A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AOL1 AVALIAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/1
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.A educação escolar indígena no Brasil tem uma longa trajetória, tecida desde os primórdios da colonização e cujo modelo predominante, alheio às cosmologias indígenas, foi imposto com o explícito intuito colonizador, integracionista e civilizador. No entanto, coerentes com seus modos de vida, os povos indígenas afirmaram, desde os primeiros contatos com os europeus, um modelo próprio de educação que se mostrou inadequado para as práticas escolares, visto que nas sociedades tradicionais, entre as quais situamos as sociedades indígenas, "as teorias do mundo, do homem e da sociedade são globais e unificadoras”. 
Porque 
II.Nas sociedades indígenas, o saber é acessível a todos, "dividido a partir de graus de iniciação que o eleva, e não a partir de uma setorização de conhecimentos que o fragmenta", como ocorre na organização e na transmissão dos conhecimentos escolares do modelo ocidental. Ainda hoje, nas sociedades indígenas, sobressaem três aspectos principais que conformam uma unidade educativa: a economia da reciprocidade; a casa, como espaço educativo, junto à família e à rede de parentesco; a religião, ou seja, a concentração simbólica de todo o sistema, expressa nos rituais e nos mitos.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição adequada.
2. 
As asserções I e II são proposições adequadas, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
3. 
As asserções I e II são proposições adequadas, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
A asserção I é uma proposição adequada, e a II é uma proposição falsa.
2. Pergunta 2
/1
Leia o fragmento a seguir.A avaliação ________________compreende todas as atividades realizadas ao longo do processo de formação para que os alunos demonstrem o que estão ou não estão aprendendo. Ela está incorporada ao processo de ensinar com o propósito de a aprendizagem dos alunos detectando as dificuldades a fim de corrigi-las rapidamente. Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somativa
2. 
Formativa
Resposta correta
3. 
Comparativa
4. 
Classificatória
5. 
Diagnóstica
3. Pergunta 3
/1
Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere aos aspectos da avaliação que contribuem para o sucesso do aluno.
I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.
II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.
III- A avaliação diagnóstica investiga sobre a aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.
IV- A avaliação deve somente verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.
Após a leitura, assinale quais alternativas estão corretas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somente as assertivas I, III, e IV estão corretas.
2. 
Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
3. 
Todas as assertivas estão corretas.
4. 
Todas as assertivas estão erradas.
5. 
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
Durante o período colonial no Brasil, os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo de educação progressista e popular.
2. 
Os exames orais e escritos implementado nas Escolas Jesuítas para os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, deixaram de ser utilizados.
3. 
No modelo de educação jesuítico, como forma de verificação dos saberes dos alunos, não eram aplicados exames e os alunos eram classificados com base nas anotações dos professores.
4. 
As ideias pedagógicas expressas no Ratio Studiorum correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia progressista.
5. 
O modelo de educação dos jesuítas era centrado no professor como transmissor dos saberes, no livro, como principal tecnologia para aprender e nos exames para verificação das aprendizagens, permitindo as classificações e atribuição de graus dos alunos. 
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
A avaliação do rendimento escolar é um importante instrumento para o trabalho docente, através dela é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e refletir sobre a eficácia do ensino. Renomados teóricos do assunto definem o processo de avaliação de acordo com a postura filosófica adotadas por eles. Ralph Tyler (1978), diz que: O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. Como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos, a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo. (TYLER, 1978, p. 99).
Sobre a concepção de Avaliação defendida por Tyler, avalie as proposições abaixo:
I.No Brasil na década de 60, as ideias de Tyler sobre avaliação foram amplamente divulgada com a proposta conhecida como “avaliação por objetivos”, e esta proposta passou a ser referencial teórico básico nos cursos de formação de professores, causando até hoje grande e duradoura repercussão nos meios educacionais.
II.A avaliação por objetivos nunca foi estudada nem praticada nas escolas brasileiras. A avaliação da educação no Brasil foi influenciada apenas pelo modelo de pedagogia tradicional, praticado pelos jesuítas. 
III.O método proposto por Tyler para que o estudante obtenha o sucesso exige que o professor ensine um conteúdo; diagnostique a aprendizagem: se o estudante aprendeu, o professor deve seguir em frente; caso não tenha aprendido, o professor deve voltar e ensinar de novo.
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III, apenas.
Resposta correta
2. 
I, apenas.
3. 
II, apenas.
4. 
I, II e III.
5. 
I e II, apenas.
6. Pergunta 6
/1
Os Jesuítas, que implementarem a educação escolar no Brasil, foram também os responsáveis por um importante documento chamado Ratio Studiorum, publicado em 1599. Nele estava registrado como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas.  Sobre o Ratio Studiorum, avalie as afirmativas abaixo:
I.As ideias pedagógicas expressas no Ratio Studiorum correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.
II.Na Ratio Studiorum, estão configurados dois modos de acompanhamento da aprendizagem do aluno: a Pauta do professor e os Exames escritos e orais.
III.O plano contido Ratio Studiorum garantia uma educação popular, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III, apenas.
2. 
I e II, apenas.
Resposta correta
3. 
I, apenas.
4. 
II, apenas.
5. 
I, II e III.
7. Pergunta 7
/1
Alguns autores, entre eles, Perrenoud, afirmam que estamos atravessando um período de transição, onde estruturas de uma visão mais progressista de Educação convivem, ou tentam conviver, com uma visão mais tradicional. A avaliação é um dos exemplos desse ‘embate’ ao trazer a discussão sobre a avaliação classificatória e a avaliação formativa.
A avaliação formativa caracteriza-se por:
Ocultar opções de resposta 
1. 
estar centrada na percepção do professor, que possui o domínio do saber e dos critérios de avaliação.
2. 
oferecer certificação de competências em lugar de aferição da aprendizagem.
3. 
propor o acompanhamento contínuo do processo de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.