Buscar

O Milagre de Anne Sulivan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Complementar
Filme “O Milagre de Anne Sullivan”
 O filme “O Milagre de Anne Sullivan”, nos narra a história da professora, Anne Sullivan, de 20 anos de idade que era deficiente visual e recém-formada. Anne foi procurada pelo Capitão Arthur Keller e Kate Adams Keller, pais de Helen Adams Keller, que estavam a busca de uma professora que fosse capaz de “domar” a sua filha Helen Adams Keller. 
 Helen nasceu em 27 de junho de 1880, seus primeiros 18 anos de vida foram de uma criança normal, mas após contrair uma doença, na época chamada “febre cerebral”, ficou cega, surda e muda. Era acostumada ao silêncio e vivia nas trevas, e isso fazia que se sentisse isolada, cheias de profundos aborrecimentos e imersa em um profundo vazio. O perceber ao seu redor que as pessoas dispunham de um meio de comunicação e que ela não conseguia mexendo os lábios e gesticulando obter sons, fazia de Helen uma menina agressiva, e ficava com muita cólera chegando a soltar gritos de raiva. Por este motivo a menina era sempre atendida em suas malcriações e birras, e também tratada como um animalzinho doméstico e como uma menina selvagem. 
 É então que a Professora Anne Sullivan começa a difícil tarefa de educar Helen, chegando a se confrontar com os pais que até então não haviam encontrado meios de ensinar a filha e por isso sempre a atendia em suas malcriações e não a educavam, tratando apenas como uma criança normal. Anne levou um dia a sua aluna junto a um poço, e após a água que saia da bomba passasse sobre a mão de Helen, escreveu na palma de sua mão a palavra “água”. Com isso despertou na menina o nexo entre o elemento e o gesto em sua mão, formando o conceito de água. Este foi o método encontrado por Anne para “abrir” diante de Helen um novo horizonte em relação ao mundo exterior. Anne com o passar do tempo, fez com que Helen vencesse de maneira incrível as suas incapacidades sensitivas e desenvolvesse as habilidades de um ser humano comum. 
 É muito bonito ver neste filme a persistência da professora ao ensinar para a menina, mostrando que a força de vontade e atitude na educação pode fazer uma mudança para a vida inteira de uma pessoa. Helen Keller foi a primeira surda e cega a conquistar um bacharelado, escreveu também vários livros e recebeu o Prêmio Américas para a União Interamericana, o prêmio Medalha de Ouro do Instituto Nacional de Ciências Sociais e outros. Tornou-se membro honorário de sociedades científicas e organizações filantrópicas dos cinco continentes.
 O filme desperta a ideia de que é possível ser adotado pelos professores uma proposta de educação diferenciada, Anne utilizava de muita autoridade e até de certa força, mas analisando esta sua forma de ensinar, podemos ver que para ensinar é necessário o professor usar de autoridade para manter a disciplina, porém esta autoridade não deve ser transformada em autoritarismo, deve ser utilizada de forma a ambientar o aluno e tranquilizar as crianças visando atender sempre as necessidades de cada um, e lembrando sempre que cada professor deve encarrar o desafio que em uma escola não basta apenas transmitir informações mas é necessário educar e saber fazer se respeitar e respeitar os outros.
Link do Vídeo no Youtube: “O Milagre de Anne Sulivan”: https://youtu.be/z3mCkggD6qg

Continue navegando