Buscar

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI”
Com o advento da internet evidenciou-se um novo cenário de interação social. Hoje, a quantidade de pessoas que utilizam da rede mundial de computadores como ágoras para difundir a sua visão de mundo, aumentou exponencialmente, de forma que o que se verifica uma mutação de cenário, em que ágoras se tornam ringues de batalha em busca do “politicamente correto”.
Neste embate, comumente levanta-se o grito, “MAS É O MEU DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! ”, contudo, recai a dúvida: até quando eu tenho o direito à liberdade de expressão? Por liberdade de expressão deve-se entender “tanto a liberdade de pensamento, que se restringe aos juízos intelectivos, como também o externar sensações” (TRINDADE, 2015, P.95).
Muito embora, a liberdade de pensamento, esteja no rol do artigo 5º do texto constitucional, por conseguinte, elevada à categoria de cláusula pétrea, não podendo ser abolida, “não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas” (MORAES, 2018, p.70). Assim, evidencia-se uma certa restrição ao uso das liberdades constitucionais, outras mais podem ser destacadas, como afirma MAGALHÃES ao dizer “que a liberdade de se manifestar pode ser realizada até o momento em que não causará prejuízos diretos e evidentes a demais indivíduos”.
COUTO, Bruno Nascimento de. NEWSLETTER DIGITAL - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI” Disponível em: <http://oabprudente.org.br/noticias/976>. Acesso em ago 2019.
 
1 - Após realizar a leitura do material e do texto acima, cite dois exemplos de casos reais (da internet), no qual:
a) A liberdade de expressão não foi respeitada;
b) A liberdade de expressão foi confundida, tornando-se um crime (por exemplo, nos casos de ofensa, calúnia ou difamação).
2 - Disserte sobre os limites da liberdade de expressão.

Outros materiais