadores para fazer tudo, desde plástico até drogas. Os catalisadores ajudam a processar petróleo e carvão em combustíveis líquidos. Eles são os principais atores das tecnologias de energia limpa. Os catalisadores naturais no organismo – conhecidos como enzimas – desempenham papéis importantes na digestão e muito mais.

O que é um Catalizador?

Um catalisador é qualquer substância que trabalhe para acelerar uma reação química. Pode ser orgânico, sintético ou metálico. O processo pelo qual esta substância acelera ou retarda uma reação é chamado de catálise.

Para que qualquer processo ocorra, é necessária energia, conhecida como energia de ativação. Sem a ajuda de um catalisador, a quantidade de energia necessária para provocar uma reação particular é alta. Quando está presente, a energia de ativação é reduzida, fazendo com que a reação ocorra de forma mais eficiente. A substância geralmente funciona alterando a estrutura de uma molécula ou ligando-se a moléculas reagentes, fazendo com que elas combinem, reagem e liberem um produto ou energia. Por exemplo, é necessário um catalisador para que os gases de oxigênio e hidrogênio combinem e formem água.

Sem a ajuda de um catalisador, as reações químicas podem nunca ocorrer ou levar um período significativamente maior de tempo para reagir. Quando a reação química ocorre, o próprio catalisador não é alterado e não faz parte do resultado final. Na maioria das vezes, pode ser reutilizado uma e outra vez em reações subseqüentes.

Às vezes, ao invés de acelerar uma reação, um catalisador trabalha para retardar uma reação que normalmente não ocorreria ou ocorreu muito devagar. Este tipo de substância é um catalisador negativo, que também é referido como um inibidor.

Os inibidores são importantes em medicina, onde são críticos no tratamento de doenças mentais, hipertensão arterial, câncer e inúmeros outros problemas de saúde.

Um catalisador é usado em dois tipos de condições, tanto químicas quanto bioquímicas. O mais comum em reações bioquímicas são enzimas. As enzimas são proteínas altamente especializadas que aceleram reações químicas específicas. Eles tornam a vida possível. Por exemplo, uma enzima encontrada na saliva quebra alimentos para digestão em contato. Com isso, demoraria semanas para os humanos digerir nossos alimentos.

Os catalisadores também são importantes no laboratório, bem como na fabricação e na indústria. Um dos mais famosos é o conversor catalítico, que ajuda a prevenir emissões de automóveis e a tornar o consumo de combustível mais eficiente. Os fertilizantes também são catalisadores que aceleram o crescimento das plantas.


0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina