Buscar

1Os currículos escolares são construídos em meio a processos sociais e históricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Os currículos escolares são construídos em meio a processos sociais e históricos, sofrendo influências das diferentes reformas implantadas com o propósito de auxiliar nos processos pedagógicos. Assim, a elaboração dos modelos e propostas curriculares, aponta sobre o tipo de sociedade e de cidadão que se pretende formar, e ainda sobre as ações que a escola deve exercer. Disserte sobre o objetivo das teorias críticas referentes à organização curricular.
Resposta esperada
O objetivo das teorias críticas busca a emancipação e o direcionamento na busca do comportamento crítico, com abordagens que apontam para as lutas e práticas de dominação. A análise crítica dos currículos impera sobre o questionamento do conhecimento, relações de poder, identidade como espaços de construção e produção dos discursos, que emitem desigualdades e contestações.
Minha resposta
As teorias críticas têm como objetivo orientar, emancipar e direcionar a busca pelo comportamento crítico, é como uma ferramenta de alerta aos professores a entender que o currículo, que faz parte das lutas e das relações sociopolíticas. A análise crítica nos currículos implica o questionamento do conhecimento, das relações de poder, das identidades como espaço de construção onde a produção dos discursos, refletem as desigualdades e os aspectos de contestação.
2A profissionalização docente passou por várias mudanças ao longo da história, de acordo com as concepções de educação, de ser humano e de sociedade de cada época. Essas transformações levaram a mudanças também na formação docente. Descreva as principais transformações na formação docente, no último século.
Resposta esperada
Por muito tempo, o professor era a figura central da ação educativa, tendo controle e autoridade sobre os alunos. A partir da década de 1970, houve investimentos no nível superior. Entretanto, na década de 1980, a expansão dos sistemas educativos levou à desprofissionalização docente. Na mesma década, surge a preocupação com a formação inicial e continuada dos professores e o desempenho de novas funções na educação. Com isso, houve a necessidade de aumentar a carga horária dedicada à prática escolar.
Minha resposta
O professor era visto como o dono do saber tendo a autoridade sobre os alunos que até então eram o receptor do saber, muitos professores tinham apenas o magistério mas com as transformações o ensino superior começou a ser exigido, especialização com isso a carga horaria dedicada a pratica escolar teve de ser aumentada

Continue navegando