Buscar

Análise do filme "Joy - O nome do sucesso"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS 
APS I - RESENHA DO FILME JOY: O NOME DO SUCESSO
Mônica Estefânia Franco
	O filme conta a história da empreendedora estadunidense Joy Mangano. Joy é filha de pais divorciados, possuí uma irmã paterna mais velha, é divorciada e mãe de 3 filhos, quais apenas dois são citados. Em sua casa mora a mãe – que é retratada como deprimida –, a avó materna, os filhos, o ex-marido que mora em seu porão e o pai que acabara de chegar após se divorciar da 3° esposa. 
	Fazendo uma breve análise acerca do ambiente familiar da protagonista de sua infância até no momento atual, nota-se a desestrutura familiar, provavelmente antes mesmo do divórcio dos pais. A mãe de Joy deprimiu após o ocorrido, se mantendo apenas dentro de seu quarto, consequentemente, a filha teve de assumir uma postura adulta e responsável muito jovem, dessa forma, ela cresce amparada apenas por sua avó, que sempre a incentiva. A família de Joy tem uma relação abusiva com ela no filme, nos momentos de vitória retiram seu mérito e julgam que seu trabalho é fácil, nos momentos ruins fazem julgamentos, críticas e tentam enganá-la. A falta de amparo de família e a maneira submissa e parasita que a tratam, acarreta na falta de assertividade quando ela está neste ambiente, dessa forma, ela toma toda culpa pra si, prefere se manter calada e aceitar alternativas que a família oferece – mesmo estando em seu local de fala –, indicando déficit em tomadas de decisão. 
	Joy pratica sua criatividade desde nova, quando criança inventava diversas coisas enquanto brincava, não pode cursar a faculdade pois teve de cuidar dos negócios de seu pai. Atualmente está passando por dificuldades financeiras, quando se machuca enquanto utilizava um esfregão. A partir daí, a então empreendedora teve a brilhante ideia de criar seu próprio modelo de esfregão para posteriormente, quem sabe comercializá-lo. 
	O início de sua jornada foi marcado por situações complicadas, mas que ela se manteve resiliente. Quando foi procurar investidores e compradores, foi mal recebida e quase ignorada, mas sua persistência os convenceu e fez com que abrissem as portas. A falta de recursos financeiros fez com que Joy hipotecasse a casa pela segunda vez, dessa forma foi possível arrecadar o valor para a produção mínima de esfregões para serem vendidos em um programa de TV. Diversas vezes são retratadas as dificuldades que ela encontra no caminho, perdeu vendas, teve seu projeto plagiado, recebeu golpe do pai e da irmã, mas sempre se reergueu diante de tudo. Hoje, Joy é uma empreendedora de sucesso e podemos notar qualidades como dedicação, dinamismo, organização e paixão pelo que faz. 
	Por fim, cabe ressaltar que diversos sintomas, conflitos internos e externos poderiam ser melhor trabalhadas com auxílio de um Psicólogo. Joy desde criança passa por situações que podem ser traumáticas, tem sonhos que se repetem, está em constante pressão, dentre outros fatores considerados demandas a serem trabalhadas num contexto clínico. Dessa maneira, Joy teria a contribuição e uma visão alternativa para lidar com as eventuais questões da vida.
	
REFERÊNCIAS:
JOY: o nome do sucesso. Direção: David O. Russell. Produção de John Davis, et al. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2015.

Outros materiais