Buscar

1ª AV - Proc. Civil - Execução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – PROCESSO DE EXECUÇÃO – 1ª AVALIAÇÃO
	ALUNO
	
	MATRÍCULA
	03247763
	DISCIPLINA
	DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
	DATA DA PROVA
	07/04/2021
	PROFESSOR
	
	TIPO DE PROVA
	
	TURMA
	DNT05S1
	CÓDIGO DA TURMA
	
	NOTA
	
1. Mário obteve uma certidão de que a ação de execução por ele proposta foi aceita pelo juiz. Em seguida, Mário averbou a referida certidão no registro de imóveis, onde consta inscrito um apartamento do executado. Antes da sua citação no processo, o executado alienou a propriedade do referido bem para um terceiro. No decorrer do processo, percebe-se que o apartamento indicado por Mário para penhora, não pertencia mais ao patrimônio do executado. Assim, pergunta-se:
 A. a alienação não configura fraude à execução, pois o executado não tinha ciência do processo;
B. a alienação é eficaz, pois o registro é ato capaz de ensejar a ciência do processo;
C. a alienação efetuada após a averbação é presumida em fraude à execução;
D. a averbação é indevida, pois não se admite emissão de certidão para esse fim;
E. a averbação é indevida, pois só se a admite após a extinção da execução.
2. De acordo com o NCPC, em relação à execução civil, é correto afirmar que:
A. É penhorável, pela sistemática processual civil, o seguro de vida ainda não recebido e aquele que o segurado ou o beneficiário já recebeu.
B. Para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira, o juiz, a requerimento do exequente, determinará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional, que torne indisponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado, limitando-se a indisponibilidade ao valor indicado na execução, desde que com prévia ciência do ato ao executado.
C. Efetivada a penhora de dinheiro em depósito ou de aplicação financeira, poderá o executado, no prazo de 10 (dez) dias, alegar e comprovar que as quantias tornadas indisponíveis são impenhoráveis e/ou que ainda remanesce a indisponibilidade excessiva de ativos financeiros.
D. É possível o parcelamento do valor da execução, quando o executado, no prazo para embargos, reconhece o crédito do exequente e comprova o depósito de cinquenta por cento do valor da execução, acrescido de custas e honorários advocatícios, ocasião em que pode requerer que lhe seja permitido pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.
E. A conduta omissiva do executado no sentido de se opor maliciosamente à execução, empregando ardis e meios artificiosos, assim como dificultando ou embaraçando a realização da penhora, é considerada ato atentatório à dignidade da justiça.
3. Após protocolada ação de execução, e em sentença transitada em julgado, for declarada inexistente a obrigação que ensejou a execução, o exequente:
A. será advertido por praticar ato atentatório à dignidade da justiça.
B. será alvo de comunicação à OAB, a ser determinada pelo juiz.
C. ressarcirá o executado dos danos a este causados.
D. responderá por litigância de má-fé.
E. pagará multa por deslealdade processual.
4. Em relação aos prazos, no NCPC, é correto afirmar:
A. No caso de ação de execução por quantia certa, o devedor será citado para pagar a dívida no prazo de 10 dias, contados da citação.
B. Em se tratando de ação de execução de obrigação de entrega de coisa certa, o devedor será citado para, em quinze dias a contar da citação, satisfazer a obrigação.
C. No caso de execução por quantia certa, com a penhora dá-se a transmissão da propriedade ao credor, imediatamente, o qual deverá depositar a diferença a mais, caso a avaliação seja inferior ao débito.
D. No caso de ação de execução por quantia certa, o devedor será citado para pagar a dívida no prazo de três dias, contados da citação.
E. A fraude à execução importa em anulação do ato de alienação, em toda e qualquer hipótese.
5. Quanto à execução no Processo Civil, a legislação sobre a matéria estabelece:
A. A penhora de crédito representado por letra de câmbio, nota promissória, duplicata, cheque ou outros títulos far-se-ão exclusivamente pelo processo de conhecimento, pois não se sabe ao certo, se o direito é certo ou exigível.
B. Não constitui violação dos deveres da parte a conduta do executado que, intimado, não indica ao juiz bens sujeitos à penhora.
C. Na execução por quantia certa, os honorários advocatícios de 10% serão fixados de plano pelo juiz ao despachar a petição inicial, cujo valor será reduzido pela metade se o executado pagar integralmente o valor, no prazo de três dias da citação ou poderá ser elevado a 20% quando rejeitados os embargos à execução ou, quando não opostos, levando-se em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente, conforme se constatar ao final do procedimento executivo.
D. Antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode, a todo tempo, remir a execução, pagando ou consignando a importância atualizada da respectiva avaliação, acrescida das despesas decorrentes do leilão, inclusive honorários do leiloeiro.
E. São absolutamente impenhoráveis os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, exceto para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.
6. De acordo com o que foi estudado em sala de aula qual o objetivo tanto do cumprimento de sentença, quanto do processo de execução: 
A. levar ao conhecimento do julgador os fatos alegados pelo réu que extinguem, modificam ou impedem o direito do autor.
B. busca a formulação, em sentença definitiva, de uma regra jurídica concreta que discipline a situação litigiosa. 
C. buscar, através de atos materiais, obter o resultado que deveria ser alcançado pela voluntária satisfação do interesse subordinante. 
D. levar ao conhecimento do julgador os fatos que constituem o direito alegado pelo o autor. 
E. todas as alternativas.
7. Segundo o NCPC, a execução é provisória quando tem por título uma sentença impugnada por recurso com efeito apenas devolutivo. Não é correto afirmar sobre a execução provisória: 
A. o levantamento de depósito em dinheiro e a prática de atos que importem alienação de propriedade ou dos quais possa resultar grave dano ao executado dependem de caução suficiente e idônea, arbitrada de plano pelo juiz e prestada nos próprios autos.
B. ocorre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeqüente, que se obriga, se a sentença for reformada, a reparar os danos que o executado haja sofrido. 
C. fica sem efeito, sobrevindo acórdão que modifique ou anule a sentença objeto da execução, restituindo-se as partes ao estado anterior e liquidados eventuais prejuízos nos mesmos autos, por arbitramento. 
D.se a sentença provisória for modificada ou anulada apenas em parte, toda a execução ficará sem efeito a execução.
E. Todas as opções acima, estão corretas.
8. João firmou negócio jurídico com Maria, que pagou realizou o pagamento através de um cheque. Contudo, o cheque não foi pago pelo banco por falta de fundos. Ainda não tendo prescrito a executoriedade do cheque, o credor o que João poderá fazer para ter adimplida a obrigação: 
A. João nada poderá fazer, a não ser conformar-se com o inadimplemento de Maria.
B. João terá que ingressar apenas com ação de conhecimento condenatória contra Maria, para que esta efetue o pagamento da ordem do título. 
C. João terá que ingressar com ação de indenização contra Maria, pois o cheque não poderá ser pago pois ainda não prescreveu. 
D. João deverá executar Maria diretamente, mediante o título executivo extrajudicial, uma vez que ainda não prescreveu. 
E. João poderá executar Maria diretamente, sob pena de prisão civil, em caso de não pagamento do cheque.
9. De acordo como Tema: cumprimento da sentença, assinale a alternativa correta:
I. O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, far-se-á de ofício ou a requerimento do exequente.
II. Quando o Juiz decidir relação jurídica sujeita a condição ou termo, o cumprimento da sentença dependerá de demonstração de que se realizou a condição ou de que ocorreu o termo.
III. A autocomposição judicial, no cumprimento da sentença, pode envolver sujeito estranho ao processo e versar sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em juízo.
IV. A decisão judicial, desde que pendente de recurso recebido somente no efeito devolutivo, poderá ser levada a protesto nos termos da lei, depois de transcorrido o prazo para pagamento voluntário.
Está correto o que se afirmar APENAS em:
A. II e III.
B. I, II e IV.
C. I e IV.
D. III e IV.
E. I, II e III. 
10. Tício ingressou com uma ação de cobrança, em face de Caio, visando o recebimento de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Após a devida instrução do processo, o juiz julgou a ação procedente, condenando Caio a pagar o valor cobrado, com atualização monetária e juros de 1% ao mês. A sentença foi publicada e, tendo passado em branco o prazo recursal, Tício continua sem receber o referido crédito. Ante o inadimplemento de Caio, diante do exposto, o que Tício poderá fazer:
A. requerer o cumprimento de sentença, acrescendo-se ao débito, de plano, 10% de multa e 10% de honorários advocatícios, em razão do inadimplemento. 
B. ajuizar ação de execução de título judicial, citando-se o devedor para pagar em 3 dias, sob pena de multa e honorários de 10% cada.
B. requerer o cumprimento de sentença, intimando-se o devedor, na pessoa de seu advogado, para pagar o débito no prazo de 15 dias, sob pena de multa e honorários advocatícios de 10% cada.
D. requerer o cumprimento de sentença, intimando-se pessoalmente o devedor, para pagar o débito no prazo de 15 dias. Realizado o pagamento no prazo, serão abatidos 50% do valor dos honorários advocatícios.
E. nada poderá fazer.
E. ajuizar ação de execução de título judicial, citando-se o devedor para pagar o débito em 15 dias, podendo este oferecer embargos, que suspenderão o andamento da execução.

Continue navegando