Buscar

ATIVIDADE 3 EAD

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – Dissertativa
"A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI”
Com o advento da internet evidenciou-se um novo cenário de interação social. Hoje, a quantidade de pessoas que utilizam da rede mundial de computadores como ágoras para difundir a sua visão de mundo, aumentou exponencialmente, de forma que o que se verifica uma mutação de cenário, em que ágoras se tornam ringues de batalha em busca do “politicamente correto”.
Neste embate, comumente levanta-se o grito, “MAS É O MEU DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! ”, contudo, recai a dúvida: até quando eu tenho o direito à liberdade de expressão? Por liberdade de expressão deve-se entender “tanto a liberdade de pensamento, que se restringe aos juízos intelectivos, como também o externar sensações” (TRINDADE, 2015, P.95). 
Muito embora, a liberdade de pensamento, esteja no rol do artigo 5º do texto constitucional, por conseguinte, elevada à categoria de cláusula pétrea, não podendo ser abolida, “não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de ATIVIDADEs ilícitas” (MORAES, 2018, p.70). Assim, evidencia-se uma certa restrição ao uso das liberdades constitucionais, outras mais podem ser destacadas, como afirma MAGALHÃES ao dizer “que a liberdade de se manifestar pode ser realizada até o momento em que não causará prejuízos diretos e evidentes a demais indivíduos”.
COUTO, Bruno Nascimento de. NEWSLETTER DIGITAL - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI” Disponível em: <http://oabprudente.org.br/noticias/976>. Acesso em ago 2019.
 
1 – Após realizar a leitura do material e do texto acima, cite dois exemplos de casos reais (da internet), no qual:
a) A liberdade de expressão não foi respeitada;
b) A liberdade de expressão foi confundida, tornando-se um crime (por exemplo, nos casos de ofensa, calúnia ou difamação).
2 – Disserte sobre os limites da liberdade de expressão.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:  
- Sua resposta deve ser original, de sua autoria, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. Ou seja, não pode ser cópia nem do e-book nem de qualquer outro site ou fonte. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. 
- Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todas as Referências Bibliográficas eventualmente utilizadas devem ser indicadas ao final de sua resposta.
- Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua ATIVIDADE será avaliada com base em sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão.
- Sua resposta deve atender a norma culta da língua portuguesa, portanto, não utilize abreviações e linguagem de internet, releia seu texto antes de enviá-lo. Recomenda-se que faça uma revisão do texto antes de enviá-lo.
- Seu texto deverá conter, de 10 a 20 linhas, fonte Times New Roman ou Arial, com Tamanho 12, digitados diretamente no campo abaixo.
- É dever do aluno ler todas as informações das ATIVIDADEs N1 e orientações da ATIVIDADE, bem como SALVAR e ENVIAR sua resposta para que o professor possa corrigi-la.  Uma vez enviada a resposta da ATIVIDADE, não haverá possibilidade de realizá-la novamente. 
- Os prazos e critérios de avaliação são determinados pela Instituição de Ensino e devem ser respeitados pelos Estudantes.
Resposta:
1) A) Uma forma de exemple no qual a liberdade de expressão não é respeitada, ocorre quando o FaceBook apaga as postagens de seus usuários, alegando que esta fora de sua política da empresa. É possível o FaceBook limitar a liberdade de expressão de seus usuários, como forma de legitimidade de uma empresa privada de censurar os cidadãos, visto que a Constituição Federal proíbe, mesmo que seja uma censura pelo Estado ou por agentes privados.
Dessa forma se um lado temos a liberdade de expressão, em contrapartida temos a dignidade da pessoa humana, o direito á vida privada, á imagem e á honra. Com essa contraposição fica evidente que a liberdade de expressão, apesar de fundamental e de suma importância como sendo um meio de garantia e desenvolvimento da democracia no pais, é relevante ressaltar que o ocorrido não pode ser levado como desculpa para a pratica de crimes e atividades ilícitas.
B) Existe um jargão que diz “o seu direito termina onde começa o direito do outro”, dessa maneira não se deve condenar alguém seja civil ou criminalmente, por meras opiniões, a visão unilateral, emprego humorístico, condenando-os pelo abuso da liberdade de expressão quando o mesmo pode ferir os direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, pois todos são iguais perante a lei e merecem igual proteção também. Injuria, calunia e difamação são crimes de ilícito civil, no qual não se pode confundir com o exercício de liberdade de expressão, pois os mesmos são formas pejorativas que agridem materialmente e psicologicamente.
Dessa forma quando ocorre a agressão nos limites do que tange as garantias fundamentais implicadas na Constituição Federal, deve ocorrer a responsabilização dos envolvidos, pois os mesmos não podem de esconder por meio da liberdade de expressão. É notório o aumento de ofensas, discursos de ódio em redes sociais, visto que muitas pessoas publicam as opiniões achando que estão amparados em lei e nas suas residências, o fazem por mecanismos eletrônicos pois não conseguem encarrar a realidade da situação bem como a suas responsabilidades como cidadão de boa fé.
1) A constituição Federal garantes a liberdade de expressão como sendo um dos direitos fundamentais, como :
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
No Brasil no período Militar no qual a liberdade individual era privada, sendo passível de repressão, censura e em alguns casos até de morte de cidadão que as infligiam. Porém mesmo com a historia nos mostrando a dificuldade para garantir tal direito de liberdade atualmente ocorre o excesso de tal princípio, como demostrado diversas vezes em redes socias, ultrapassando os limites, configurando dessa maneira um desrespeito e que por muito ocorre discursos de ódio.

Continue navegando