Buscar

2 ano filosofia 1 bim 2 periodo ativ nao presencial 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA E. E. F. M. PRESIDENTE DUTRA - DIRETORA: STELA MEGUINS
PROFESSOR: GALAFRE BELÉM - DISCIPLINA: FILOSOFIA 
SERIE 2° ANO- 1 BIM - 2º PERÍODO: DE 01 A 19/03/2021 - ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 1
Condições Históricas para o Surgimento da Filosofia.
 ptslideshare.net
Alun@: Kauã Rubens
Turma: 2 MB
A Grécia antiga (Hélade) foi que um conjunto de cidades-Estados (Pólis) que se desenvolveram na Península Balcânica no sul da Europa. Por ser seu relevo montanhoso, permitiu que grupos de pessoas (Demos) fossem formados isoladamente no interior do qual cada Pólis desenvolveu sua autonomia.
Constituída de uma porção de terras continentais e outra de várias ilhas, bem como também em virtude da pouca fertilidade dos seus solos, a Grécia teve de desenvolver o comércio como principal atividade econômica. Assim, e aproveitando-se do seu litoral bastante recortado e com portos naturais, desenvolveu também a navegação para expandir os negócios, bem como mais tarde sua influência política nas chamadas colônias.
A sociedade grega era organizada segundo o modelo tradicional aristocrático, baseado nos mitos (narrativas fabulosas sobre a origem e ordem do universo), em que a filiação à terra natal (proprietários) determinava o poder.
Esse modo de estruturar a sociedade e pensar o mundo é comumente classificado como período Homérico (devido a Homero, poeta que narra o surgimento da Grécia a partir da guerra de Troia). Mas com o tempo, algumas contradições foram sendo percebidas e exigiram novas explicações. Surge, então, a Filosofia. Eis os principais fatores que contribuíram para o seu aparecimento:
 1- As Viagens Marítimas levaram os gregos aos extremos do mundo Antigo, chegando a regiões nas quais deveriam habitar deuses e seres extraordinários. Todavia, os navegantes constataram que essas regiões eram habitadas apenas por seres naturais. Assim como não haviam deuses ou monstros marinhos nos mares
Isso promoveu um “desencantamento” (desmistificação) do mundo, trazendo dúvidas para as explicações mitológicas de um modo geral. A partir de então, os gregos passaram a exigir outras explicações para a origem do mundo e para a existência das coisas. 
cuesoenemgratuito.com.br
 2- A invenção do calendário que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite. Isso favoreceu a capacidade dos gregos de abstrair o tempo naturalmente e não como potência divina 
ptslideshare.net3- O surgimento da moeda, usada para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa análise sobre a valoração. A circulação da moeda permitiu o enriquecimento de comerciantes e forçou uma troca de valores na Grécia antiga. As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C. 
 
mapadosucesso.com
youtube.com
4- A Redescoberta da Escrita. Ela ressurge na Grécia entre os sec. IX e VIII a.C. com uma função diferente: se afastar do sagrado (mágico, mítico, divino, sobrenatural) e se aproximar do humano (racional). HIERÓGLIFO SIGNIFICA ‘SINAL DIVINO’.
Ocorre o processo de DESSACRALIZAÇÃO DA ESCRITA. Ela agora não serve apenas aos propósitos míticos e religiosos, mas exige maior rigor e clareza e estimula o pensamento crítico.
Segundo os dados atuais, a escrita teria sido inventada de forma independente em três regiões. Ela surge pela primeira vez entre os sumérios, a cerca de 3.000 a.C. (5.000 ap.) na Mesopotâmia. Posteriormente, em torno de 1.500 a.C., há o surgimento da escrita na China e a cerca de 300 a.C. na Mesoamérica.
Língua grega antiga – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org
youtube.com
O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária, o prestígio social que antes era benefício de apenas algumas famílias diminuiu, assim como o prestígio que detinham.
5- O Surgimento da vida urbana criou um ambiente favorável para o surgimento da filosofia, na medida em que diminuiu o prestígio das famílias da aristocracia, proprietárias das terras, por quem os mitos foram criados, a partir do predomínio do comércio e do artesanato, que levou ao melhoramento de técnicas de fabricação e troca.
canaleducação.tv
Atividades: - Responda a partir da leitura desta apostila e de seus conhecimentos.
1- A filosofia surgiu na Grécia no final do século VII e no início do século VI a.C. Dentre as condições históricas para o seu surgimento, destacam-se as seguintes:
a) O gradual aprimoramento do pensamento mítico e o desenvolvimento das ciências
b) A popularização do pensamento de Platão e Aristóteles na sociedade ateniense.
c) A importância das cosmogonias e teogonias na organização social e cultural da sociedade grega.
d) O surgimento da ciência e das megalópoles modernas.
X) O desenvolvimento das viagens marítimas e a invenção da política.
2- “Dessacralização” da escrita é um termo usado para designar:
X) o surgimento da escrita, que ainda trouxe consigo caracteres relacionados ao caráter mítico da sociedade grega.
b) o processo de distanciamento da escrita da racionalidade humana.
c) a aproximação da escrita do “humano”, distanciando-a do sobrenatural.
d) o surgimento da política, que dependeu totalmente do surgimento da escrita.
e) o desaparecimento da escrita das pólis gregas, já que era preciso manter a hegemonia da aristocracia.

Continue navegando