Aprendizagem Social

Aprendizagem Social


DisciplinaPsicologia da Aprendendizagem e Memória449 materiais4.480 seguidores
Pré-visualização1 página
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
APRENDIZAGEM SOCIAL
*
*
*
APRENDIZAGEM SOCIAL
Aprendizagem social é aprender com o outro e sobre o outro
Nos seres humanos a forma mais elevada de aprendizagem com o outro é transmitida pela cultura
Entretanto, a aprendizagem da linguagem, por exemplo, é adquirida com outros humanos; assim como a maior parte dos comportamentos humanos depende do convívio com os outros
*
*
*
APRENDIZAGEM SOCIAL
Aprender com o outro:
Imitação \u2013 a forma mais simples de aprendizagem com o outro é imitar. O que caracteriza a imitação é copiar o comportamento sem saber as consequências do mesmo. 
No comportamento de estampagem, apesar da função adaptativa do comportamento, o pato que estampa o comportamento do progenitor o faz da mesma maneira, mas não sabe o para que do comportamento.
*
*
*
APRENDIZAGEM SOCIAL
Aprender com o outro:
Observação \u2013 No comportamento de observação, o organismo repete o comportamento do outro da mesma espécie, mas o faz para obter ou evitar as mesmas consequencias.
Se um macaco observa outro utilizando uma caixa como escada para alcançar um cacho de bananas, o macaco reproduz o comportamento para, mas sabe que o comportamento o levará à banana.
*
*
*
APRENDIZAGEM SOCIAL
Aprender com o outro:
Contágio \u2013 O comportamento de contágio é a propagação involuntária e irresistível das ações de um indivíduo para outro e, na maioria dos casos, para todo um grupo de indivíduos que repetem o comportamento sem saber porque.
Quando em um cardume de sardinhas uma delas muda subitamente a direção, este comportamento se propaga para todas as outras.
Quando um bando de pombos pousados sobre um fio vê que subitamente um deles levantou voo fazendo ruído com as asas, todos os outros irresistivelmente seguem o seu comportamento
*
*
*
APRENDIZAGEM SOCIAL
Aprender sobre o outro:
Saber sobre como o outro se comportará dá ao organismo uma grande vantagem adaptativa.
Se um leão observa um bando de cervos e sabe aquele que está mais cansado, ou mais distraído, ou menos ágil, o predador terá muita vantagem em caçar estes indivíduos por aumentar sua probabilidade de sucesso