Buscar

ADM DIRETA E INDIRETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DL Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.
Descentralização administrativa por serviços, funcional ou técnica: Poder Público cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado e a ela transfere a titularidade e a execução de determinada competência pública, por meio de lei específica. 
Ex: autarquia, fundações, empresa pública e sociedade de economia mista.
As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade. 
Considera-se: 
I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. 
2.Autarquia
2.1 Conceito: pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de auto-administração, para o desempenho de atividade típica do Estado. 
2.2 Características:
a) criação por lei (art. 37, XIX, da CF); 
b) personalidade jurídica de direito público (mesmas prerrogativas e restrições da Administração Direta); 
c) capacidade de auto-administração; 
d) especialização dos fins ou atividades; 
e) sujeição a controle ou tutela. 
II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. 
III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. 
4.Sociedades de economia mista e Empresas públicas. 
4.1 Características em comum: criação autorizada por lei (art. 37, XIX, da CF), pessoa jurídica de direito privado, sujeição ao controle estatal, vinculação aos fins definidos na lei instituidora (princípio da especialização), desempenho de atividade de natureza econômica como intervenção do Estado no domínio econômico (art. 173 da CF) ou como serviço público (art. 175 da CF). 
4.2 Principais distinções: 
a) forma de organização: SEM – sempre sociedade anônima (art. 5º do DL 200) e EP – qualquer das formas admitidas em direito. 
b) composição do capital: SEM - capital público e privado e EP – exclusivamente capital público. 
IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. 
3.Fundações 
3.1 Conceito: pessoa jurídica da Administração Indireta, definida por lei, com capacidade de auto-administração, para desempenho de atividade atribuída ao Estado no âmbito social. 
3.2 Natureza Jurídica: divergências doutrinárias 1ª corrente: pessoa jurídica de direito privado; 2ª corrente: pessoa jurídica de direito público ou privado; 3ª corrente: pessoa jurídica de direito público, após a CF de 1988. 
3.3 Desempenho de atividade atribuída ao Estado no âmbito social (saúde, educação, cultura). 
§ 1º No caso de Sociedade de Economia Mista, quando a atividade for submetida a regime de monopólio estatal, a maioria acionária caberá apenas à União, em caráter permanente.
§ 3º As Fundações Públicas deste artigo adquirem personalidade jurídica com a inscrição da escritura pública de sua constituição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do Código Civil concernentes às fundações. 
5.Agência Executiva. 
5.1 Conceito: título jurídico conferido à autarquia ou fundação que celebre contrato de gestão com órgão da Administração Direta, visando alcançar maior eficiência. 
5.2 Legislação: Lei 9.649/98, Decreto 2.487/98 e 2.488/98. 
5.3 Busca melhorar a eficiência das entidades. Atuam no setor de atividades exclusivas do Estado, ou seja, aquele onde predominam atividades que por sua natureza não podem ser delegadas a instituições não estatais (fiscalização, exercício do poder de polícia, regulação, fomento, segurança interna, tributação etc). 
5.4 Requisitos (Art. 51 da Lei 9.649/98 e Art. 1º, § 1º do Decreto 2.487/98): 
a) ter um projeto estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento ou já encerrado; 
b) ter celebrado contrato de gestão com o respectivo Ministério supervisor. 
6.Agência Reguladora. 
6.1 Conceito: entidade da Administração indireta (autarquia em regime especial) com função de regular matérias que lhe estão afetas. 6.2 Função: regulamentar e fiscalizar setores de serviço público ou não. 6.3 Leis esparsas: Lei 9.427/96 (ANEEL), Lei 9.472/97 (ANATEL), Lei 9.478/97 (ANP). Apenas a ANATEL e a ANP têm fundamento constitucional (arts. 21, XI e 177, §2º, III). 6.4 Criadas como autarquias de regime especial. Mesmas normas constitucionais que estão submetidas as autarquias e mais o regime especial definido nas respectivas leis instituidoras. Em regra, maior autonomia em relação à Administração Direta, estabilidade de seus dirigentes, garantida pelo exercício de mandato fixo; caráter final de suas decisões, que não são passíveis de análise por outros órgãos ou entidades da Administração.

Outros materiais