Buscar

Exercício de Sistema endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SISTEMA ENDÓCRINO
1 Quais as funções do sistema endócrino?
Crescimento de tecidos; equilíbrio hídrico do corpo; reprodução e no metabolismo de carboidratos.
2 Quais as características gerais das glândulas endócrinas?
Ausência de dutos excretores; produção de hormônios e liberação diretamente na corrente sanguínea; São glândulas de secreção interna.
3 O que são hormônios e como atuam?
Hormônios são substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão.
4 O que é inter-relação neuroendócrina? Exemplifique.
É a ligação dos neurônios curtos secretam peptídeos que controlam a função da adenohipófise.
Exemplo: Fatores liberadores ou inibidores dos hormônios hipofisários como o fator liberador de gonadotrofinas (GnRH) ou o fator inibidor de prolactina (PIF).
5.Qual a relação histológica do hipotálamo com a hipófise?
A hipófise é formada por axônios amielínicos de neurônios secretores cujos corpos constituem o hipotálamo, sendo que contém também uma pequena quantidade de células do tecido conjuntivo e neurogliais, já o hipotálamo, é formada por cordões de células epiteliais produtoras de hormônios, os quais são armazenados em grânulos de secreção no citoplasma celular.
6.Descreva a estrutura e relacione as funções das diferentes glândulas que constituem o sistema endócrino: 
Hipófise, tireoide, paratireoides, adrenais, pâncreas endócrino e pineal
Hipófise: localizada na base do cérebro, sendo em um todo, que é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo e o parênquima apresenta tecido conjuntivo frouxo entremeado rico em capilares sanguíneos, que tem como funções regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação, o hormônio do crescimento, entre outros.
Tireoide: Situada na região da traqueia, a tireoide é de origem endodérmica e é composta de 2 lobos unidos por um istmo. É responsável pela produção e secreção da calcitonina, hormônio importante no metabolismo do cálcio, e dos hormônios estimulantes do metabolismo geral, a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3).
PARATIREOIDE: Composta por quatro pequenas glândulas situadas na face posterior da tireoide, geralmente dentro da cápsula que reveste os lobos da mesma, a paratireoide é constituída pelas células Principais e Oxífilas atua na atividade dos osteoclastos, estimulando a reabsorção da matriz óssea por essas células, e consequentemente, liberando os íons cálcio do tecido ósseo para o sangue, elevando seus níveis cálcio no plasma sanguíneo.
Adrenais: localizadas cranialmente sobre cada rim, as glândulas adrenais são envolvidas por uma cápsula de tecido conjuntivo, sendo as adrenais dividas córtex e medula, tendo como função sintetizar e secreta catecolaminas, especialmente a adrenalina e a noradrenalina.
Pâncreas endócrino: O pâncreas é uma glândula mista (exócrina e endócrina) em termo de classificação funcional do epitélio glândula. A função endócrina do pâncreas consiste na produção de hormônios como glucagon e insulina além de produzir somatostatina, um hormônio responsável por inibir o pâncreas endócrino
Pineal: Localizada no diencéfalo composto por dois tipos celulares: os astrócitos e os pinealócitos, que compõe 95% das células dessa glândula, tendo como função converte impulsos luminosos em descargas hormonais de melatonina, atuando diretamente no ritmo circadiano(percepção de noite e dia; controlando o ciclo de sono-vigília) e demais ritmos biológicos, como a estacionalidade reprodutiva.

Continue navegando