Buscar

Ética meio ambiente e atuação do professor

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Camila Silva de Almeida
Ética, meio ambiente e atuação profissional
RIO DE JANEIRO
OUTUBRO
2021
1.INTRODUÇÃO
Tendo em vista a série de problemas enfrentados atualmente na educação, a ênfase na moralidade nos currículos escolares será um dos parâmetros de equilíbrio social mais considerados. Tendo em vista seu indispensável posicionamento diante da nova realidade da vida social, e sabendo que ela sempre existe nas discussões relacionadas ao comportamento humano, sua existência se faz necessária. Embora a ética e a moralidade sejam diferentes, são inseparáveis ​​porque têm um significado comum e são colocadas na mesma pasta que os valores humanos. É um dos principais pilares da atenção, reflexão e discussão do certo e do errado entre os indivíduos, e deve marcar a conciliação dos interesses pessoais e sociais.
Por ser a moralidade um conjunto de valores que orientam o comportamento humano e se relacionam com os demais, na mesma sociedade em que vivem, ela deve ser implantada nas instituições de ensino com o objetivo de regularizar o bem-estar social. É raro que a ética seja explicitamente discutida em cursos de ensino. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral humano na sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. Como conhecimento científico, a ética deve perseguir a racionalidade e a objetividade mais completas, ao mesmo tempo em que deve proporcionar ao máximo um conhecimento sistemático, estruturado e verificável.
Portanto, promover a ética no espaço de ensino é também um desafio para encontrar as chamadas atitudes críticas nos elos de ensino e aprendizagem. Para além de proporcionar-lhes competências de posicionamento através da ação coletiva, irá proporcionar condições para a promoção do desenvolvimento social e da autonomia dos alunos. Infelizmente, todos os setores da sociedade de hoje, incluindo educação e campos profissionais, carecem seriamente de moralidade, por isso as pessoas estão muito preocupadas que a moralidade é muito importante em todos os campos sociais. Portanto, dado que os indivíduos precisam aceitar comportamentos aceitáveis ​​na vida social, sua existência é necessária.
2.DESENVOLVIMENTO
O termo ética ainda pode ser entendido sob dois aspectos: Parece que a relação entre educação e moralidade não é acidental, mas inevitável, pois a educação é um fator de moralidade, principalmente por meio da educação moral, que contribui para a renovação e aprimoramento dos valores morais. O conselho educacional com grande chance de sucesso é se comprometer com valores como ética, justiça, dignidade, respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, unidade, autodisciplina, amor, confiança, compreensão, paz e fraternidade na sala de aula.
Hoje em dia, falar sobre moralidade se tornou lugar-comum e passou a fazer parte do nosso vocabulário. Aí pensei nessa relação, em como viver com uma pessoa diferente, mas não um estranho, mas alguém como a gente, até certo ponto, caminhando conosco. Ética e moral são temas que devem ser estudados no ambiente escolar para orientar o comportamento dos indivíduos na sociedade em que vivem. Como verdadeiras educadoras de cidadãos, as escolas têm a responsabilidade de orientar a ética dos alunos. Quando se trata de ética educacional, as pessoas pensam imediatamente no comportamento dos professores em relação aos alunos. A ética gira em torno de todos os princípios e valores que orientam a ação e fórmula regras para os interesses comuns de indivíduos e coletivos, estabelecendo assim princípios gerais.
O tema “Ética e Moralidade” são as normas que devem constar do Programa de Ensino Político (PPP) e do Regimento Escolar (RE) para que possam ser disciplinadas ao longo do processo de pesquisa para determinar o fim da desigualdade social. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a questão central da ética e da ética é cultivar uma visão crítica entre os alunos, ou seja, como proceder perante os outros.
Quando se trata de ética educacional, as pessoas pensam imediatamente no comportamento dos professores em relação aos alunos. A ética gira em torno de todos os princípios e valores que norteiam as ações, e estabelece regras para os interesses comuns de indivíduos e coletivos, estabelecendo assim princípios gerais. Boff destaca: “Portanto, ética significa tudo o que contribui para melhorar o meio ambiente e torná-lo uma casa saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrado e espiritualmente fertilizado” (1997). No que diz respeito à educação, ela é centrada no aluno.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCMsEI) fala sobre três princípios: ética, estética e política. Quanto aos princípios éticos, os comentários são os seguintes: "Princípios éticos: atribuem importância à autonomia, responsabilidade e respeito pelos interesses comuns, pelo meio ambiente e pelas diferentes culturas, identidades e singularidades." Os professores devem sempre agir de maneira responsável e formar uma atitude moral em relação à vida entre os alunos. Inclua posturas claramente definidas na moral, porque os professores se tornam modelos para os alunos. Os professores não podem apenas considerar os alunos em sala de aula, mas se concentrar apenas nas notas reconhecidas em suas disciplinas. Como pessoa que vive em sociedade, tem a responsabilidade de ajudar os seus alunos a integrarem-se na sociedade de forma ativa e participativa.
 Para a atuação dos professores, seja dos alunos ou docentes e funcionários, é necessário ter um estilo de vida equilibrado e ficar longe de maus hábitos que prejudicam a si mesmo e aos outros. Seu comportamento deve incluir: sentimentos, alegria, sobriedade e temperança. Em seu modelo de fala, você deve usar palavras educadas em vez de vulgares ou gírias. Portanto, não posso deixar de pensar na importância da roupa, que não deve ser inconveniente, como: rasgada, transparente, curta ou justa. É vantajoso usar algo que combina com você, o que é adequado, e combina com ele, ou seja, use algo que mostre o seu estilo, e lembre-se que mesmo assim você será copiado. A moralidade existe em tudo. O relacionamento com o corpo docente, equipe ou gestão deve ser estabelecido de forma simples e colaborativa, pois ambos estabelecem metas que os orientam para o alcance de um único objetivo, educação de qualidade, aprendizagem significativa e crescimento do aluno.
 Um professor que não tem outra profissão, ou está prestes a se aposentar, como ele pode continuar a se formar e lidar com os alunos nessa posição? Os professores precisam acreditar na educação e estar convencidos de que ela pode mudar a sociedade. Ele desempenha um papel fundamental e afeta a maneira como os alunos pensam e se comportam. Os alunos têm o direito de desfrutar de uma educação agradável e de alta qualidade. Os professores devem obedecer às regras e padrões de nossa educação. Para tornar a educação interessante e atingir seus objetivos, não se pode considerar apenas o conteúdo didático de um determinado tema, mas é preciso investir no aluno para que ele se desenvolva e seja crítico sobre o que vê. Diz: seja um questionador, crie sua própria história, saia da plateia e entre no palco.
Incentive os alunos a pensar antes de reagir, não tenha medo do medo, torne-se seu próprio líder, autor de suas próprias histórias, saiba filtrar estímulos de estresse, não só para lidar com fatos lógicos e problemas específicos, mas também com contradições da vida.
 A educação do Brasil sempre foi meta de reconstrução contínua, principalmente no momento, aponta para a possibilidade de mudanças reais, pois rediscutiu seu papel nos aspectos pessoais críticos e comprometidos da educação com o meio social. Esta é uma fase de transição do domínio do paradigma da verdade científica e da disseminação de conteúdo para uma posição crítica e reflexiva que visa repensar a relação entre o ser humano e o mundo. Na ética educacional, o professor não irá apenas buscar colocarseu conteúdo científico em um ambiente completo, mas ignorar os alunos. Em outras palavras, os alunos devem se desenvolver como um todo em termos de emoção, biologia, cognição, psicomotricidade e sociedade. Parece que a relação entre educação e moralidade não é acidental, mas inevitável, pois a educação é um fator de moralidade e contribui para a renovação e o desenvolvimento dos valores morais, principalmente por meio da educação moral.
 
 
 
3.CONCLUSÃO
 É claro que os professores que estão comprometidos com a moralidade influenciarão os alunos moralmente e contribuirão para mudar a sociedade. Sabemos que isso pode ser visto no longo prazo, mas com certeza afetará mudanças no pensamento e nas atitudes, ou seja, mudanças na vida dos alunos. Assim, estabeleceu-se uma escola voltada para o conhecimento aprofundado: entre os cidadãos em processo de construção, sua vivência é coletivamente ativa, se posicionam sobre a vida e sempre contribuem para a própria vida. melhor. Uma escola pode tratar os alunos como um todo, recebê-los e propor um crescimento e desenvolvimento integral, pode conduzir a educação experiencial e prestar atenção ao desenvolvimento geral das crianças e jovens, o que levará a grandes mudanças na sociedade.
4.REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CORTELLA. Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ed. – Petrópolis, RJ, Vozes, 2010
Ramos,Lenice. Ética na educação. meuartigo.brasilescola.uol.com.br,2015.Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/etica-na-educacao-faz-toda-diferenca.htm. Acesso em 11 de setembro de 2021
	
Parte superior do formulário
 
Parte inferior do formulário

Continue navegando