Buscar

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II 
Aluna: Larissa Gomes Felix
Matrícula: 201602721009
“Privatização dos Correios: quem ganha com isso?”
A privatização é um processo em que o governo transfere empresas que são mantidas pelo Estado para rede privada. Nesse caso, o Estado deixa de gerir uma determinada entidade, passando-a para uma empresa privada. 
Numa eventual privatização dos Correios o protejo de lei precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, por meio de uma proposta de Emenda a Constituição, que requer discussão e votação em dois turnos na Câmara dos Deputados e no Senado, tendo em vista que, cabe à União manter o serviço postal e legislar sobre o setor, segundo a Constituição Federal. 
De acordo com João Luiz Mauad, diretor do Instituto Liberal e especialista do Millenium, a privatização é sempre boa porque uma empresa estatal como os Correios é, acima de tudo, muito ineficiente, sofre um desgaste enorme por causa das interferências políticas na administração, e por conta de toda questão da corrupção também.
A estatal foi palco de diversos escândalos de corrupção: desde 2005, com a CPI dos Correios, depois pela operação Greenfield, que, em 2016, investigou desvio em fundos de pensão. Mais recentemente, a operação Postal Off apuram esquemas de fraudes que resultaram em prejuízo de R$ 13 milhões para a estatal.
	Uma das maiores preocupações em passar os Correios para iniciativa privada é que locais considerados pouco lucrativos não sejam mais atendidos. Floriano Peixoto Neto, presidente da Empresa dos Correios, informou que apenas 342 municípios têm resultado favorável, e que outros 5.246 são deficitários. De acordo com isso, segundo Tadeu Gomes Teixeira, professor do curso de administração da UFMA, localidades que não apresentam retorno financeiro correm o risco de ficar desassistidas. 
	Com relação aos trabalhadores, no caso de uma estatal ser privatizada, o vínculo de emprego dos funcionários continua válido, mas, como a gestão passa para o controle privado, admitir ou demitir funcionários fica a critério exclusivo dos executivos, que, possivelmente, tendem a tomar decisões para aumentar o lucro. 
	No entanto, como qualquer tipo de atividade governamental, ela tem lados positivos e negativos. 
Um dos pontos positivos visando à privatização dos Correios é a facilidade na contratação de funcionários e serviços. Em empresas públicas, os cargos de confiança são muito comuns, quando ocorre à privatização isso deixa de acontecer.  Se uma empresa estatal quebra, o governo precisa recorrer ao Tesouro Nacional para tirá-la do vermelho com dinheiro público. No caso das empresas privadas, esse tipo de medida não acontece e, portanto, não há envolvimento de dinheiro público.
Já os pontos negativos, um deles, é a demissão, uma das primeiras iniciativas tomadas pelas empresas privadas após a privatização é reduzir o número de funcionários.
Diversos cargos podem ser cortados e elas recorrem a funcionários terceirizados, que custam menos. Com empresas privadas, os custos dos serviços prestados aumentam para suprir as despesas que eram pagas por meio da arrecadação de impostos quando a empresa era estatal. Empresas privadas tendem a investir apenas onde elas identificam que é possível obter lucro, dessa forma, a população de menor renda acaba ficando de fora de alguns serviços.
	Convencer a população da privatização dos Correios ainda é um grande desafio, pois a maioria continua sendo contra a venda da estatal. 
Fontes: 
https://www.bompracredito.com.br/blog/privatizacao/ 
https://canaltech.com.br/governo/privatizacao-dos-correios-entenda-o-que-vai-acontecer-155561/ 
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2020/09/4878649-governo-encaminhara-privatizacao-dos-correios-nas-proximas-semanas.html
https://exame.com/blog/instituto-millenium/privatizacao-por-que-os-correios-devem-ser-desestatizados/#:~:text=%E2%80%9CPrivatizar%20significa%20ter%20empresas%20mais,ganha%2Fganha%E2%80%9D%2C%20explica.&text=Com%20essa%20empresa%20privatizada%2C%20teremos%20um%20servi%C3%A7o%20de%20maior%20qualidade%E2%80%9D.
https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/rumos-privatizacao-correios/#page7

Mais conteúdos dessa disciplina