Buscar

Teste Aula 07

Prévia do material em texto

1.
		Uma empresa da área de saúde está tentando identificar o seu maior problema e suas possíveis causas. Embora haja muitos clientes e todos pagando em dia, a empresa não consegue crescer nem sair do vermelho. Seus gestores estão buscando entender o problema focal, os fatores relevantes, as causas e efeitos. Eles estão utilizando a técnica da(o):
	
	
	
	Burocratização focal
	
	
	Árvore de problemas
	
	
	Avaliação horizontal
	
	
	Alteração de estilos
	
	
	Revisão de resultados
	
Explicação:
A organização das árvores de problemas e objetivos auxilia na determinação do foco da intervenção. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nesta proposta de gestão estratégica, não é preciso fazer uma análise de acordo com o cumprimento de uma lista de fatores, mas tentar explicar o que ocorre em uma dada situação, utilizando alguns elementos explicativos e valorativos. Estamos falando de qual etapa estratégica:
	
	
	
	Modelo das 5 forças.
	
	
	SWOT.
	
	
	Análise Situacional.
	
	
	Formulação gerencial.
	
	
	Execução estratégica.
	
Explicação:
Nesse momento, não se trata dizer o que ocorre, mas como o que ocorre levou a situação vivida pela organização e como esta compreensão pode ser utilizada para a modificação do status quo. (Vecina Neto, 2011, p. 118).
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com Vecina Neto (2011, p. 113), é hora de pensar em colocar em prática as estratégias que foram elaboradas para a entrada no mercado de trabalho e na concorrência, ou seja, transformar os ideais em ações e pensar na adequada implantação de projetos e de planos de ação. Essa afirmativa diz respeito a qual etapa de gestão estratégica segundo o autor descrito.
	
	
	
	Formulação gerencial.
	
	
	Gerenciamento das estratégias.
	
	
	Formulação Estratégica.
	
	
	Execução estratégica.
	
	
	Análise do ambiente.
	
Explicação:
Diante da nova exigência social, as gestões em saúde têm procurado dar conta desta demanda por meio do uso da tecnologia para reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar a competitividade no setor.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com Vecina Neto (2011, p. 113), avaliar as necessidades externas e internas (endógenas e exógenas), com a proposta de extrair oportunidades a serem exploradas e ameaças que podem ser minimizadas. Essa afirmativa diz respeito a qual etapa de gestão estratégica segundo o autor descrito.
	
	
	
	Análise do ambiente.
	
	
	Formulação estratégica.
	
	
	Execução estratégica.
	
	
	Gerenciamento das estratégias.
	
	
	Formulação gerencial.
	
Explicação:
Diante da nova exigência social, as gestões em saúde têm procurado dar conta desta demanda por meio do uso da tecnologia para reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar a competitividade no setor.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No modelo das cinco forças é preciso avaliar o ambiente competitivo, escolher suas estratégias e então buscar os recursos necessários.  NÃO refere-se ao modelo das cinco forças: 
	
	
	
	Ameaça de novos entrantes.
	
	
	Poder de barganha dos fornecedores.
	
	
	Poder de barganha dos clientes.
	
	
	Cooperação entre os concorrentes atuais.
	
	
	Ameaça de bens ou serviços substitutos.
	
Explicação:
Neste modelo é preciso avaliar o ambiente competitivo, escolher suas estratégias e então buscar os recursos necessários.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para planejar estrategicamente na área de saúde são necessárias três atividades. Assinale a alternativa que apresenta estas três necessidades na ordem correta.
	
	
	
	Diagnosticar os problemas apresentados; gerenciar os resultados; avaliar o ambiente
	
	
	Avaliar o ambiente; formular estratégias que combatam os problemas diagnosticados; gerenciar os resultados e avaliar novas medidas
	
	
	Formular estratégias que combatam os problemas diagnosticados; avaliar o ambiente; propor novas medidas
	
	
	Diagnosticar o ambiente; formular novas estratégicas que não interfiram nos problemas diagnosticados; avaliar os resultados
	
	
	Avaliar os resultados; formular estratégias; diagnosticar
	
Explicação:
Diante da nova exigência social, as gestões em saúde têm procurado dar conta da demanda por meio dessas ferramentas, para reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar a competitividade no setor. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Diante da nova exigência social, as organizações de saúde têm procurado dar conta desta demanda por meio do uso da tecnologia para reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar a competitividade no setor. Quando em uma gestão estratégica de uma organização de saúde avaliamos as necessidades externas e internas (endógenas e exógenas), com a proposta de extrair oportunidades a serem exploradas e ameaças que podem ser minimizadas, estamos nos referindo a:
	
	
	
	Formulação estratégica
	
	
	Análise do ambiente
	
	
	Gerenciamento de estratégias
	
	
	Execução estratégica
	
	
	Escolha de estratégias
	
Explicação:
A ferramenta mais conhecida para a análise do ambiente tanto externo quanto interno é a SWOT. De acordo com Fernandes e Berton (2012): ¿todas as análises de ambiente externo e interno da organização desembocam no que a literatura em administração estratégica vem 32 chamando de SWOT ¿ do inglês strenghs (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças)¿.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Ao tratar da temática de gestão estratégica em saúde, Vecina Neto (2011) ressalta que: ¿não se trata de dizer o que ocorre, mas como o que ocorre levou à situação vivida pela organização e como esta compreensão pode ser utilizada para a modificação do status quo.¿ Nesse sentido, o tipo de análise que tenta explicar o que ocorre em uma dada situação, utilizando elementos explicativos e valorativos, denomina-se:
	
	
	
	Análise comoidal
	
	
	Análise situacional
	
	
	Análise fatorial
	
	
	Análise primordial
	
	
	Análise correlacional
	
Explicação:
Nesta proposta não é preciso fazer uma análise de acordo com o cumprimento de uma lista de fatores, mas tentar explicar o que ocorre em uma dada situação, utilizando alguns elementos explicativos e valorativos. 
image4.gif
image5.wmf
image6.png
image1.png
image2.gif
image3.wmf

Continue navegando