Buscar

Atividade contextualizada FISIOLOGIA HUMANA I

Prévia do material em texto

HOMEOSTASIA HÍDRICA ENVOLVENDO O SISTEMA URINÁRIO E ENDÓCRINO
Reportagem: 
13/10/2015- Austrália- Um homem de 62 anos sobreviveu sem água e perdido durante seis dias em um deserto remoto do oeste da Austrália se alimentando apenas de formigas, informou nesta terça-feira (13) a imprensa local. Na quarta-feira passada, Reginald George Foggerdy saiu para caçar junto com seu irmão em uma área desértica a cerca de 170 quilômetros da cidade de Laverton, no interior do Estado da Austrália Ocidental.
A homeostasia hídrica tem como função regular a quantidade de água que precisamos ter dentro do corpo e os sistemas que fazem parte dessa regulação são os sistemas urinário e endócrino. 
O sistema urinário trabalha eliminando resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo, assim o nosso corpo elimina toxinas que não são essenciais. 
O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios e esses hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. 
Partindo desse pressuposto, o sistema urinário trabalha eliminando toxinas pela urina e essa urina pode ser muito concentrada (com muitas toxinas, consequentemente pouca água) ou diluída (com poucas toxinas e muita água). Tudo isso será regulado por um hormônio produzido no sistema endócrino. O hipotálamo que também é uma glândula que faz parte do sistema nervoso e produz um hormônio chamado vasopressina ou ADH, é esse hormônio vai ser enviado à hipófise que é a principal glândula do sistema endócrino e será armazenado nela. Quando houver necessidade a hipófise vai secretar para o sangue ADH que vai atuar na reabsorção de água nos rins que é parte do sistema urinário. 
Essa reabsorção de água pelos rins ocorre pelo efeito do ADH, ela pode ser muito alta quando houver quantidade insuficiente de água. Com isso o organismo precisa reter o máximo de líquido possível para manter as suas funções a partir desse momento teremos uma maior liberação do ADH para acontecer à reabsorção. Uma alta absorção de água vai acontecer quando a temperatura do ambiente estiver muito alta (muito calor como na matéria usada para o estudo) o calor faz com que ocorra em nosso corpo um excesso de transpiração que indica uma perda de água bastante elevada. Com isso outros mecanismos de liberação de água no nosso corpo precisam ser interrompidos ou reduzidos e neste momento entra o ADH, a hipófise secreta o máximo possível desse hormônio no sangue que vai chegar até os ruins e o individuo vai produzir uma urina muito concentra e em pouca quantidade para que assim seja mantido o equilíbrio do nosso corpo. 
Sendo assim, com aumento da temperatura, aumenta-se a transpiração e consequentemente a redução no volume de urina que acontece por conta do aumento do ADH.
Referências Bibliográficas:
https://fotospublicas.com/homem-sobrevive-6-dias-em-deserto-na-australia-se-alimentando-de-formigas/ 
https://www.todamateria.com.br/sistema-excretor/#:~:text=O%20sistema%20excretor%20tem%20a,t%C3%B3xicas%2C%20s%C3%A3o%20excretadas%20do%20corpo. 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/biologia-do-sistema-end%C3%B3crino/gl%C3%A2ndulas-end%C3%B3crinas

Continue navegando