Buscar

teorias da adm_6_direção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
CADEIA DE COMANDO
Linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que indica quem se subordina a quem.
É associada a 2 princípios: da unidade de comando e o princípio escalar.
*
*
*
AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E DELEGAÇÃO
Autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos p/ alcançar objetivos organizacionais desejados.
Responsabilidade é o dever de executar a tarefa ou atividade atribuída a um funcionário.
Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados.
*
*
*
DIREÇÃO
Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos.
Direção é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nos rumos adequados.
Direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
*
*
*
ESTILOS DE DIREÇÃO
Na Teoria Comportamental, McGregor procura mostrar como cada administrador tende a moldar o seu comportamento em relação aos seus subordinados.
Ele chegou a conclusão que existiam 2 maneiras diferentes de dirigir as pessoas, que denominou de Teoria X e Teoria Y. 
*
*
*
PRESSUPOSIÇÕES DAS TEORIAS X E Y
Detestam o trabalho e procuram evitá-lo sempre.
São preguiçosos e indolentes.
Não tem ambição ou vontade própria.
Evitam a responsabilidade, resistem às mudanças, preferem sentir-se seguras na rotina,e preferem ser dirigidas.
Gostam de trabalhar e sentem satisfação em suas atividades, são aplicadas e tem iniciativa, são capazes de autocontrole, aceitam responsabilidade, são criativas, aceitam desafios e são capazes de auto-direção.
*
*
*
A ADMINISTRAÇÃO PELA TEORIA X
Vigilância e fiscalização das pessoas.
Desconfiança das pessoas.
Imposição de regras e regulamentos.
Descrença nas pessoas.
Centralização das decisões na cúpula.
Atividade rotineira p/ as pessoas.
Autocracia e comando.
Pessoas como recursos produtivos.
*
*
*
A ADMINISTRAÇÃO PELA TEORIA Y
Autocontrole e autodireção.
Confiança nas pessoas.
Liberdade e autonomia.
Delegação de responsabilidades.
Descentralização das decisões na base.
Atividade criativa para as pessoas.
Democracia e participação.
Pessoas como parceiros da organização.
*
*
*
 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Dentro do assunto, Likert fez uma pesquisa levando em conta algumas variáveis comportamentais importantes, como processo decisorial, os sistemas de comunicação, o relacionamento interpessoal dos membros e os sistemas de punições e recompensas adotados pelas organizações.
*
*
*
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Sistema 1: Autoritário-Coercitivo.
Sistema 2: Autoritário-Benevolente.
Sistema 3: Consultivo.
Sistema 4: Participativo.
*
*
*
PAPEL DA DIREÇÃO
O papel do administrador é promover a integração e articulação entre as variáveis organizacionais e as variáveis humanas, focalizando o ambiente, e mais especificamente, o cliente.
*
*
*
A DIREÇÃO E AS PESSOAS
Nas organizações modernas e nas abordagens recentes da administração, as pessoas são as que fazem a diferença nas empresas.
Em um mundo onde a informação é rapidamente disponibilizada e compartilhada pelas organizações, sobressaem as pessoas que são capazes de transformá-la rapidamente em oportunidades, em termos de novos produtos e serviços, antes que as outras o façam.
*
*
*
TEORIA Z
Filosofia de emprego a longo prazo.
Poucas promoções verticais e movimentos em cargos laterais.
Ênfase no planejamento e desenvolvimento da carreira.
Participação e consenso na tomada de decisões.
Envolvimento dos funcionários.
*
*
*
PROGRAMAS DE ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
Envolvimento do pessoal é um processo de participação que utiliza a capacidade total de um funcionário e que é realizado para encorajar a sua responsabilidade no sucesso organizacional.
A participação é um termo mais estreito e limitado e constitui um subconjunto dentro do amplo espectro de possibilidades de envolvimento.
Existem 5 formas de envolvimento das pessoas: administração participativa, participação representativa, as forças-tarefas, círc. de qualidade e aquisição de ações da organização.
*
*
*
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
A característica comum a todos os programas de administração participativa é o uso da tomada de decisão conjunta. Através dela, o subordinado compartilha um significativo grau de poder na tomada de decisões com seus superiores imediatos. Boa parte das decisões é descentralizada para que isso possa ocorrer dentro da organização.
*
*
*
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
A AP tem sido utilizada como panacéia para o baixo moral e a baixa produtividade, mas ela nem sempre é adequada para toda e qualquer organização ou unidade de trabalho. A participação aponta para aquelas pessoas que sabem como contribuir mais para a organização.
A participação oferece recompensas íntimas para os funcionários. Ela pode tornar seus cargos mais significativos e interessantes.
*
*
*
PATICIPAÇÃO REPRESENTATIVA
A participação representativa significa a participação direta dos empregados nas decisões formais da organização, na qual são representados por um pequeno grupo de funcionários eleito democrática e periodicamente.
As duas formas mais comuns de participação representativa são os conselhos de trabalhadores e a comissão de representantes.
*
*
*
ATENÇÃO
A influência geral que a participação representativa tem sobre os empregados parece ser mínima. A evidência indica que os conselhos de trabalhadores são geralmente dominados pela administração e têm pouco impacto sobre os empregados ou a organização. O maior valor da participação representativa é simbólico. Se alguém está interessado em mudar as atitudes dos empregados ou melhorar o desempenho organizacional, a participação representativa não é a melhor escolha.
*
*
*
FORÇA-TAREFA
A força-tarefa é um agrupamento operacional, estabelecido temporariamente com a finalidade de realizar uma tarefa específica, cuja execução exige que o grupo proceda com certa independência.
Na verdade, a força-tarefa é um modo de organização do trabalho em que um grupo de pessoas se reúne para executar uma determinada tarefa, sob um comando único.
*
*
*
SITUAÇÕES PARA FORÇA-TAREFA
Emergências.
Empreendimentos Especiais.
Empreendimentos Conjuntos.
*
*
*
CÍRCULOS DE QUALIDADE
Trata-se de uma técnica desenvolvida pelas empresas japonesas para fazer produtos e serviços de alta qualidade a baixos custos.
Círculo de qualidade é um grupo de 8 a 10 funcionários que se reúne periodicamente para discutir maneiras de melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços e que tem uma área compartilhada de responsabilidade.
*
*
*
ATENÇÃO
Quase sempre, a falta de planejamento e ausência de compromisso da alta administração são os maiores causadores dos fracassos nesse tipo de programa.
*
*
*
PROGRAMAS DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
São planos em que os funcionários adquirem ou ganham como prêmio ações da organização em que trabalham. São geralmente, planos de benefícios estabelecidos pela organização através dos quais os funcionários adquirem ações como parte de seus benefícios.
*
*
*
COMO É FEITO
Nos programas típicos, a organização cria um fundo e contribui com ações ou dinheiro para comprar ações na bolsa e entregá-las aos funcionários. Ao comprar ou ganhar as ações de suas empresas, os funcionários não assumem a posse física dessas ações e nem podem vendê-las ao logo de um certo período de tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais