Buscar

Direito Comercial : o que é, sua história e fases - Administração - Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

dIREITO COMERCIAL
Definição e História
- O Direito Comercial é um ramo do Direito que é responsável por regulamentar tudo o que envolve o exercício das atividades econômicas, desde a produção e a circulação de mercadorias e serviços, como também os direitos e as obrigações dos empresários e da empresa, e o que diz respeito à falência e recuperação. 
Seu desenvolvimento teve início na Baixa Idade Média, com a decadência do Império Romano, tendo Veneza como destaque nos primórdios do Direito Comercial, por suas rotas comerciais, em razão do acesso marítimo. Nessa época, a cidade foi polo para transações de mercadorias e fonte para o desenvolvimento liberal, contradizendo aos ideais do cristianismo, religião hegemônica na época. Podendo tal cenário ser visualizado na obra literária “O Mercador de Veneza” de William Shakespeare, cuja história se desenvolve na cidade, abordando questões sociais e também referentes ao campo jurídico, uma vez que Veneza que era reconhecida por sua “Justiça” e suas regras.
- Tendo como principal berço a cidade de Veneza, a história do Direito Comercial pode ser dividida em fases subjetiva, objetiva e subjetiva mais que moderna.
1ª Fase
Do século XII a XVII, houve o predomínio da fase subjetiva, com foco na figura do comerciante, havendo destaque para as corporações de ofício que eram responsáveis por regulamentar as profissões e as atividades mercantis nas cidades. Além disso, nesse período, por haver a circulação de diferentes tipos de moeda, para que fossem feitas as transações de mercadorias, existia a Letra de Câmbio, uma carta que permitia a troca de moedas.
2ª Fase
Do século XVII a XX, prevaleceu a teoria dos atos do comércio que inaugurou a fase objetiva do Direito Comercial, em que o foco passa a ser em outros elementos, não apenas no comerciante, mas no ato de comércio. Sendo efetivada pelo Código de Comércio Napoleônico, considerou comerciante aquele que praticava atos de mercancia, independentemente de registro, marcando a ascensão da classe dos comerciantes e do direito privado.

Continue navegando

Outros materiais