Buscar

assuntos 6° 2

Prévia do material em texto

Material Para Estudo
Handebol
	O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. É muito praticado em escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão, uma vez que o desporto fundamenta-se no futebol.
	Os jogadores tentam marcar o gol com as mãos, somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola. O jogador movimenta a bola com as mãos por meio de passes até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. Ao goleiro é permitido também atuar como qualquer outro jogador, porém não poderá sair da sua área para conduzir a bola.
Handebol no Brasil
	O handebol, até a década de 60, ficou restrito à São Paulo; depois começou a ser praticado em escolas de todo o Brasil.
	Em nosso país, o handebol como modalidade de campo foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30. Em 1945, foi fundada a Federação Paulista de Handebol, a primeira e, até hoje, a mais importante do país.
	O handebol ficou restrito a São Paulo até a década de 60, quando o professor francês Augusto Listello, durante um curso internacional em Santos, apresentou a modalidade a professores de outros estados. Esses professores introduziram o esporte em seus colégios e assim o handebol começou a ser praticado em outros estados. Em 1971, o MEC incluiu o handebol entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso, o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com vários estados dividindo os títulos nacionais.
Regras básicas do handebol
TEMPO: Partida oficiais ( participantes com idade igual ou acima de 17 anos ) são realizadas em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
ESPAÇO:
Quadra: 40 m X 20 m
Área de gol: é exclusiva do goleiro. Os jogadores de quadra podem entrar na área de gol desde que estejam sem a bola e não atrapalhem o adversário.
Linha de tiro livre: local demarcado com linhas pontilhadas onde são cobrados os tiros livres, decorrentes de faltas menores.
Linha de 7 metros: onde são cobradas as penalidades máxima.
Tiro de lateral: é cobrado quando a bola sai de jogo ultrapassando totalmente uma linha lateral. O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral e se manter na posição correta até que a bola tenha saído de sua mão.
Jogadores: equipe formada por seis jogadores de quadra e um goleiro. Este pode se tornar um jogador de quadra a qualquer momento, desde que saia e entre na área de gol sem a posse de bola. Dentro da área de gol, o goleiro pode tocar a bola com os pés.
A trave: tem 3 m de largura e 2 m altura.
Saltos do Atletismo
Salto em Distância
Salto Triplo
Salto em Altura
Salto com Vara
Salto em Distância
	O salto em distância é uma prova na qual os atletas devem percorrer uma raia da pista correndo e saltar, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. O vencedor da prova é o atleta que conseguir saltar a maior distância. Para validar o seu salto, o atleta, que tem direito a três tentativas, deve dar o último passo e o salto antes de atingir uma linha branca marcada na raia.
Salto Triplo
	O salto triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda em uma caixa de areia. A prova começa com uma corrida de impulso. O salto inicia com o contato da perna de impulsão tocando o solo, de modo que se segue uma pequena flexão da perna de impulsão (maior tensão elástica). Os saltos são invalidados caso o atleta pise na borda ou em algum ponto tábua de impulsão. A marca é medida da ponta da tábua até a primeira marcação do corpo do saltador na caixa de areia. 
Salto em Altura
	No salto em altura, os atletas correm em direção a uma barra horizontal presa por dois suportes em uma determinada altura, com o objetivo de saltar por cima do sem derrubá-la. Esse salto é comumente feito de costas, pois esse movimento aumenta a impulsão do atleta. Cada competidor tem direito a três saltos iniciais a uma altura definida pelo juiz. Caso consiga acertar um, o competidor segue na disputa e precisa subir a medida do obstáculo em pelo menos dois centímetros. O salto mais alto conta como resultado final de cada competidor, e o atleta que conseguir a maior altura é o campeão. 
Salto com Vara
	Salto com vara é uma das modalidades do atletismo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição.
- O atleta pode tocar na barra (sarrafo), porém não pode derrubá-lo. Caso isto ocorra, o salto é invalidado.
 
- O atleta não pode fazer com que a vara toque o chão além da marca indicada (ponto de encaixe da vara).
 
- A vara ou o corpo do atleta não pode tocar qualquer parte da área de queda, sem antes ocorrer a ultrapassagem da barra.
 
- Quando o corpo do atleta está no ar (após deixar o solo), sua mão na posição mais elevada da vara não pode ir para um ponto mais alto da mesma. A mão mais baixa também não pode ser colocada acima da outra.

Continue navegando