Buscar

Rito Trabalhista - NPJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Faça um esquema prático sobre audiência una trabalhista no rito ordinário
Estão submetidos a este rito as causas não superiores a 40 salários-mínimos, a apresentação desta reclamação poderá ocorrer de forma verbal ou escrita, admitindo- a citação por edital, na fase instrutória as partes podem apresentar até 03 testemunhas.
No procedimento ordinário, a audiência trabalhista está dividida em três partes: Audiência inicial de conciliação, audiência de instrução e audiência de julgamento. Na audiência Una, também conhecida como Única, todos os atos são realizados em uma única audiência.
Audiência inicial: O primeiro ato praticado durante a audiência é a tentativa de conciliação (art. 846 da CLT), uma vez frustrada, a parte reclamada irá entregar a contestação, não possuindo a defesa escrita, poderá apresentar de forma oral em 20 minutos (art. 847 da CLT), é válido ressaltar, que todos os documentos devem ser entregues neste momento, sob pena de preclusão da prova documental. O reclamante deverá manifestar-se sobre a contestação oralmente. 
Audiência de Instrução e Julgamento: Em seguida, será iniciado o depoimento das partes, primeiro do reclamante e depois do reclamado, e por fim, das testemunhas. O não comparecimento do reclamante na audiência importa no arquivamento da reclamação (art. 844, parágrafo 2º, da CLT), enquanto o não comparecimento do reclamado importa em revelia além de confissão quanto a matéria de fato (art. 844, caput, da CLT). O comparecimento das testemunhas independe de intimação e as partes não precisam apresentar com antecedência o rol de testemunhas (art. 825 da CLT).
Na oportunidade, as partes podem requerer a produção de prova pericial, tal pedido deve ocorrer na primeira audiência independentemente de ser Una ou fracionada.
Encerrada a instrução, caso seja identificada a necessidade para tal, as partes poderão apresentar em até 10 minutos as suas razões finais orais, e posteriormente, o Juiz renovará a proposta de conciliação (art. 850 da CLT), em caso de conciliação, o termo será lavrado que valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas (art. 831, parágrafo único da CLT), sendo frustrada, designará a data para a audiência de julgamento (art. 831 da CLT).
Audiência de Julgamento: Trata-se de um prazo que o Juiz fixa para proferir a sua decisão e publicação da sentença, estando as partes desde logo notificadas pessoalmente ou por seus representantes (art. 852 de CLT).

Mais conteúdos dessa disciplina