Buscar

Impactos do isolamento social na saúde mental dos idosos durante a quarentena

Prévia do material em texto

Impactos do isolamento social na saúde mental dos idosos durante a quarentena.
No ano de 2020, iniciou uma pandemia global que vem se agravando continuamente, e com isso aconteceu a quarentena, o qual debilitou os contatos sociais. Paralelamente, os impactos do isolamento social afetou bastante a saúde mental das pessoas da terceira idade, pois além de fazer parte do grupo de risco teriam que ficar em casa até às segundas ordens. Sob esse viés, por conta do alto índice de infectados pelo coronavírus muitos sofreram com ansiedade e depressão são os principais impasses. 
 Outrossim, observa-se o aumento de ansiedade no isolamento social, pois o controle no vírus está longe de acontecer e os que fazem parte do grupo de risco querem voltar à rotina de antes. Com isso, no auge de infecção nos jornais, como, o Jornal Nacional mostrava a realidade do mundo e atualização dos números de mortes. Além disso, infelizmente, nas redes sociais circulou muitos vídeos dos idosos querendo sair de casa ou com crise de ansiedade ao ficar informados com as notícias do mundo. Logo, tal questão nota-se que por falta do investimento do governo na quarentena não se preocupou com a saúde mental das pessoas mais velhas isso fez com que aumentasse o índice de mortalidade.
 Ademais, impossibilitados de sair de casa, muitos entraram em depressão por conta da falta do contato físico. Nesse sentido, segundo o site do G1 no primeiro semestre da pandemia de 2020 em Belo Horizonte foram registrados 24 mil casos de distúrbios mentais e 309 suicídios. Dessa forma, é inadmissível, que no Brasil, a cocavidade já era frequente entre idosos, agora, após a disseminação do novo coronavírus, a tendência é que os números decolem. Desse modo, não está sendo fácil a adaptação a essa nova realidade, porém no momento é necessário.
 Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias diante desse cenário. Para isso, o Ministério da Saúde, órgão responsável pelo bem-estar dos brasileiros, deve criar eventos sendo os idosos como alvo principal para ajudá-los com apoio de psicológicos, e por meio de campanhas publicitárias mostrar a necessidade de investimento do governo, com a finalidade de ajudar na saúde mental dos idosos. Assim, irá diminuir o número de mortes mostradas no site G1.

Continue navegando