Buscar

Gestão de Manutenção e Confiabilidade de Equipamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de Manutenção e Confiabilidade de Equipamentos
Professor: Celio Fernandes Neto.
Acadêmico: Dyan Cristhoffer Dartora.
Curso: Engenharia de Produção.
1)Diferencie com exemplos práticos manutenção corretiva planejada da não planejada.
R: Manutenção corretiva planejada aparece quando um equipamento apresenta uma falha, mas continua operando, já a manutenção corretiva não planejada aparece quando a uma falha no equipamento e a produção fica parada. Exemplo: Uma maquina seladora de plásticos, acusa uma falha, e não chega a temperatura ideal, para selar o plástico totalmente, mas continua operando normalmente, ai se aplica a manutenção corretiva planejada. Já na ocasião onde a seladora acaba tendo uma falha onde a temperatura não chega ao ponto de cortar o plástico em nenhum ponto, e a produção para, pois precisa da seladora, ai temos que fazer uma manutenção corretiva não planejada.
2)Diferencie com exemplo prático manutenção preventiva de manutenção preditiva.
R:Manutenção preventiva, é muito usado com os veículos, pois fazemos sempre uma revisão, quando chega em determinada quilometragem, portanto é feita a revisão, sendo assim fazendo uma manutenção preventiva, para prevenir que falhas aconteçam. Já a manutenção preditiva, é usado equipamentos para darem diagnósticos e revisões periódicas conferindo a eficiência e o funcionamento dos equipamentos.
3)Explique por qual motivo a manutenção é definida como a combinação de ações técnicas e administrativas.
R: objetivo de manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida, ou seja, fazer o que for preciso para estar seguro que um equipamento ou máquina opere dentro de condições mínimas de requerimentos e especificações.
4)Escreva com suas palavras o antigo e o novo paradigma da manutenção.
R: No antigo, tínhamos um trabalho de manutenção que não era muito visada a produtividade, e não tínhamos sistemas e manutenções preventivas e preditivas com equipamentos para identificar desgastes. Já no novo temos mais acesso as informações via sistemas, e temos também as manutenções preventivas, assim podendo evitar as futuras falhas , e melhorando assim a produtividades nas industrias, no antigo o bom manutentor era aquela que fazia um bom reparo, e no novo o bom manutentor é aquele que consegue evitar as futuras falhas.
5)Os custos diretos com manutenção são divididos em quais vertentes?
R: Pessoal, material e serviços contratados. 
6)Diferencie com exemplos práticos “falha de defeito”.
R: Defeito podemos colocar o disco de freio de um carro, onde gasto ele apresenta ruídos e anomalias, assim apresentando um defeito, onde ele não para o funcionamento, mas também não esta 100%. Na falha podemos citar o exemplo do disco de freio também, onde o disco muito desgastado ocorre uma falha podendo assim consequentemente perdendo o freio.

Continue navegando