Buscar

portfolio 11

Prévia do material em texto

ATIVIDADES 
AULA 1 E AULA 2
ENVIE PELO PORTFÓLIO 1
 www.triplov.com
TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER ESCRITAS COM SUAS PALAVRAS. CÓPIAS PARCIAIS OU TOTAIS NÃO SÃO ACEITAS E ZERAM A ATIVIDADE.
Você deverá resolver a questão abaixo e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos. 
	
NOME: Deividi Riskowski
RGM: 113.509
POLO: Taió / SC
	O tema a ser trabalhado neste semestre é História, Nacionalidade, Identidade e Memória. Cabe, então, refletirmos sobre as condições históricas em que o romantismo inicia em Portugal. Via-se um país atrasado em relação aos outros países da Europa, por conta de ter se dedicado a conquistar novas terras e, por isso, ter que financiar várias batalhas, deixando de investir internamente (na educação, saúde etc.). 
	Incentivar o espírito nacionalista na população leitora por meio de um romance que faz reviver a Idade Média, época em que Portugal vive uma fase de ouro, foi uma atitude que traduziu o espírito nacionalista de Alexandre Herculano, ao escrever O monge de Cister.
	Acesse http://books.google.com.br/books?id=eN8FAAAAQAAJ&printsec=frontcover&dq=O+MONGE+DE+CISTER#PPA297,M1 e você terá a obra Herculano na íntegra. Repare como era a língua portuguesa na época. Ainda que você não leia toda a obra, vá folheando e lendo algumas passagens. 
O resumo da obra conta que Vasco da Silva deseja matar Lopo Mendes, que tinha casado com Leonor , sua bem- amada; também queria vingar o pai, ofendido por um cavaleiro que, ainda por cima, tinha abusado de sua irmã Beatriz. Depois que assassina o rival, Vasco se arrepende profundamente, e torna-se padre. Enquanto isso , o sedutor de Beatriz - Fernando Afonso - a abandona. D. João de Ornelas , abade de Alcobaça, incentiva o ódio de Vasco, dizendo - lhe que Fernando Afonso era amante de Leonor ( a mulher que Vasco nunca deixara de amar) . Beatriz morre e Vasco conta ao rei D. João Ï o tenebroso, nefando, terrível e maldoso, além de maléfico, passado de Fernando Afonso, que é condenado a morrer queimado, ou seja, na fogueira. Por fim - uff! - Vasco morre e a narrativa acaba. A ação do romance transcorre no século XIV ( 1385). Com seus 3 romances históricos - Eurico, o Presbítero , O Monge de Cister e O Bobo - Herculano pretendia reconstituir a história de Portugal, desde as lutas da reconquista do território aos árabes invasores, até o final da Idade Média, com a formação do Estado português.
O Monge de Cister - Alexandre Herculano disponível em (disponível em http://pt.shvoong.com/books/1780236-monge-cister)
Leia o artigo de Eleisa Mathias, “A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA: HERCULANO E O MONGE DE CISTER”, disponível no “Arquivo”.
1 – “A ideia de passado glorioso que ocupa o imaginário popular é a causa dessa ideia de decadência. Ao comparar o passado com o presente, seja ele qual for, esse sempre estará aquém daquele, sempre será menor.” Explique sobre o contexto a que a afirmação de Eleiza Mathias se refere, isto é, como era a situação de Portugal e que gerou essa afirmação; não deixe de mencionar o papel da Literatura. (Entre 12 e 15 linhas). (5,0)
R: Por volta do século XIX, a ideia da decadência já se fazia presente entre os portugueses, por causa da perda do Brasil, que desde então ficaria independente, muitos fatos ocorreram a partir daí, A ganância da igrejas católica e a submissão da Inglaterra, que desde o inicio dos século ajudou a coroar Portugal e a escapar de Napoleão Bonaparte em troca de lealdade. Mas com a difusão de escrita e da imprensa, no final deste mesmo século, a participação na vida publica e e a participação eleitoral , começou a surgir no povo português, crescendo um sentimento de nacionalismo entre os portugueses.
Diante disso, a literatura tem um papel muito importante nesse processo, pois , agora amplamente divulgado, a literatura mostra um passado magestoso, entre batalhas e conquistas, um exemplo disso é os Lusiadas. Os portugueses tem sentem muito orgulho deste passado, que forma essa memória coletiva, e uma identidade nacional, tornando –se pilares para o futuro.
ATIVIDADE
AULA 2
Na ferramenta “Arquivo”, você encontrará a obra de Garrett, Viagens na minha terra. Procure ler os 10 primeiros capítulos. Nos sites indicados há um resumo da obra : http://www.neolivros.com/index.php?/neo/autores__1/almeida_garrett/viagens_na_minha_terra e http://www.portaldovestibular.com/viagens-na-minha-terra-resumo/ 
Com base nos capítulos III e X, identifique as características do período romântico ali presentes. EXEMPLIFIQUE COM TRECHOS DA OBRA. (5,0)
Que elevava da terra, erguia, alçava
O que no homem há do Ser divino,
E para os grandes feitos e virtudes
Lhe despegava o espírito da carne...
Como há - de ser belo ver o pôr do sol daquela janela!.....
E ouvir cantar os rouxinóis!.....
E ver raiar uma alvorada de Maio!....
Idealização do amor:
Um vulto feminino que viesse sentar-se áquele balcão _ vestido de branco _ oh! Branco por fora..... a frente descaída sobre a mão esquerda, o braço direito pendente, os olhos alçados do céu... De que cor os olhos? Não sei, que importa! É amiudar muito demais a pintura, que deve ser a grandes e largos traços para ser romântica, pavorosa, desenhar-se no vago da identidade poética.

Continue navegando