Buscar

Prévia 5 - ESAMC - Processo de Manufatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRANSDUTOR
O transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de grandeza física em uma grandeza elétrica. Ele pode converter, por exemplo, posição, velocidade, temperatura, luz, entre outras, em um sinal elétrico normalizado. Essa propriedade é utilizada principalmente por sensores.
Um exemplo de transdutor é o microfone, que transforma energia sonora em sinal elétrico. Outro exemplo é o alto-falante, que funciona de forma inversa ao microfone, convertendo sinais elétricos em energia sonora.
Dentro dos processos de manufatura é encontrado facilmente e diversificadamente, transformando as informações dos processos em um padrão ideal tanto de operação como de análise.
Como são classificados
Transdutores Sensores detectam as variáveis do processo e as transforma para um próximo processamento. Um bom transdutor sensor deve interferir o mínimo possível nas variáveis enquanto monitora e efetuar a conversão dos dados sem distorcer-los.
Ativos geram um sinal elétrico em resposta a um estímulo e não precisam receber energia externa para produzir um sinal de saída.
Passivos precisam ser excitados por uma fonte externa de energia para produzir um sinal de saída.
Simples quando a transdução é feita em apenas um estágio, como é o caso de um sensor de posição que produz uma variação de tensão elétrica na presença de um material magnético.
Compostos quando a transdução é feita em vários estágios entre o sinal de entrada e o de saída da magnitude física, que, por sua vez, é transformada em grandezas intermediárias durante o processo.
Mecânico (chave mecânica) muito utilizado como sensor de proximidade, cilindros, limitadores � indicador de presença ou ausência. Elas funcionam basicamente através dos chamados contatos normalmente fechado ou aberto, que através da energia recebida ele muda seu contato encaminhando o sinal para onde deseja.
Exemplos de transdutores posição, velocidade, aceleração vibração, força pressão � tensão, corrente elétrica, temperatura, densidade, viscosidade e ph.

Continue navegando