Buscar

AV1%20TTP%20Liviane

Prévia do material em texto

Avaliação de Aprendizagem I 
Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Data: 04/10/2021
Docente: Leila Oliveira
Discente: Liviane Santos Lopes 
Matrícula: 201703009959
Valor da prova: 7 pontos
Nota:
Avaliação de Aprendizagem - AV I
Questão 01 (Valor: 3 pontos)
“No que tange à visão de homem e de mundo, a orientação teórica surge como lente e campo de discussão da prática em Psicologia, seja nas atuações mais visíveis às quais se precisa desse olhar ou nos impactos do seguimento desta orientação teórica na identidade e reconhecimento profissional. A especificidade e, ao mesmo tempo, a pluralidade do curso de Psicologia requerem, de certo modo, que o estudante adote uma “visão de mundo” – que são as diversas abordagens teóricas da área – com a qual irá exercer a sua atividade profissional” (SILVA; CARDOSO; FRANCO; MOSCON, 2018).
Comente a frase acima à luz da existência e escolha de uma abordagem para atuação no campo da psicologia clínica.
Para o estudante de Psicologia é fundamental o autoconhecimento para direcionar a escolha da abordagem com a qual mais se identifica, pois para que o seu trabalho seja autêntico e congruente, este deve ser embasado na teoria que melhor exprima seu modo de existir, resultando assim numa postura mais verdadeira quando diante do cliente.
Estando ciente da abordagem que mais se identifica, o profissional da psicologia deverá orientar sua prática de forma a assumir uma atitude coerente internamente. Para isso é importante que este tenha uma visão bem estabelecida acerca da abordagem, se aprofunde na teoria bem como delimite seu campo de atuação se apropriando dos elementos que compõem a abordagem.
 Sob o farol da Gestalt-Terapia, para mim é possível ver o mundo como um grande organismo que se diferencia em unidades menores dotadas de beleza e potencialidades. Para que haja crescimento é preciso acolhimento, presença e real interesse pela existência do outro de forma a conduzi-lo à acessar seus recursos internos para que seja possível experenciar novas formas mais saudáveis de fazer contato com o mundo. 
Questão 02 (Valor: 3 pontos)
Família segredo 
a) Configuração familiar 
Esta família era composta por Pedro um homem de 37 anos, casado há mais de dez anos com Helena, uma mulher de 25 anos. Nesta família, o filho mais velho de Pedro de 12 anos, Daniel, nascido de seu primeiro casamento, era criado por parentes próximos, devido a sua conflituosa relação com Helena. Mas, apesar de não morar na casa do pai, convivia muito com este último e com os irmãos. O filho do meio, Pedro Filho, tinha 10 anos de idade e provinha de uma relação extraconjugal de Pedro, o segredo manifestado na queixa envolvia a origem deste filho. Por fim, o filho caçula de 6 anos, Renato, era filho biológico do casal Pedro e Helena. 
b) Queixa inicial 
A queixa inicial enfocava no pedido de ajuda para efetuar a revelação de um segredo relativo aos vínculos parentais com Pedro Filho, tendo em vista que o menino era apenas filho consangüíneo do Pedro, e não sabia “nada” sobre sua verdadeira origem. A manutenção deste segredo estava provocando desavenças entre os cônjuges, e entre a Helena e os filhos, gerando a sensação de enfraquecimento dos vínculos e o temor de desagregação familiar. Pedro foi quem procurou o SPA, deixando seu telefone para que a Equipe de Família e Casal entrasse em contato. Já no telefonema, para marcar a primeira entrevista, mostrou-se apreensivo com a situação familiar e informou sobre o difícil temperamento da mulher. Ele mencionou sobre sua vontade de contar “o segredo”, principalmente, após a descoberta de seu filho Daniel ao ouvir uma discussão do casal sobre o assunto. Contudo, o pai não conseguia fazê-lo e procurava ajuda, temendo os efeitos da revelação do segredo, acreditando que a mulher, Helena, mantinha um tratamento diferenciado em relação a Pedro Filho.
Que tipo de atendimento deverá ser realizado? Justifique sua resposta com argumentos teóricos sobre o assunto.
 O atendimento prestado pelo profissional da psicologia será o aconselhamento, tendo em vista que o caso trata-se de uma condição situacional envolvendo uma questão específica da família. O trabalho deve ser orientado no sentido de auxiliar e encorajar a revelação do segredo que está provocando tensão no convívio familiar. O aconselhamento não consiste em entregar respostas para o cliente, mas sim direcionar a família nesse caso, através do caminho mais apropriado para eles afim de sanar a questão. Para identificar que caminho é esse, é necessário que o profissional esteja verdadeiramente presente e interessado em conhecer a dinâmica da família.
Questão 03 (Valor: 1 ponto)
Você tem uma identificação com uma determinada abordagem na psicologia e está em um grupo para estudar sobre ela. Mas existem outras formas de trabalhar, que configuram outras abordagens, diferentemente da forma de você ver o mundo. Escolha uma outra abordagem a não ser a que você se aproxima e elabore duas perguntas acerca da teoria e da técnica da mesma.
Abordagem: Psicanálise.
· Como a compreensão dos mecanismos de defesa do ego podem auxiliar na prática clínica psicanalítica? 
· Como se dá o manejo de sintomas característicos do transtorno depressivo persistente e de que forma conteúdos inconscientes se relacionam com o transtorno?

Continue navegando