Buscar

Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas

Prévia do material em texto

10
 (
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
)
 (
adrieli
)
 (
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
)
 (
Corumbá
2013
)
 (
adrieli
)
 (
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
)
 (
Trabalho apresentado ao Curso Tec. Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas; Ética, politica e Sociedade; Lógica e Técnica de Programação; Fundamentos da Computação
.
.
)
 (
Corumba
2013
)
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	OBJETIVO	4
3	DESENVOLVIMENTO	5
3.1	HTML	5
3.1.1 ESTRUTURA BASICA DO HTML	5
3.1.2 PARÂMENTROS SIZE, FACE E COLOR	6
3.1.3 CRIAÇÃO DE UMA TABELA 	6
3.1.4 LINK NO MESMO DOCUMENTO	6
3.1.5 SIGNIFICADO DA LINHA	7
3.2	ADMINISTRAÇÃO	8
3.2.1 HUMANIZAÇÃO	8
3.2.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL	8
3.2.3 ÉTICA 	9
3.3	TIPOS PRIMITIVOS C# (SHARP)	10
3.4 ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS	11
3.4.1 SEQUENCIAL	11
3.4.2 RELATIVA	11
3.4.3 INDEXADA	12
4	CONCLUSÃO	13
REFERÊNCIAS	14
INTRODUÇÃO
Este trabalho possui como principal intuito a demonstração dos conceitos básicos do desenvolvimento do HTML, a apresentação da Linguagem de Marcação do Hipertexto, e a estrutura básica de um documento de HTML, a TAG Font, estrutura básica de uma tabela e outros comandos e parâmetros que compõe o HTML.
Ressalta-se a importância de conhecermos os fatores fundamentais na administração de uma empresa, tais como, humanização, relacionamento interpessoal e ética.
Faz-se necessário conhecermos os dados primitivos da linguagem C# (Sharp), descrevendo-os e dando exemplo da sintaxe de cada um deles.
	Por fim, estudaremos a organização de arquivos no Sistema Operacional, nele descreveremos a organização dos registros, que são do tipo Seqüencial, Relativa e Indexada.
.
           
2. OBJETIVOS
		
	O principal objetivo deste trabalho é demonstrarmos a importância dos documentos HTML com todos os seus fundamentos, pois sabemos que na atualidade a tecnologia tem auxiliado no crescimento das organizações.
 Para entendermos a modernização faz-se necessário estudarmos os tipos de dados primitivos da linguagem C# (Sharp) e a forma de organização dos registros de arquivos do Sistema Operacional.
  .
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 HTML
Trata-se de uma linguagem de marcação que são utilizadas para a produção de paginas na Web, podendo conter textos, vídeos, fotos e musicas.
Os documentos de HTML para serem desenvolvidos só necessitam de um editor de texto simples, como por exemplo o bloco de notas do Windows, e os conhecimentos específicos para que compõe o próprio HTML.
Ressalta-se que, que para a interpretação dos documentos em HTML, faz-se necessário a utilização de um navegador.
 3.1.1 ESTRUTURA BASICA DO HTML
	As TAGs são a estrutura básica de um documento em HTML.
	A TAG principal é a TAG <HTML>, é nela que estão inseridas todas as outras TAGs e parâmetros dos documentos em HTML.
	Salienta-se que a estrutura básica é formada pelas seguintes TAGs:
· <html> Indica que um documento HTML esta sendo formado;
· <head> Cabeçalho do documento HTML;
· <body>Corpo (desenvolvimento) do documento HTML.
3.1.2 PARÂMETRO SIZE, FACE E COLOR
	Grande importância possui os parâmetros size, face e color na construção do documento HTML, visto que é através destes parâmetros que vai ser definido a estética deste documento.
	É através desse parâmetro, que poderá ser definido o tamanho da fonte do texto desse documento, esse tamanho da fonte poderá variar do numero 1 até o numero 7.
	Não poderíamos deixar de mencionar que é através desse parâmetro que existe a possibilidade de alteração das cores do texto, podendo ser especificado pelo código hexadecimal ou pelo nome da cor.
	O TAG responsável por alterar o tamanho da fonte do texto é <FONT SIZE = + 3> que deixará a fonte no tamanho 3. Já o TAg responsável por alterar a cor do texto é <FONT COLOR = "BLACK"> que deixará o texto preto.
3.1.3 CRIAÇÃO DE UMA TABELA
	A tabela é criada através de uma TAG, mas para que essa TAG esteja apta será necessário a introdução de parâmetros que determinarão as propriedades da tabela.
· <table> Indica que uma tabela esta sendo criada;
· <TR> Indica que uma linha esta sendo criada;
· <TD> Define o conteúdo de uma célula;
· <CENTER><FONTCOLOR=BLACKSIZE=6>TABELA</FONT></CENTER> Define o conteúdo de uma célula, ressalta-se que o conteúdo da célula fica centralizado e em negrito, esse comando é muito utilizado para títulos na tabela.
	
	Importante se faz mencionarmos a nomenclatura utilizada para dar os mais diversos comando para a estruturação da tabela, sendo eles:
· O Valign: define o alinhamento vertical do conteúdo da célula ou da linha;
· O Rowspan: Comando que se usa para mesclar colunas na tabela;
· O Cellpadding: Define o espaçamento dentro da célula;
· O Cellspacing: Define o espaçamento entre células;
· O Bordercolor: define a cor da borda da tabela;
· O Colspan: comando que se usa para mesclar células na tabela;
· O Border: define o tamanho da borda da tabela;
· O Align: define o alinhamento horizontal do conteúdo da célula ou da linha;
3.1.4 LINK NO MESMO DOCUMENTO
	Com o intuito de criar um link em um documento em HTML, será necessário a criação de uma ancora, e para que essa ancora utilizaremos a TAG.
	Com a necessidade de navegação dentro do próprio documento, será conveniente a criação de links dentro do próprio documento, ou seja, será necessário a criação de uma ancora para navegação interna.
	Para a criação do procedimento da ancora interna, será necessário utilizarmos o parâmetro “name” que servirá para dar nome a sua ancora, e o parâmetro “href” que é utilizado para abrir outra janela daquela que se clicou inicialmente, dentro da TAG. 	
3.1.5 SIGNIFICADO DA LINHA.
	É através dessa linha que será determinado a cor do texto, nesse caso concreto o texto será vermelho (red).
3.2 ADMINISTRAÇÃO
	O ato de administrar envolve a elaboração de grandes estratégias, que se consubstanciam através de planos, pareceres, relatórios, projetos e laudos, sabemos que para elaboração dessas estratégias, se faz necessário o conhecimento de técnicas de administração. 
	Consoante ao doutrinador Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”.
	Sendo assim, concluímos que administrar é analisar a real situação da organização, dispondo sempre de estratégias que visam concertar as falhas inerentes a empresa, tendo como principal objetivo o aumento do lucro.
3.2.1 HUMANIZAÇÃO
	Na atualidade percebemos que a humanização esta diretamente ligada aos meios de comunicação, visto que as pessoas necessitam possuir o maior numero de conhecimento em pouco período de tempo.
	Como não falarmos a respeito da tecnologia de comunicação, sendo que ela tem operado papel fundamental na sociedade, pois o individuo precisa estar constantemente atualizado com o que ocorre tanto no Brasil quanto no mundo.
	É notório e sabido por todos que a tecnologia esta presente em todos os lugares, garantindo não apenas o acesso rápido a informação, mas em alguns casos até a manutenção da vida (medicina).
	Vivemos em um mundo rodeado pelas facilidades das tecnologias, essa afirmativa é tão verídica que muitos indivíduos não conseguem mais enxergar-se sem a utilização da tecnologia.
3.2.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
	Entende-se por relacionamento interpessoal a interação que o individuo e comunicação entre pessoas, sendo considerada a base do convívio do ser humano.
	Sabemos que a convivência do ser humano com outras pessoas é a base da sociedade, pois cada um precisa aprender a respeitar o limite do seu próximo.
	Os conhecimentos adquiridos nos livros são importantíssimos, mas existem conhecimentos que só são adquiridos através da troca de experiências, ou seja, do relacionamentointerpessoal.
	O relacionamento interpessoal tem se destacado na atualidade, pois dentro da organização o ambiente de trabalho necessita ser saudável, trazendo assim inúmeros benefícios, incluindo o tão desejado aumento do lucro, visto que pessoas felizes trabalham melhor, produzindo mais.
	Não poderíamos deixar de destacar que com o avanço da tecnologia, foram surgindo novos meios de relacionamento interpessoal, que são os relacionamentos através de chat, MSN, facebook, twiter, entre outros.
3.2.3 ÉTICA
	Ética é o estudo de valores morais e princípios ideais do comportamento humano, que tem como principal objetivo o equilíbrio e o bom funcionamento social, não permitindo que ninguém seja prejudicado.
	Vale a pena salientar, que existe uma grande diferença entre moral e ética, a moral é entendida como a obediência aos bons costumes, hábitos recebidos, já a ética busca seus fundamentos nas ações morais exclusivamente pela razão.
	Sendo assim, fica claro que devemos ter como certo que dentro das organizações existe um limite que nunca deverá ser ultrapassado, para que não prejudique outros colaboradores.
	O avanço da tecnologia trás inúmeros benefícios, mas como tudo na vida também vem acompanhado de medidas extremamente prejudiciais para terceiros, nesses casos a ética deve estar clara nas atitudes para que a pratica dessas medidas não ocorram, um exemplo clássico é a pirataria que tem prejudicado muitos trabalhadores.
	Concluímos assim que nossa ação deverá ser sempre pautada na coerência, nos submetendo assim a princípios éticos e de boa qualidade, garantindo a boa convivência em sociedade.
3.3 TIPOS PRIMITIVOS DE C# (SHARP)
	
	Trata-se de uma linguagem de programação, orientadas a objetos, fortemente tipada, criada pela Microsoft como parte da plataforma NET.
	A sintaxe do C# (SHARP) foi baseada no C++, mas também possui outras influências de linguagem de programação, tais como Object Pascal e Java.
	O C# é conhecido por características que evidenciam sua importância, destacamos as principais características, sendo elas a Simplicidade da linguagem; Fortemente tipada; Gera código diferenciado; Controle de versões; Flexibilidade e Linguagem gerenciada.
	Existem dois tipos de dados em C# são os tipos de valor ou tipos de referência. A variável do tipo de valor possui os dados desse tipo, já a variável do tipo de referencia contém o endereço da localização na memória em que os dados estão armazenados.
	Para melhor elucidação dos fatos, necessário se faz conceituarmos dados primitivos que são “os dados suportados diretamente pelo compilador. Esses dados possuem palavras chaves para facilitar sua utilização durante a implementação de um sistema” (http://www.tiagolemos.com.br/2008/11/11/csharp-para-iniciantes-tipos-de-dados-primitivos/).
	Segue a tabela abaixo com alguns exemplos dos tipos primitivos do C#.
	Palavra Chave
	Tipo
	Faixa de valores
	bool
	System.Boolean
	true ou false
	byte
	System.Byte
	-127 a 128
	char
	System.Char
	U+0000 a U+ffff
	decimal
	System.Decimal
	1,0 × 10-28 a 7,9 × 1028
	double
	System.Double
	±5,0 × 10-324 a ±1,7 × 10308
.
Fonte: Tiago Lemos
http://www.tiagolemos.com.br/2008/11/11/csharp-para-iniciantes-tipos-de-dados-primitivos/	 
3.4 ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS
	Com o intuito de armazenar as informações contidas em arquivos de dados, faz-se necessário organizar essa estrutura de dados, de acordo com cada dado.
	A melhor maneira de organizar e armazenar o arquivo consiste na distribuição dos seus registros em uma ordem arbitraria, ou seja, um após o outro, dentro da área destinada a conte-lo.
	Ressalta-se que essa medida pode vir a causar uma dificuldade no momento da localização do referido registro, causando uma perda de eficiência, porem essa técnica ainda é muito utilizada pelas organizações, principalmente na fase preliminar da geração de um arquivo..
	 Não poderíamos deixar de mencionar, as quatro estratégias de organização de arquivos voltadas para o acesso por meio de chaves primárias.
3.4.1 ARQUIVOS SEQUENCIAL
	Nessa primeira estratégia como o próprio nome já diz, os registros de dados são lidos e gravados em uma seqüência numérica, impedindo que outros registros sejam elaborados enquanto não terminar o anterior.
	Ressalta-se que esta organização de dados possui um perca da flexibilidade, pelo fato de não conseguir acomodar com facilidade as operações de modificação do arquivo.
	O acesso a um registro só é facilitado se a chave de acesso coincide com a chave de ordenação, caso contrario não há vantagem na seqüencialidade do arquivo.
3.4.2 ARQUIVOS RELATIVA
	Já na segunda estratégia existe uma relação direta entre a chave de ordenação e o endereço no dispositivo de armazenamento, sendo que a atualização dos dados só ocorre através do uso dessas informações.
	Partindo do pressuposto da analise da primeira estratégia, notamos que a busca de registro dessa estratégia ocorre com um tempo de resposta bem menor, visto que para acharmos um registro não temos que ler a seqüência inteira.
	
 3.4.2 ARQUIVOS INDEXADA
	O arquivo indexado é considerado o arquivo mais inteligente e mais sofisticados de todas as estratégias (métodos) apresentadas, pois ele possui um diferencial que faz toda a diferença.
	Esse diferencial é conhecido como um arquivo auxiliar que é o índice, nele encontramos todas as chaves e o endereço do registro correspondente no arquivo principal, otimizando o tempo e garantindo a eficiência.
	Ressalta-se que o arquivo auxiliar (índice) pode ser criado de duas formas, o índice denso que possui um registro no arquivo de índices para cada valor de chave principal, e o índice esparso cujo os registros de índices são criados apenas para alguns registros.
4. CONCLUSÃO
	Concluímos que muitos foram os conhecimentos adquiridos na confecção desse trabalho, conhecimentos esses necessários para a formação de bons profissionais.
	Apresentamos a importância dos documentos HTML, e que eles são criados mediante comandos e parâmetros até formar toda a estrutura deste documento, lembrando que ele pode ser acompanhado por imagens, textos cores e sons.
	Como não mencionar a importância da administração dentro das organizações, visto que é através dessa ciência que as organizações permanecem dentro do mercado que se tem mostrado cada vez mais competitivo.
	Estudamos também o que são e quais os tipos de dados primitivos da linguagem C# (SHARP), alem da organização dos tipos de registros de arquivos do sistema operacional. 	
	
REFERENCIAS
LEMAY, Laura. Aprenda a Criar Página Web com HTML e XHTML em 21 Dias. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
MATEUS, Eloá Jane Fernandes. Sistemas operacionais: sistema V. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
MOZER, Merris. Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas. Universidade Norte do Paraná. 2013. Disponível em: . Acessom em: 08 maio 2013.
MOZER, Merris. Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas. Universidade Norte do Paraná. 2013. Disponível em: < http://www21.unopar.br/unopar/bibdigital/bdconsulta002.action >. Acessado em: 08 maio 2013.
HISATOMI, Marco Ikuro. Fundamentos da computação: sistemas operacionais. Universidade Norte do Paraná 2013. Disponível em: http://www21.unopar.br/unopar/bibdigital/bdconsulta002.action. Acessado em: 08 maio 2013.
MARQUES, José Roberto. Treinamento de Relacionamento Interpessoal. Instituto Brasileiro de Coaching. Disponivel em: . Acesso em: 08 maio 2013.
JO. As relações interpessoais e a sociedade da informação. 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2013.
ÉTICA. Sua Pesquisa.com. 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2013.
SISTEMA DE ARQUIVO. GSIGMA – Grupo de Sistemas Inteligentes de Manufatura. 2008. Disponível em: Acesso em: 08 maio 2013.
HTML. Wikipédia, A enciclopédia livre. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2013.
ADMINISTRAÇÃO. Wikipédia, A enciclopédia livre. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2013.
PROPRIEDADE TYPE.ISPRIMITIVE. Microsoft Developer Network. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 maio2013
RIBEIRO, Lucíla. Desenvolvimento WEB. Versão 1, 2007.
MAGALHÃES, Lúcia Helena de. Introdução à Programação WEB. Instituto Vianna Júnior, Faculdade Integradas Vianna Júnior. 2007
PENA, Maria de los Dolores Jimenez. Educação, tecnologia e humanização. Cad. de Pós-Graduação em Educação, Arte e Historia da Cultura. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 9-19, 2003.

Continue navegando