Buscar

A Teoria e pedagogia cognitivista é, por vezes, conhecida por construtivista, e tem como autores de importância quais teóricos e pesquisadores?

A Teoria e pedagogia cognitivista é, por vezes, conhecida por construtivista, e tem como autores de importância quais teóricos e pesquisadores?

Alternativas:

  • David Ausubel.
  • Feuerstein.
  • Jean Piaget e Lawrence Kohlberg.
  • Jerone Bruner.
  • Bruner, Piaget, Kohlberg, Ausubel.


💡 1 Resposta

User badge image

giselli ximenes

Leia o texto, a seguir:

As abordagens didáticas do processo de alfabetização na perspectiva do construtivismo reconhecem um conjunto de intervenções que o professor pode efetuar para apoiar os estudantes no avanço em direção ao domínio da leitura e da escrita. Na perspectiva do construtivismo, os conhecimentos não são elaborados estritamente no ambiente escolar, mas podem ser, também, aprendidos espontaneamente. No entanto na sala de aula há grandes contribuições a serem propostas pelo docente para que o estudante possa avançar na construção do seu conhecimento e na reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.

MARTINS, Lígia Marcia. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da Escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

Considerando esse texto e as bases teóricas do construtivismo acerca da concepção das abordagens didáticas, avalie as afirmações a seguir:


I. O educador é aquele que apresenta diferentes situações desafiadoras e apresenta situações educativas nas quais os estudantes descubram a funcionalidade do sistema de escrita alfabética. Possui capacidade de observação e interpretação das condutas das crianças.


II. O educador possibilita à criança que pense e descubra as particularidades do sistema alfabético, incorporando-as como hipóteses.


III. O educador é conhecedor dos processos de compreensão infantil. Sabe os momentos adequados para intervenções nesses processos e organiza de maneira adequada os conteúdos e objetivos necessários para promover avanços no conhecimento.


Está correto o que se afirma em:





III, apenas


I e II apenas


I, II e III.


II, apenas.


I e III apenas



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais