Buscar

QUAL O CAMINHO PERCORRIDO PELO ALIMENTO NO PROCESSO DE DIGESTÃO?

💡 3 Respostas

User badge image

Aniéli Dalsin

Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Durante o percurso, o bolo alimentar sofre a influência de órgãos e enzimas, que ajudam a extrair dele os nutrientes necessários. São eles: o fígado, o pâncreas, a vesícula biliar, as glândulas salivares e os dentes.

O primeiro passo acontece na boca, quando o alimento é umidificado pela saliva e triturado pelos dentes. Após ser engolido, o bolo alimentar desce pelo esôfago, até chegar ao estômago.

No estômago, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um período de duas a quatro horas. Nele, é feita a absorção das proteínas por meio da ação do suco gástrico, uma solução composta de água, sais, ácido clorídrico e enzimas. 

O produto formado após a digestão do alimento no estômago, que ganha o nome de “quimo”, segue para o intestino delgado, que é dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. Quando o quimo chega ao duodeno, a bile entra em contato com ele para deixá-lo menos ácido. A bile é uma substância produzida pelo fígado, um dos órgãos anexos, e armazenada na vesícula biliar. O jejuno e o íleo são os responsáveis por ajudar no trânsito do bolo alimentar e na retirada de nutrientes para o corpo.

Chegando na parte final do processo de digestão, o alimento chega ao intestino grosso e é dividido em três partes: o ceco, o cólon e o reto. No ceco, é feita a absorção de água e nutrientes, e é lá também que se forma o bolo fecal, ou seja, a parte dos alimentos que o corpo não vai absorver e precisará ser expelida. Após a chegada ao cólon, o material que será eliminado fica ali por um determinado tempo, até passar pelo reto e sair pelo ânus.


1
Dislike0
User badge image

Amanda Moglia

O percurso é boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

0
Dislike0
User badge image

Mirian Espindula

Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais