Buscar

POLITICAS DE SAUDE 1

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A evolução da saúde no Brasil divide-se em três períodos: de 1500 até a vinda da família real; de 1808 até a proclamação da República e de 1889 até os nossos dias. Com relação ao primeiro período, pode-se destacar a ocorrência de doenças pestilentas, trazidas pelos navegantes, e um modelo de assistência à saúde onde os mais abastados usufruíam da assistência médica de profissionais formados em Portugal, enquanto que a maioria absoluta da população recorria à medicina popular, sendo os desvalidos recolhidos nas Santas Casas. Já o início do Século XX é marcado pela ocorrência de inúmeras epidemias. A figura abaixo ilustra um fato marcante, ocorrido na história da saúde pública, que está relacionado às medidas adotadas pelas autoridades sanitárias em relação ao combate às epidemias. Assinale a alternativa que descreve este episódio.
  
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/wp-content/uploads
/sites/2/2017/11/ed9a6c14-62b8-4f10-b228-69bd29fe0267.png
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Revolta da Vacina.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A partir da análise comparada da saúde entre alguns países, relacione as principais características do sistema de saúde ao seu respectivo país, conforme seguem abaixo exemplificados.
I. Canadá
II. EUA
III. Japão
IV. Cuba
( ) Vem sofrendo mudanças desde 2010, quando o governo promulgou uma Lei que obriga a todos os cidadãos acima da linha da pobreza a contratarem um plano de saúde particular sob pena de multa. Pessoas de qualquer idade que têm recursos financeiros extremamente limitados podem utilizar o Medicaid. Para os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiências é disponibilizado o Medicare.
( ) Modelo conhecido como Medicare, caracterizado pela universalidade, abrangência, acessibilidade, administrado pelo governo, pautado nos princípios de defesa da cidadania.
( ) Todos os cidadãos devem optar por um dos dois sistemas de saúde baseados no princípio da cooperação mútua: o Seguro Público de Saúde e o Seguro Nacional de Saúde. Em ambos os sistemas os usuários arcam com uma parte dos custos e parte dos serviços não tem cobertura.
( ) Sistema de saúde baseado no fortalecimento da atenção primária de saúde através da medicina de família, universal e gratuito para todos os cidadãos, é mantido através do orçamento Estadual, de Organismos Internacionais e de doações populares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das respostas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II, I, III e IV
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A partir dos anos 80 inicia-se o processo de redemocratização do país, com a reconquista da cidadania. É nessa época que toma grande impulso a discussão da reforma sanitária brasileira. Pode-se afirmar que a reforma sanitária objetivou as seguintes modificações no antigo sistema de saúde, EXCETO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Instituição do Sistema Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	ALMA ATA é o nome de uma cidade localizada no Cazaquistão, antiga república da União Soviética. Recebeu também reconhecimento internacional por ter sediado, em 1978, a Conferência Internacional sobre Cuidados ________ de Saúde, patrocinada pela OMS, derivando-se daí a famosa Declaração de Alma-Ata, guia fundamental para a política de saúde voltada para ______________________ em todo o mundo.
Complete as lacunas com a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Primários – os cuidados básicos de saúde.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as correlações entre os Níveis de Atenção à Saúde e assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Seguimento e monitoramento da hipertensão arterial e/ou Diabetes Mellitus – atenção primária.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Após a Reforma Sanitária e a garantia do direito constitucional da saúde para todos, sendo este um dever do Estado, em 1990 finalmente estava criado o arcabouço jurídico do Sistema Único de Saúde, quando foram promulgadas as Leis Orgânicas da Saúde. Ainda é possível afirmar que:
I.A Lei 8.142/90 “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”.
II.A primeira lei orgânica do SUS, 8.080, detalha os objetivos e atribuições; os princípios e diretrizes; a organização, direção e gestão, a competência e atribuições de cada nível (federal, estadual e municipal); a participação complementar do sistema privado; recursos humanos; financiamento e gestão financeira e planejamento e orçamento.
III.Logo em seguida, a Lei 8.142, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros; institui os Conselhos de Saúde e confere legitimidade aos organismos de representação de governos estaduais (CONASS, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e municipais (CONASEMS, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Em II e III.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Do início da Idade Média até o século XV o cristianismo prometia a redenção e a cura, um relativo retrocesso teórico-metodológico na medicina ocidental. Nesta época, a ocorrência das doenças tinha como base as interpretações dos pagãos e dos cristãos, que tentavam a cura das doenças através de práticas como, EXCETO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Práticas cirúrgicas desenvolvidas por Ambroise Paré, o pai da cirurgia.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), M.L.F., 32 anos, sexo feminino, paulistana, passou mal durante uma viagem a Cuiabá e foi encaminhada ao Hospital Regional de Clínicas. Embora tivesse seu próprio plano de saúde, ele não dava cobertura a serviços daquele Estado. Foi diagnosticada com obstrução intestinal aguda em decorrência de um tumor intestinal, sendo necessária intervenção cirúrgica de emergência. No caso relatado observa-se que foram atendidos dois princípios do SUS, entre os quais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Universalidade, hierarquização.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Foi entre as grandes civilizações do Oriente Médio, Índia e China que surgiu a civilização Grega. Os gregos descartaram os elementos mágico e religioso como causadores das doenças. Entre os filósofos que mais se destacaram na divulgação desta nova concepção da Medicina, podemos destacar _______________. Este defendia que “cada doença tem uma causa natural, e sem causas naturais nada acontece”. Lançou as bases da clínica médica e foi o autor do livro: “Ares, águas e lugares”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Hipócrates.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No final da Idade Média, grandes epidemias assolaram indiscriminadamente senhores e servos. Predomina então a teoria miasmática sobre a transmissão das doenças, que perdurou até a metade do século XIX, quando surgiu a bacteriologia. Qual alternativa explica corretamente esta teoria?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Alguma alteração atmosférica, uma corrupção do ar, traz a doença; matéria orgânica em decomposição, águas estagnadas e pútridas, etc. corrompem o ar.

Continue navegando