Buscar

Resposta Estudo de Caso - Psicologia e Conhecimento Lógico Matemático

Prévia do material em texto

Respostas:
1 - Entende-se como representação social todos os mecanismos que os sujeitos utilizam para conhecer o desconhecido, explicá-lo ou torná-lo familiar, de acordo com suas experiências passadas, com o momento histórico do qual faz parte e do grupo social no qual está inserido. Desse modo, as representações sociais não são um espelho da realidade, mas a realidade apreendida, reconstruída, aproximada e compartilhada pelo grupo.
As representações sociais de vitorias e derrotas são basicamente construídas ao longo da história, e no âmbito esportivo elas ganham destaque principalmente pelo fato de que na maioria das vezes o vencedor ou a vitória é exaltando e sua visibilidade é maior, em contrapartida o perdedor ou a derrota é deixado de lado.
Dentro do esporte estas representações ganham maior visibilidade principalmente pela mídia, que ao longo da história sempre enalteceu os vencedores, mostrando seus feitos, conquistas e recordes. Neste contexto de expor a vitória pela mídia, a sociedade acaba comprando a ideia de que a vitória é o mais importante, deixando assim de lado os atletas ou equipes que perderam, ficando em muitos dos casos de lado não sendo lembrado e até mesmo o quanto este atleta ou equipe se dedicou para conseguir por exemplo ser um vice-campeão de uma determinada competição.
2 – A mídia exerce papel fundamental na fabricação destes heróis, pois é através dela que nascem os heróis ou ídolos esportivos, isto ocorre em um processo que envolve a vinculação de reportagens sobre o atleta, publicação sistemática de artigos, textos publicitários, narração de jogos além é claro dos comentários de especialistas que de certa forma se tornaram ídolos de gerações passadas, colocando assim em destaque qualidades e atributos distintos desses sujeitos, que os configuram como especiais. Tal processo de fabricação ocorre em todas essas instâncias da mídia, todos sabemos que, todo este trabalho realizado pela mídia em criar ídolos tem um único objetivo, lucrar com direitos de imagem e comerciais de empresas que patrocinam estes ídolos/heróis. Também é verdade que a mídia da mesma forma que fabrica, ela também tem o poder de destruir ídolos, e na maioria dos casos mais rapidamente que na construção. 
Como destaque de um herói criado ou desenvolvido pela mídia podemos citar o jogador Neymar, não que ele não jogue um futebol acima da média dos demais atletas da modalidade, tendo assim seus méritos e conquistas reconhecidas nacionalmente e mundialmente criando fãs em todas as partes, mas foi através da mídia que uma parcela deste seu reconhecimento foi construída. O jogador conseguiu contratos milionários expondo e explorando a sua imagem a produtos de indústrias brasileiras e mundial. 
Neste mesmo exemplo de jogador, notamos que nos dias atuais a mídia já não vê e não exerce o mesmo poder de construção, pois a exposição do jogador a atitudes e fatos vinculados a sua imagem começam a desconstruir sua carreira, observamos que com a perda de patrocínios que o jogador teve recentemente a mídia já começou a fazer o papel contrário ao da construção, comentários negativos dos mesmos comentaristas especializados mencionados anteriormente já são feitos tentando desvincular a sua imagem de sucesso ao do jogador, assistimos também reportagens negativas do jogador em horários nobres da TV e se notarmos nos espaços destinados a propagandas da TV a imagem do jogador não é mais constante como no início da sua carreira, e a mídia na verdade necessita é do valor financeiro que o ídolo irá trazer para ela. 
3 – Como ídolo do esporte da região e que me motivou a gostar do esporte e da Educação Física foi o atleta GIBA do Vôlei, poucos atletas podem ter a honra de estar entre os maiores de seu esporte. Giba, o londrinense que se radicou em Curitiba, é um dos maiores jogadores de vôlei da história. Ele liderou uma geração que ganhou absolutamente tudo, e que teve seu momento mais marcante em 2004, com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. Com ele em quadra, a seleção brasileira de vôlei masculino esteve no pódio em todos os torneios que disputou. Atualmente Giba está com um projeto de uma escolinha de Vôlei em Curitiba para crianças com poucas oportunidades no esporte mais especifico no Vôlei.

Continue navegando