Buscar

Processo de digestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de digestão
O processo de digestão inicia-se na boca; com os dentes triturando o alimento, e a saliva que ajuda a amolecer e umidificar os alimentos, além de lubrificar o caminho. Além disso, contém a amilase salivar que da inicio a digestão de carboidratos. Contem também substâncias que ajudam no controle microbiano da cavidade oral.
O bolo alimentar passa pela faringe, esôfago, chegando ao estômago onde ocorre a liberação de motilina pelas células M do estômago assim que o alimento chega, provocando o aumento da motilidade gástrica. Ocorre a liberação de gastrina, pelas glândulas pilóricas em resposta a distensão do estômago e causa a liberação de HCl e crescimento da mucosa gástrica. Ocorre também a liberação, pelas células oxínticas, de ác clorídrico, pepsinogênio (que ao entrar em contato com o HCl vira a forma ativa de pepsina), muco e fator intrínseco (necessário para a absorção de B12 no íleo. Ocorre também a secreção de histamina pelas células ECL que controlam as células parietais oxínticas que são as únicas a liberar HCL. E segue o fluxo...
O quimo então chega ao duodeno onde temos a secreção pancreática de tripsina e quimotripsina (digestão de proteínas e peptídeos), carboxipolipeptidase (completa a digestão de peptídeos), amilase pancreática (digestão de carboidratos), lipase pancreática (digestão de gorduras) e ocorre também a secreção de bicarbonato de sódio, via estímulo de secretina, que basidifica o quimo. Pode ocorrer a liberação de CCK
– pela mucosa do duodeno e jejuno em resposta a produtos da digestão de gorduras, causando a contração da vesícula biliar e a liberação de bile, inibição do apetite e da motilidade gástrica. Pode ocorrer a liberação de peptídeo inibidor gástrico – em resposta ác graxos, aminoácidos e carboidratos do quimo, o que provoca o retardamento do duodeno, quando o delgado ainda está cheio, e estimula a secreção de insulina. E segue o fluxo..
O quimo chega ao intestino delgado e passando para o intestino grosso, lindo e pleno, ocorrendo apenas a secreção de muco (que vem sendo secretado desde o duodeno) para a proteção da mucosa do TGI e ajuda a fixar o conteúdo fecal também. NO intestino grosso temos dois hormônios principais que são liberados, Grelina que avisa quando estamos com fome Leptina dá a sensação de saciedade O restante de resíduos, vai seguindo, e é reabsorvido água, eletrólitos e sais minerais, até a eliminação total das fezes pelo reto.

Continue navegando