Buscar

FACULDADE UNOPAR - Portifolio ADM 1° Semestre

Prévia do material em texto

2
FACULDADE UNOPAR
DANIELY BELO SILVA 
EDUARDO OLIVEIRA RODRIGUES
FÁBIA BRITO ALMEIDA
JOÃO PAULO BORGES FERREIRA JUNIOR 
LEANDRO SOUZA DO NASCIMENTO 
LUDIMILA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES 
PABLO COSTA DA SILVA
OPORTUNIDADES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: GERENCIAMENTO DE CONSULTORIA E PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
BALSAS - MA
 2021
DANIELY BELO SILVA 
EDUARDO OLIVEIRA RODRIGUES
FÁBIA BRITO ALMEIDA
JOÃO PAULO BORGES FERREIRA JUNIOR 
LEANDRO SOUZA DO NASCIMENTO 
LUDIMILA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES 
PABLO COSTA DA SILVA
OPORTUNIDADES NA CONSTRUÇÃO CIVIL: GERENCIAMENTO DE CONSULTORIA E PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de produção textual e interdisciplinar em grupo relativo ao 1º Semestre do curso de Administração, apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas de: Em- preendedorismo, Ética, política e sociedade, Homem Cultura e sociedade, Sistemas de informa- ção gerencial, com seus respectivos professores: Professor: Ewerton Taveira Cangussu, Professor: José Adir Lins Machado, Professora: Maria Gisele de Alencar Professor: Eduardo Faria Nogueira.
 
BALSAS - MA
 2021
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	3
2.	DESENVOLVIMENTO	5
2.1	MODELO CANVAS	5
2.2	MISSÃO, VISÃO E VALORES	7
2.3	NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS	7
2.4	DIALÉTICA E INTEGRAÇÃO	10
3.	CONCLUSÃO	12
REFERÊNCIAS	13
1. INTRODUÇÃO
Durante a realização desta produção textual interdisciplinar objetiva se, a consultoria da junção e restruturação das empresas Construtora Almeida e RC Construções ambas são do ramo da construção civil, e esta fusão tem como objetivo se tornarem uma empresa com maior poder competitivo no mercado.
A indústria da construção civil sofre influências de um conjunto de fatores que se relacionam dinamicamente com o setor. Políticas econômicas que proporcionaram o crescimento da renda familiar e do emprego, aumento do crédito ao consumidor, maior oferta de crédito imobiliário e manutenção da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos insumos da construção foram responsáveis pelo crescimento do setor nos últimos anos. A indústria da construção civil exerce influência sobre diversos setores da economia, seja através de sua alta taxa de geração de emprego, renda e impostos, ou pela geração de demanda em outros setores. O papel da construção civil como vetor do crescimento econômico é usualmente mensurado pelo tamanho relativo do seu produto como proporcionalmente à renda nacional e por sua ampla rede de ligações setoriais e elevado efeito multiplicador de emprego. Outra característica deste setor é a baixa demanda por importações, o que não pressiona a balança comercial com o aumento de sua atividade. Estudar a economia da construção é vital para se compreender sua dinâmica e os fatores políticos, sociais e econômicos que estão ligados ao seu desenvolvimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos econômicos da construção civil no Brasil, baseando-se em informações e indicadores dos últimos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando análise documental. Os documentos analisados são relatórios de órgãos oficiais (como IBGE, BNDES, Ministérios) e instituições de classe (SINDUSCONs, CBIC, ABRAMAT). Os resultados obtidos confirmam a relevância do setor para a economia: em média, o setor cresceu a uma taxa anual de 5%; a participação no PIB passou de 4,7% para 5,7% nos últimos 10 anos; houve também um aumento de 52% no nível de emprego. A partir destes resultados, podem-se gerar perspectivas para o desenvolvimento do setor e da economia geral para os próximos anos. Aspectos econômicos da construção civil no Brasil (FIALHO, COSTA, LIMA, BARROS NETO, 2014)
O primeiro ponto a ser evidenciado nesta fusão é a aplicação dos métodos
canvas, para o desenvolvimento do novo modelo de plano de negócio, planejamento estratégico, que tem como objetivo análise de fluxo e processos, visualizar o modelo de atuação no mercado e geração valor.
O segundo ponto abordado é a inovação, deste a prestação de serviços no novo segmento onde eram empresas distintas, com introdução de missão, visão e valores, com possibilidade de atuação em vários segmentos da construção civil, se tornando uma empresa com grande potencial empreendedor.
Outro ponto que merece atenção na consultoria é a introdução da tecnologia que tem como objetivo: capacitação e mão de obra, evitar retrabalho, garantir segurança e planejamento e controle melhorando os processos.
Portanto a consultoria, sugeri várias estratégias a nova empresa para torná-la uma organização com grande potencial visando otimizar seus processos em busca de destaque diante de um mercado competitivo
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 MODELO CANVAS
Para obter o sucesso, três etapas são fundamentais que precisam ser feitas antes de estar empreendendo. Primeiro é necessário escolher e conhecer a oportunidade do negócio. Na segunda etapa, conceito e a proposta de valor do modelo de negócio e administrar os possíveis riscos envolvidos. E terceira etapa é o planejamento, é a hora de colocar todo o conhecimento obtido em um planejamento bem elaborado, isso pode ser feito por meio da elaboração de um plano de negócios (DEGEN, 2009).
Os blocos são divididos em: blocos que tratam de relacionamento com os clientes, segmentos de clientes, proposição de valor, canais de distribuição, relacionamento com os clientes; (demais blocos), fluxo de receita, estruturas de custo, recursos, atividades e parceiros chave (JACOSKI,2004).
O Project Model Canvas é oriundo dos conceitos clássicos do gerenciamento de projetos, mas não impõe a rigidez e a complexidade dos métodos desse processo. Sua prática tem como objetivo a convergência dos interesses dos diversos agentes envolvidos no empreendimento, levando em consideração, precoce e globalmente, a repercussão das decisões tomadas durante o projeto na eficiência da produção e na qualidade do produto gerado. A importância do Project Model Canvas para a melhoria da qualidade na construção de edifícios (MORAIS).
O modelo canvas acima, foi desenvolvido para empresa Construtora Inovar, na qual tem como objetivo mapear os processos, auxiliar na organização das informações iniciais, e identificar a visão do negócio; desenvolvido para torna a gestão de projetos mais ágil e eficaz, permitindo desenvolver melhor as questões estratégicas do negócio.
Figura 1. Modelo Canvas
Fonte: Elaborado pelos autores
Baseado nestes princípios o objetivo de Alex Osterwalder criador do modelo Canvas, em sua tese de doutorado (Osterwalder, 2004), apresentada à Universidade de Lausanne, na Suíça, foi definir, a partir de outro ponto de vista, o que é modelo de negócio, e o que é realmente relevante para representar um modelo de negócio, utilizando uma ontologia. 
2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES
Os tripés fundamentais de uma empresa são: missão, visão e valores, que são conceito para organização e desenvolvimento empresarial. Missão é o propósito de uma empresa, transmitindo a razão de ser da empresa, foca em o que fazer e quais as maiores prioridades. Visão: tem como objetivo genérico de como a empresa se ver no futuro. Valores: os valores de uma empresa traduzem um código essencial de como a empresa trabalha, eles norteiam o comportamento e ações da empresa.
A empresa Construtora Inovar, tem como Missão construir com qualidade, fazendo seus sonhos se tornar em realidade. Visão: ser referência em sustentabilidade, sendo inspiração para as gerações futuras. E seus valores são: Ética e integridade: ser reconhecida como uma empresa de excelência de serviços prestados; Relações: preservar relações com clientes, fornecedores e colaboradores de forma transparente; Resultados: viabilizamos nosso crescimento de forma sustentável.
2.3 NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS 
Como sugestão a empresa Construtora Inovar, sugerimos a introdução de algumas novas tecnologias, para facilidade de processos, redução de custo, evitar retrabalho e aprimoraros processos construtivos criando técnicas e metodologia mais sustentáveis, eficazes e lucrativas para o mercado. Utilizando algumas ferramentas tecnológicas da construção civil tais como: drones, impressora 3d, softwares, tecnologias Bim, estacoes robóticas e nanotecnologia.
Apesar da construção civil posicionar-se entre os primeiros lugares das indústrias de processos tradicionais e resistentes a mudanças (Mattos, 2018), nos últimos anos, os drones também vem ganhando espaço neste ramo, tornando-se verdadeiros aliados. Os principais benefícios atrelados a eles são agilidade e redução de custos, podendo também acarretar em uma maior segurança aos trabalhadores por poupá-los de acessarem locais de difícil acesso, por exemplo. Além disto, é possível gerar modelos 2D e 3D de fotografias capturadas por este tipo de veículo aéreo e, a partir delas, obter resultados como a verificação da qualidade dos serviços executado sem obras, conferência das medições de campo, obtenção de curvas de nível e nuvens de pontos, entre outros (VILAR, 2019).
Hoje em dia, é praticamente impossível executar um projeto de engenharia ou construção sem a ajuda de algum software. Capazes de executar desenhos, cálculos, representações e simulações, esses programas facilitam o trabalho de engenheiros e gestores de projetos. À medida que as empresas vão se profissionalizando, é essencial otimizar processos-chave com a ajuda de softwares. Como exemplos temos; Sketchup, Autocad, Matlab, Revit e Sienge. Os 11 melhores softwares para engenharia e construção civil (ALVES, 2017).
Não é surpresa que o uso da tecnologia é um dos caminhos para a transformação. Por meio dela, há como expandir possibilidades e superar limites antes inalcançáveis. Nesse contexto, aplicações da nanotecnologia na construção civil despontam como uma maneira de revolucionar o setor. De acordo com Tarcizo Cruz, estamos vivendo um momento de mudança de paradigmas: temos que ir além das funções estruturais e sociais das construções e começar a pensar nas possibilidades das smart structures. É o momento de procurar soluções diferenciadas como um prédio que retenha calor e gere energia — e esse tipo de avanço pode ser alcançado a partir da nanotecnologia. Enfim, é inegável que há muito a ser explorado no contexto da nanotecnologia na construção civil. De qualquer forma, os impactos positivos que ela pode trazer para o setor devem ser acompanhados de perto, porque representam um imenso potencial (BEKAERT, 2020).
A indústria da construção civil trata-se de uma indústria composta de uma complexa cadeia produtiva, que abrange setores industriais diversos, tais como mineração, siderurgia do aço, metalurgia do alumínio e do cobre, vidro, cerâmica, madeira, plásticos, equipamentos elétricos e mecânicos, fios e cabos, e diversos prestadores de serviços, como escritórios de projetos arquitetônicos, serviços de engenharia, empreiteiros, entre outros. Abriga desde indústrias de tecnologia de ponta e capital intensivo, como cimento, siderurgia e química, até milhares de microempresas de serviços, a maior parte com baixo conteúdo tecnológico (FIESP, pag. 17).
A construção sustentável tem por objetivo abranger o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil – quando bem observado – traz uma série de vantagens aos empreendedores. Sendo assim, entre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, nós destacamos:
· Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;
· Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
· Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
· Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
· Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo. 
Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporciona- na uma grande influência positiva sobre o meio ambiente. Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza. Ao aderir a essas práticas, a sua empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado. Demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil e o alinhamento ao que existe de mais moderno no segmento (SUSTENTABILIDADE, 2020).
Os projetos sociais no setor de construção civil é um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. Além de oferecer uma grande capacidade de captação de mão de obra e geração de renda, contribui para o acesso à habitação, saneamento e outros serviços que são essenciais para a população. Hoje, a indústria da construção civil é reconhecida por gerar impactos socioambientais associados ao alto consumo de recursos naturais, modificação da paisagem, impacto às comunidades locais, elevados índices de acidentes de trabalho e grande volume de resíduos gerados e não reutilizados. Entre os temas sociais o mais críticos para o setor da construção civil estão os riscos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores. No setor, ainda existem informalidades na contratação de mão de obra e em relação ao baixo nível de qualificação dos trabalhadores, assim como poucos investimentos em treinamentos e capacitações que podem acarretar riscos ainda maiores (CAIXA, 2006).
O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é a principal fonte de financiamento para investimentos em habitação, com linhas de crédito para a população de baixa renda (com recursos do FGTS) e para a classe média (com recursos da poupança - SBPE). O SFH objetiva facilitar a promoção do financiamento da construção residencial, mas também pode abranger imóveis comerciais (aquisição do terreno e construção). Embora o financiamento pelo SFH seja considerado caro em relação à média do mundo, ele ainda representa a solução mais viável para a obtenção de um imóvel no Brasil. Hoje os custos de mão de-obra representam mais de 50% do custo das edificações residenciais (precisamente 55% dele, segundo o cálculo do custo unitário básico no estado de São Paulo, do padrão H8-2N, em julho de 2005), e tal parcela tem pesado na capacidade competitiva em mercados onde a competição por preço se impõe, o que tem levado as construtoras a reduzi-los, muitas vezes aumentando sua capacidade de produção, via programas de formação básica, educação e qualificação, individuais ou promovidos por entidades setoriais ou ainda pelo próprio SENAI (ABIKO, MARQUES, CARDOSO, TIGRE, 2005).
2.4 DIALÉTICA E INTEGRAÇÃO
De acordo com o método dialético segundo Sócrates e Platão, que visa abordagem de vários pontos de vista de um único assunto, temos como discussão na fusão da Construtora Inovar absorver as vantagens de cada empresa anterior para formação da nova estrutura. No decorrer da consultoria foi analisado como pontos positivos as seguintes caraterísticas de cada empresa; Almeida Construções tem: valorização de funcionários, atendimento personalizado, interesses comuns, flexibilidade nos processos e maior dedicação; a RC Construções tem: proteção de patrimônio pessoal do sócio, política de distribuição de lucros, remuneração de administrador, exclusão de sócio, união de esforços e autonomia. Com a junção das duas empresas é sugerido manter os pontos positivos acima citados para Construtora Inovar se tornar uma empresa competitiva no mercado.
O processo de integração é extremamente importante, pois ele que garante a sobrevivência da nova empresa; deve ser feita de forma gradativa, sem causar danos. Alguns passos no processos devem ser cuidadosamente monitorados, principalmente em relação aos colaboradores, pois no processo deve-se garantir conforto, confiança, transparência e segurança, tais como: 
· Capacitação de acordo com o cargo,
· Apresentação de novasnormas e regras,
· Bem estar e conforto para os colaboradores,
· Pacote de benefícios (plano de saúde, plano funerário, seguro de vida, ticket alimentação, vale transporte, DRL – Distribuição de Resultados e Lucros),
· Política integrada garantido a segurança dos colaboradores.
A integração geral da Construtora Inovar deve ser realizado com prazos determinados para os processos acontecerem, onde os setores internos como: RH, contabilidade, manutenção, estoque entre outros, terão cronograma de treinamentos para os novos sistemas, tecnologia e adaptação.
Assim o objetivo central é explicar a importância da integração de diferentes setores e profissionais no ambiente empresarial, onde se tem como objetivos secundários discutir os conceitos de clima organizacional e sua aplicabilidade como instrumento de gestão, definir a integração interdepartamental e demonstrar por meio de um estudo de caso como essa integração influencia na empresa (LEAL, ALVES, MARINS, COZENDEY & SILVA, 2015)
3. CONCLUSÃO
Por tudo isso a produção textual foi realizada uma consultoria para apresentação da visão estratégica e modelo canvas da nova empresa Construtora Inovar, que foi criada a partir da fusão; sendo proposto um plano para torna- lá altamente competitiva, já utilizando recursos financeiros e estruturais já existentes das empresas da quais foi feita a fusão, e utilizando novas ferramentas tecnológicas e abrangido mais áreas no ramo da construção civil.
Realizou-se estudos a partir das leituras sugeridas pelas instruções norteadoras desta atividade, e ainda pela pesquisa bibliográfico, ou seja, buscou-se o conhecimento na revisão realizada a base de pesquisas e sites disponíveis na internet.
REFERÊNCIAS
ABIKO, Alex Kenya; MARQUES, Felipe Silveira; CARDOSO, Francisco Ferreira; TIGRE, Paulo Bastos. Setor de construção civil: segmento de edificações. SENAI/DN. Brasília, 2005.
ALVES, Nadine. Os 11 melhores softwares para engenharia e construção civil. Disponível em: https://constructapp.io/pt/melhores-softwares-para-engenharia-construcao-civil/. Acesso em 10/04/2021.
BEKAERT, Belgo. Aplicações da nanotecnologia na construção civil. Disponivel em: https://blog.belgobekaert.com.br/construcao-civil/nanotecnologia-na-construcao-civil/. Acesso em 10/04/2021. 
CAIXA. Boas práticas socioambientais setor de construção civil. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/Downloads/Guias-Socioambientais-Caixa/Guia_de_Boas_Praticas_Socioambientais_Construcao_Civil.pdf. Acesso em: 25/04/2021.
FIALHO, Karlo Eugênio Romero; COSTA, Heloína Nogueira da; LIMA, Sérgio Henrique de Oliveira; BARROS NETO, José de Paula. Aspectos econômicos da construção civil no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XV, 12 a 14 nov. 2014, Maceió, Alagoas, Brasil. Anais[...] Maceió, Alagoas, 2014.
FIESP. DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO FIESP. Proposta de Política Industrial Para Construção Civil: edificações. São Paulo: FIESP, out. 2008.
SUSTENTABILIDADE na construção civil: entenda a importância e como aplicar. Disponível em: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/sustentabilidade-na-construcao-civil/. Acesso em 10/04/2021.
LEAL, Gina Silva; ALVES, Simone Monteiro; MARINS, Cristiano Souza; COZENDEY, Manaara Iack; SILVA, Luiz Claudio Tavares. A integração interdepartamental nas empresas e sua influência no clima organizacional. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção Fortaleza, CE, Brasil, outubro de 2015
MORAIS, Rodrigo Goncalves. A importância do Project Model Canvas para a melhoria da qualidade na construção de edifícios. Disponível em http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/2040 . Acesso em 10/04/2021. 
PIRES, E. M.; QUEIROZ, R. J. G. B. Consolidan-do o Business Model Framework. Estratégia de crescimento e competitividade na metodologia Business Model Generation. (Monografia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
VILAR, Barbára. Estudo de caso: Aplicação de Drones na Engenharia. Universidade de Pernambuco, 2019.
Principais 
Parceiros 
- Loja de material 
de construção 
- 
Correspondentes 
bancários 
- Prefeituras 
- Corretores 
- Metalúrgicas 
- Pedreiras 
Atividade 
Principal 
Construção 
Civil 
Proposta 
de Valor 
Relacionamento 
com Cliente 
-Plataforma online 
- Atendimento 
físico e virtual 
- Visitas aos 
clientes 
Canais 
- Divulgação 
em plataforma 
online 
- Outdoor 
- Anúncios em 
canais de TV´s 
e rádios de 
comunicação 
- Folders 
 
Recursos 
Principais 
- Materiais de 
construção 
- Mão de obra 
Segmento do 
Cliente 
Variado, 
dependendo da 
necessidade do 
cliente que busca 
uma construtora 
Fonte de Receita 
Venda da prestação de serviço 
Estrutura de Custos 
Folha de pagamento, manutenção 
predial (energia, agua, IPTU, reformas), 
pro labore, impostos, manutenção com 
veículos, pagamento de benefícios dos 
colabores (planos de saúde, ti cket 
refeição, transporte), pagamento de 
fornecedores

Continue navegando