Logo Passei Direto
Buscar

Questões de Física e Desenho Técnico

User badge image
Eric Lobo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para a determinação do fator de potência de um eletrodoméstico monofásico, foi aplicada a ele uma tensão de 120 V e foram medidas a corrente, de 4 A, e a potência consumida, de 240 W. Assim pode-se afirmar que o fator de potência deste eletrodoméstico é:
A)0.29
B)1
C)0.86
D)0.5
E)0.7

A cotagem em desenho técnico está definida pela NBR 10126:1987. Com base nessa norma, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, entretanto, se necessário, podem ser desenhadas obliquamente a este (aproximadamente 60º), porém paralelas entre si.
2. Linhas auxiliares e cotas podem se cruzar com outras linhas.
3. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro até a linha de contorno do objeto.
A)Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C)Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
E)As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Deseja-se verificar se há tensão entre uma fase e o neutro de um quadro de disjuntores de uma residência. Para isso, deve-se utilizar um multímetro digital selecionado em
C) 200 V-DC.
D) 200 V-AC
E) 200 mA-AC.
A) 200 Ω.
B) 20 V-AC

A Lei de Coulomb pode ser descrita como a força de atração ou repulsão de duas cargas pontuais situadas num meio dielétrico, sendo que o valor dessa força é dado:
A) pela razão entre o produto das cargas e o quadrado da distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio
B) pela razão entre o quadrado do produto das cargas e a distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio.
C) pela razão entre o produto das cargas e a distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio.
D) pelo produto das cargas pela distância entre elas, multiplicado pela constante dielétrica do meio.
E) pela razão entre o produto das cargas e o cubo da distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio

Uma bateria DC de 24 V alimenta um circuito série formado por R1 = 120 Ω e R2 = 360 Ω. A tensão em R2 vale:
a) 4 V.
b) 6 V
c) 10 V
d) 14 V
e)18 V.

Com relação ao diagrama ferro-carbono, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A austenita inicia à temperatura de 727 oC quando a concentração de carbono é de 0,76%.
( ) Quando a concentração da liga for de 2,14% de carbono, ao atingir a temperatura de 1147 oC ela passa para o estado totalmente líquido.
( ) A liga com concentração de carbono entre 2,1 e 4,3% é chamada de hipoeutética.
( ) Comercialmente, são utilizadas as ligas de ferro-carbono com concentração de carbono entre 4,3 e 6,7%.
A) V – F – F – V.
B) V – F – V – F
C) F – V – F – V
D) F – F – V – V
E) F – V – V – F

Pela 2ª Lei de Ohm, a resistência de um material é
(A) inversamente proporcional ao seu comprimento.
(B) inversamente proporcional à área de sua seção transversal.
(C) inversamente proporcional ao dobro de seu comprimento.
(D) diretamente proporcional ao quadrado de seu comprimento.
(E) diretamente proporcional à área de sua seção transversal.

Qual o consumo mensal de 30 dias, em kWh, de uma carga de 500 W que fica ligada durante 10 h por dia?
A) 15 kWh por mês
B) 5000 kWh por mês
C) 1500 kWh mensais
D) 150000 kWh mensais
E) 150 kWh por mês

A figura ao lado representa um micrômetro realizando uma medição. Com base nessa figura, considere as seguintes afirmativas:
1. A escala de Vernier existente no Nônio permite a obtenção de medidas com Precisão de 1 mm (10-6 m).
2. A escala indicada pela letra B varia de 0 a 100 centésimos de milímetro.
3. A medida obtida é 18,096 mm.
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

Um termômetro eletrônico mostrado na figura a seguir é utilizado para medir temperatura através de uma ponte de wheaststone, onde, para a temperatura de -20⁰C, a resistência é de 8 KΩ e para temperatura de 0⁰ C a resistência é de 4 KΩ. Nessas condições, os valores de tensão na ponte para cada um dos valores de temperatura são, respectivamente.
A) 0 V e 1 V
B) 1 V e 0 V
C) 0 V e 6 V
D) 6 V e 0 V
E) 3 V e 0 V

Considerando o Sistema Internacional de Unidades (SI), numere a coluna da direita, relacionando as unidades com as respectivas grandezas físicas.
1. Força.
2. Pressão.
3. Potência.
4. Trabalho.
( )Pascal
( )Watt.
( )Joule.
( )Newton.

A soldagem é um dos diversos processos metalúrgicos utilizados na construção mecânica. Sobre processos de soldagem, considere as seguintes afirmativas:
1. TIG é uma denominação aplicável ao processo de soldagem que utiliza como fonte de calor um arco elétrico formado entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça a ser soldada, sendo a zona de fusão protegida por um gás inerte.
2. A soldagem a ponto é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça a ser soldada.
3. MIG e MAG são denominações de processos de soldagem em que um arco elétrico é estabelecido entre a peça a ser soldada e um eletrodo consumível na forma de arame, que se funde continuamente em uma poça de fusão devidamente protegida.
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

A figura abaixo ilustra o gráfico de uma tensão em corrente alternada suposta senoidal. A tensão varia de um valor mínimo de !120 V a um valor máximo de 120 V. A curva se repete, indefinidamente, a partir do instante t4.
A) O intervalo de tempo desde zero até t3 é denominado período.
B) O valor eficaz (ou valor RMS) da tensão é de 120V
C) O valor de tensão máximo é +120√2V
D) O instante de tensão no instante t2 é de 0V
E) O circuito na verdade é corrente continua

Quanto aos aspectos de medicina, higiene e segurança na execução das tarefas de soldagem, considere as seguintes afirmativas:
1. A maioria dos acidentes na soldagem decorre do desconhecimento dos riscos envolvidos e da falta de utilização dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
2. Na soldagem oxi-acetilênica, os riscos devidos a choques elétricos são os mais imediatos a que o soldador está exposto, motivo pelo qual o uso dos EPI, como botinas e luvas de proteção, são indispensáveis.
3. As medidas de proteção para os riscos devidos à radiação na soldagem com arco elétrico devem ser coletivas, através do afastamento da fonte ou seu enclausuramento com anteparos, e de proteção individual, com a utilização dos EPI.
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 e são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

Um motor de indução trifásico de 5 HP, 220 V, fator de potência 0,80 e rendimento 0,80 tem corrente nominal de, aproximadamente
A) 10 A
B) 15 A
C) 20 A
D) 30 A
E) 50 A

Com base na NBR 5462, considere as seguintes afirmativas:
1. Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
2. Manutenção Corretiva é a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
3. Manutenção Preditiva é a manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se meios de supervisão centralizados ou de amostragem.
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

A respeito de manutenção industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes: manutenção corretiva planejada e manutenção corretiva não planejada.
( ) A maior simplicidade na realização da reposição de um item, bem como o alto custo decorrente da falha desse item são fatores que indicam a adoção da manutenção preventiva.
( ) Se um equipamento apresenta falhas oriundas de causas que não possam ser monitoradas e sua progressão não possa ser acompanhada, então não é possível realizar manutenção preditiva nesse equipamento.
( ) Quanto menores forem as implicações da falha na segurança pessoal e operacional, maiores serão as vantagens da implantação da manutenção preditiva.
A) V – V – V – V
B) F – V – F – V
C) V – F – F – V.
D) V – V – V – F
E) F – F – V – F.

áulicas são equipamentos utilizados em muitas instalações que necessitam de transferências de fluidos. Em relação às bombas hidráulicas e às instalações de bombeamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Escorva é o processo de preparação para o funcionamento de uma bomba, no qual o ar ou gases contidos em seu interior e na tubulação de sucção são extraídos e substituídos pelo fluido a ser bombeado.
( ) Cavitação é um fenômeno que pode ocorrer na sucção de uma bomba, causando problemas como ruído, vibração, alteração das curvas características e danos no rotor.
( ) Gaxetas são dispositivos utilizados para lubrificar os mancais de uma bomba.
( ) Selagem mecânica é um sistema de identificação que classifica o consumo de energia elétrica de uma bomba.
A) V – F – V – F.
B) V – V – F – F.
C) F – V – F – V.
D) F – F – F – V.
E) V – V – V – V.

Em relação às bombas hidráulicas de deslocamento volumétrico e às bombas de fluxo, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Bombas de engrenagens são bombas hidráulicas de deslocamento volumétrico.
2. Bombas de palhetas são bombas de fluxo.
3. Com relação a uma bomba de engrenagens capaz de deslocar 10 cm3/rotação, é possível afirmar, desconsiderando perdas, que a vazão dessa bomba, quando estiver funcionando a 1000 rpm, será de 10 litros por minuto.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Considere o circuito pneumático representado ao lado e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
( ) O símbolo 1.1 representa uma válvula reguladora de fluxo.
( ) O símbolo 1.6 representa uma válvula de simultaneidade (válvula E).
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.2 provocará o movimento de avanço do cilindro 1.0.
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.4 provocará o movimento de retorno do cilindro 1.0.
A) F – F – V – F.
B) V – V – V – V
C) F – F – F – V.
D) V – F – F – F.
E) F – V – F – V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Para a determinação do fator de potência de um eletrodoméstico monofásico, foi aplicada a ele uma tensão de 120 V e foram medidas a corrente, de 4 A, e a potência consumida, de 240 W. Assim pode-se afirmar que o fator de potência deste eletrodoméstico é:
A)0.29
B)1
C)0.86
D)0.5
E)0.7

A cotagem em desenho técnico está definida pela NBR 10126:1987. Com base nessa norma, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, entretanto, se necessário, podem ser desenhadas obliquamente a este (aproximadamente 60º), porém paralelas entre si.
2. Linhas auxiliares e cotas podem se cruzar com outras linhas.
3. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro até a linha de contorno do objeto.
A)Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C)Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
E)As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Deseja-se verificar se há tensão entre uma fase e o neutro de um quadro de disjuntores de uma residência. Para isso, deve-se utilizar um multímetro digital selecionado em
C) 200 V-DC.
D) 200 V-AC
E) 200 mA-AC.
A) 200 Ω.
B) 20 V-AC

A Lei de Coulomb pode ser descrita como a força de atração ou repulsão de duas cargas pontuais situadas num meio dielétrico, sendo que o valor dessa força é dado:
A) pela razão entre o produto das cargas e o quadrado da distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio
B) pela razão entre o quadrado do produto das cargas e a distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio.
C) pela razão entre o produto das cargas e a distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio.
D) pelo produto das cargas pela distância entre elas, multiplicado pela constante dielétrica do meio.
E) pela razão entre o produto das cargas e o cubo da distância entre elas, multiplicada pela constante dielétrica do meio

Uma bateria DC de 24 V alimenta um circuito série formado por R1 = 120 Ω e R2 = 360 Ω. A tensão em R2 vale:
a) 4 V.
b) 6 V
c) 10 V
d) 14 V
e)18 V.

Com relação ao diagrama ferro-carbono, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A austenita inicia à temperatura de 727 oC quando a concentração de carbono é de 0,76%.
( ) Quando a concentração da liga for de 2,14% de carbono, ao atingir a temperatura de 1147 oC ela passa para o estado totalmente líquido.
( ) A liga com concentração de carbono entre 2,1 e 4,3% é chamada de hipoeutética.
( ) Comercialmente, são utilizadas as ligas de ferro-carbono com concentração de carbono entre 4,3 e 6,7%.
A) V – F – F – V.
B) V – F – V – F
C) F – V – F – V
D) F – F – V – V
E) F – V – V – F

Pela 2ª Lei de Ohm, a resistência de um material é
(A) inversamente proporcional ao seu comprimento.
(B) inversamente proporcional à área de sua seção transversal.
(C) inversamente proporcional ao dobro de seu comprimento.
(D) diretamente proporcional ao quadrado de seu comprimento.
(E) diretamente proporcional à área de sua seção transversal.

Qual o consumo mensal de 30 dias, em kWh, de uma carga de 500 W que fica ligada durante 10 h por dia?
A) 15 kWh por mês
B) 5000 kWh por mês
C) 1500 kWh mensais
D) 150000 kWh mensais
E) 150 kWh por mês

A figura ao lado representa um micrômetro realizando uma medição. Com base nessa figura, considere as seguintes afirmativas:
1. A escala de Vernier existente no Nônio permite a obtenção de medidas com Precisão de 1 mm (10-6 m).
2. A escala indicada pela letra B varia de 0 a 100 centésimos de milímetro.
3. A medida obtida é 18,096 mm.
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

Um termômetro eletrônico mostrado na figura a seguir é utilizado para medir temperatura através de uma ponte de wheaststone, onde, para a temperatura de -20⁰C, a resistência é de 8 KΩ e para temperatura de 0⁰ C a resistência é de 4 KΩ. Nessas condições, os valores de tensão na ponte para cada um dos valores de temperatura são, respectivamente.
A) 0 V e 1 V
B) 1 V e 0 V
C) 0 V e 6 V
D) 6 V e 0 V
E) 3 V e 0 V

Considerando o Sistema Internacional de Unidades (SI), numere a coluna da direita, relacionando as unidades com as respectivas grandezas físicas.
1. Força.
2. Pressão.
3. Potência.
4. Trabalho.
( )Pascal
( )Watt.
( )Joule.
( )Newton.

A soldagem é um dos diversos processos metalúrgicos utilizados na construção mecânica. Sobre processos de soldagem, considere as seguintes afirmativas:
1. TIG é uma denominação aplicável ao processo de soldagem que utiliza como fonte de calor um arco elétrico formado entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça a ser soldada, sendo a zona de fusão protegida por um gás inerte.
2. A soldagem a ponto é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça a ser soldada.
3. MIG e MAG são denominações de processos de soldagem em que um arco elétrico é estabelecido entre a peça a ser soldada e um eletrodo consumível na forma de arame, que se funde continuamente em uma poça de fusão devidamente protegida.
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

A figura abaixo ilustra o gráfico de uma tensão em corrente alternada suposta senoidal. A tensão varia de um valor mínimo de !120 V a um valor máximo de 120 V. A curva se repete, indefinidamente, a partir do instante t4.
A) O intervalo de tempo desde zero até t3 é denominado período.
B) O valor eficaz (ou valor RMS) da tensão é de 120V
C) O valor de tensão máximo é +120√2V
D) O instante de tensão no instante t2 é de 0V
E) O circuito na verdade é corrente continua

Quanto aos aspectos de medicina, higiene e segurança na execução das tarefas de soldagem, considere as seguintes afirmativas:
1. A maioria dos acidentes na soldagem decorre do desconhecimento dos riscos envolvidos e da falta de utilização dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
2. Na soldagem oxi-acetilênica, os riscos devidos a choques elétricos são os mais imediatos a que o soldador está exposto, motivo pelo qual o uso dos EPI, como botinas e luvas de proteção, são indispensáveis.
3. As medidas de proteção para os riscos devidos à radiação na soldagem com arco elétrico devem ser coletivas, através do afastamento da fonte ou seu enclausuramento com anteparos, e de proteção individual, com a utilização dos EPI.
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 e são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

Um motor de indução trifásico de 5 HP, 220 V, fator de potência 0,80 e rendimento 0,80 tem corrente nominal de, aproximadamente
A) 10 A
B) 15 A
C) 20 A
D) 30 A
E) 50 A

Com base na NBR 5462, considere as seguintes afirmativas:
1. Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
2. Manutenção Corretiva é a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
3. Manutenção Preditiva é a manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se meios de supervisão centralizados ou de amostragem.
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

A respeito de manutenção industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes: manutenção corretiva planejada e manutenção corretiva não planejada.
( ) A maior simplicidade na realização da reposição de um item, bem como o alto custo decorrente da falha desse item são fatores que indicam a adoção da manutenção preventiva.
( ) Se um equipamento apresenta falhas oriundas de causas que não possam ser monitoradas e sua progressão não possa ser acompanhada, então não é possível realizar manutenção preditiva nesse equipamento.
( ) Quanto menores forem as implicações da falha na segurança pessoal e operacional, maiores serão as vantagens da implantação da manutenção preditiva.
A) V – V – V – V
B) F – V – F – V
C) V – F – F – V.
D) V – V – V – F
E) F – F – V – F.

áulicas são equipamentos utilizados em muitas instalações que necessitam de transferências de fluidos. Em relação às bombas hidráulicas e às instalações de bombeamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Escorva é o processo de preparação para o funcionamento de uma bomba, no qual o ar ou gases contidos em seu interior e na tubulação de sucção são extraídos e substituídos pelo fluido a ser bombeado.
( ) Cavitação é um fenômeno que pode ocorrer na sucção de uma bomba, causando problemas como ruído, vibração, alteração das curvas características e danos no rotor.
( ) Gaxetas são dispositivos utilizados para lubrificar os mancais de uma bomba.
( ) Selagem mecânica é um sistema de identificação que classifica o consumo de energia elétrica de uma bomba.
A) V – F – V – F.
B) V – V – F – F.
C) F – V – F – V.
D) F – F – F – V.
E) V – V – V – V.

Em relação às bombas hidráulicas de deslocamento volumétrico e às bombas de fluxo, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Bombas de engrenagens são bombas hidráulicas de deslocamento volumétrico.
2. Bombas de palhetas são bombas de fluxo.
3. Com relação a uma bomba de engrenagens capaz de deslocar 10 cm3/rotação, é possível afirmar, desconsiderando perdas, que a vazão dessa bomba, quando estiver funcionando a 1000 rpm, será de 10 litros por minuto.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Considere o circuito pneumático representado ao lado e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
( ) O símbolo 1.1 representa uma válvula reguladora de fluxo.
( ) O símbolo 1.6 representa uma válvula de simultaneidade (válvula E).
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.2 provocará o movimento de avanço do cilindro 1.0.
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.4 provocará o movimento de retorno do cilindro 1.0.
A) F – F – V – F.
B) V – V – V – V
C) F – F – F – V.
D) V – F – F – F.
E) F – V – F – V

Prévia do material em texto

1. 
peso: 2,5% 
Para a determinação do fator de potência de um eletrodoméstico 
monofásico, foi aplicada a ele uma tensão de 120 V e foram medidas a 
corrente, de 4 A, e a potência consumida, de 240 W. Assim pode-se afirmar 
que o fator de potência deste eletrodoméstico é: 
A)0.29 
B)1 
C)0.86 
D)0.5 
E)0.7 
 
2. 
peso: 2,5% 
Assinalar a alternativa CORRETA com relação à Lei de Ohm: 
A)A diferença de potencial, em volts, é igual à resistência, em ohms, vezes a 
intensidade de corrente, em ampères. 
B)A diferença de potencial, em ohms, é igual à resistência, em ampères, vezes 
a intensidade de corrente, em volts. 
C)A diferença de potencial, em ampères, é igual à resistência, em volts, vezes a 
intensidade de corrente, em ohms. 
D)A diferença de potencial, em watts, é igual à resistência, em ohms, vezes a 
intensidade de corrente, em ampères 
E)A diferença de potencial, e ohms, é igual á resistência, em wats, vezes de 
intensidade de potencial ferritico. 
 
3. 
peso: 2,5% 
A cotagem em desenho técnico está definida pela NBR 10126:1987. Com 
base nessa norma, considere as seguintes afirmativas: 
1. Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, 
entretanto, se necessário, podem ser desenhadas obliquamente a este 
(aproximadamente 60º), porém paralelas entre si. 
2. Linhas auxiliares e cotas podem se cruzar com outras linhas. 
3. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar 
como linha de centro até a linha de contorno do objeto. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A)Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
B)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
C)Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
D)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
E)As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
 
4. 
peso: 2,5% 
Deseja-se verificar se há tensão entre uma fase e o neutro de um quadro 
de disjuntores de uma residência. Para isso, deve-se utilizar um multímetro 
digital selecionado em 
C) 200 V-DC. 
D) 200 V-AC 
E) 200 mA-AC. 
A) 200 Ω. 
B) 20 V-AC 
 
5. 
peso: 2,5% 
A Lei de Coulomb pode ser descrita como a força de atração ou repulsão 
de duas cargas pontuais situadas num meio dielétrico, sendo que o valor 
dessa força é dado: 
A) pela razão entre o produto das cargas e o quadrado da distância entre elas, 
multiplicada pela constante dielétrica do meio 
B) pela razão entre o quadrado do produto das cargas e a distância entre elas, 
multiplicada pela constante dielétrica do meio. 
C) pela razão entre o produto das cargas e a distância entre elas, multiplicada 
pela constante dielétrica do meio. 
D) pelo produto das cargas pela distância entre elas, multiplicado pela constante 
dielétrica do meio. 
E) pela razão entre o produto das cargas e o cubo da distância entre elas, 
multiplicada pela constante dielétrica do meio 
 
6. 
peso: 2,5% 
Uma bateria DC de 24 V alimenta um circuito série formado por R1 = 120 Ω 
e R2 = 360 Ω. A tensão em R2 vale: 
a) 4 V. 
b) 6 V 
c) 10 V 
d) 14 V 
e)18 V. 
 
7. 
peso: 2,5% 
Com relação ao diagrama ferro-carbono, identifique como verdadeiras (V) 
ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) A austenita inicia à temperatura de 727 oC quando a concentração de 
carbono é de 0,76%. 
( ) Quando a concentração da liga for de 2,14% de carbono, ao atingir a 
temperatura de 1147 oC ela passa para o estado totalmente líquido. 
( ) A liga com concentração de carbono entre 2,1 e 4,3% é chamada de 
hipoeutética. 
( ) Comercialmente, são utilizadas as ligas de ferro-carbono com 
concentração de carbono entre 4,3 e 6,7%. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para 
baixo. 
A) V – F – F – V. 
B) V – F – V – F 
C) F – V – F – V 
D) F – F – V – V 
E) F – V – V – F 
 
8. 
peso: 2,5% 
Pela 2ª Lei de Ohm, a resistência de um material é: 
A) Inversamente proporcional ao seu comprimento. 
B) Inversamente proporcional à área de sua seção transversal 
C) Inversamente proporcional ao dobro de seu comprimento. 
D) Diretamente proporcional ao quadrado de seu comprimento. 
E) Diretamente proporcional à área de sua seção transversal. 
 
9. 
peso: 2,5% 
A medida obtida no paquímetro representado pela figura ao lado 
corresponde a: 
 
A) 21,3 mm 
B) 24,0 mm 
C) ¾ polegada 
D) 30,5 mm 
E) 10,24 mm 
 
10. 
peso: 2,5% 
Qual o consumo mensal de 30 dias, em kWh, de uma carga de 500 W que 
fica ligada durante 10 h por dia? 
A) 15 kWh por mês 
B) 5000 kWh por mês 
C) 1500 kWh mensais 
D) 150000 kWh mensais 
E) 150 kWh por mês 
 
11. 
peso: 2,5% 
A figura ao lado representa um micrômetro realizando uma medição. Com 
base nessa figura, considere as seguintes afirmativas: 
1. A escala de Vernier existente no Nônio permite a obtenção de medidas com 
 
Precisão de 1 mm (10-6 m). 
 
2. A escala indicada pela letra B varia de 0 a 100 centésimos de 
milímetro. 
3. A medida obtida é 18,096 mm 
. 
 
Assinale a alternativa correta: 
A) Somente a afirmativa 3 é verdadeira 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras 
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras 
 
12. 
peso: 2,5% 
Um termômetro eletrônico mostrado na figura a seguir é utilizado para 
medir temperatura através de uma ponte de wheaststone , onde, para a 
temperatura de -20⁰C, a resistência é de 8 KΩ e para temperatura de 0⁰ C a 
resistência é de 4 KΩ. 
 
Nessas condições, os valores de tensão na ponte para cada um dos valores 
de temperatura são, respectivamente. 
 
(Dados R2= R3 = R4 = 4 KΩ) 
A) 0 V e 1 V 
B) 1 V e 0 V 
C) 0 V e 6 V 
D) 6 V e 0 V 
E) 3 V e 0 V 
 
13. 
peso: 2,5% 
Considerando o Sistema Internacional de Unidades (SI), numere a coluna 
da direita, relacionando as unidades com as respectivas grandezas físicas. 
1. Força. ( )Pascal 
2. Pressão. ( )Watt. 
3. Potência. ( )Joule. 
4. Trabalho. ( )Newton. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, 
de cima para baixo. 
A) 2 – 4 – 3 – 1 
B) 2 – 3 – 4 – 1 
C) 4 – 3 – 1 – 2. 
D) 3 – 1 – 2 – 4 
E) 1 – 2 – 4 – 3. 
 
14. 
peso: 2,5% 
A potência de um sistema trifásico é demonstrada através de um triângulo 
de potências. Com base no triângulo esquematizado ao lado, numere a 
coluna direita, relacionando as definições com os respectivos elementos. 
1. A ( ) Potência reativa 
2. B ( ) Potência Aparente. 
3. C ( ) Potência Ativa 
4. D ( ) Fator de potência 
 
A) 1 – 2 – 3 – 4 
B) 4 – 3 – 1 – 2. 
C) 3 – 1 – 2 – 4 
D) 3 – 1 – 4 – 2 
E) 1 – 3 – 2 – 4 
 
15. 
peso: 2,5% 
A soldagem é um dos diversos processos metalúrgicos utilizados na 
construção mecânica. Sobre processos de soldagem, considere as 
seguintes afirmativas: 
1. TIG é uma denominação aplicável ao processo de soldagem que utiliza 
como fonte de calor um arco elétrico formado entre um eletrodo de 
tungstênio não consumível e a peça a ser soldada, sendo a zona de fusão 
protegida por um gás inerte. 
2. A soldagem a ponto é realizada com o calor de um arco elétrico mantido 
entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça a ser 
soldada. 
3. MIG e MAG são denominações de processos de soldagem em que um 
arco elétrico é estabelecido entre a peça a ser soldada e um eletrodo 
consumível na forma de arame, que se funde continuamente em uma poça 
de fusão devidamente protegida. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
D) d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
 
16. 
peso: 2,5% 
A figura abaixo ilustra o gráfico de uma tensãoem corrente alternada 
suposta senoidal. A tensão varia de um valor mínimo de !120 V a um valor 
máximo de 120 V. A curva se repete, indefinidamente, a partir do instante 
t4 
 
Com base no gráfico acima, julgue os itens que se seguem. 
A) O intervalo de tempo desde zero até t3 é denominado período. 
B) O valor eficaz (ou valor RMS) da tensão é de 120V 
C) O valor de tensão máximo é +120√2V 
D) O instante de tensão no instante t2 é de 0V 
E) O circuito na verdade é corrente continua 
 
 
 
 
17. 
peso: 2,5% 
Quanto aos aspectos de medicina, higiene e segurança na execução das 
tarefas de soldagem, considere as seguintes afirmativas: 
1. A maioria dos acidentes na soldagem decorre do desconhecimento dos 
riscos envolvidos e da falta de utilização dos equipamentos de proteção 
coletiva e individual. 
 
2. Na soldagem oxi-acetilênica, os riscos devidos a choques elétricos são 
os mais imediatos a que o soldador está exposto, motivo pelo qual o uso 
dos EPI, como botinas e luvas de proteção, são indispensáveis. 
 
3. As medidas de proteção para os riscos devidos à radiação na soldagem 
com arco elétrico devem ser coletivas, através do afastamento da fonte ou 
seu enclausuramento com anteparos, e de proteção individual, com a 
utilização dos EPI. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras 
D) Somente as afirmativas 2 e 3 e são verdadeiras 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras 
 
18. 
peso: 2,5% 
Um motor de indução trifásico de 5 HP, 220 V, fator de potência 0,80 e 
rendimento 0,80 tem corrente nominal de, aproximadamente 
A) 10 A 
B) 15 A 
C) 20 A 
D) 30 A 
E) 50 A 
 
19. 
peso: 2,5% 
Com base na NBR 5462, considere as seguintes afirmativas: 
1. Manutenção Preventiva é a manutenção efetuada em intervalos 
predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir 
a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item. 
2. Manutenção Corretiva é a manutenção efetuada após a ocorrência de 
uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma 
função requerida. 
3. Manutenção Preditiva é a manutenção que permite garantir uma 
qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de 
técnicas de análise, utilizando-se meios de supervisão centralizados ou de 
amostragem. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras 
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras 
 
20. 
peso: 2,5% 
A respeito de manutenção industrial, identifique como verdadeiras (V) ou 
falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) A manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes: manutenção 
corretiva planejada e manutenção corretiva não planejada. 
 
( ) A maior simplicidade na realização da reposição de um item, bem como 
o alto custo decorrente da falha desse item são fatores que indicam a 
adoção da manutenção preventiva. 
 
( ) Se um equipamento apresenta falhas oriundas de causas que não 
possam ser monitoradas e sua progressão não possa ser acompanhada, 
então não é possível realizar manutenção preditiva nesse equipamento. 
 
( ) Quanto menores forem as implicações da falha na segurança pessoal e 
operacional, maiores serão as vantagens da implantação da manutenção 
preditiva. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para 
baixo. 
A) V – V – V – V 
B) F – V – F – V 
C) V – F – F – V. 
D) V – V – V – F 
E) F – F – V – F. 
 
21. 
peso: 2,5% 
Bombas hidráulicas são equipamentos utilizados em muitas instalações 
que necessitam de transferências de fluidos. Em relação às bombas 
hidráulicas e às instalações de bombeamento, identifique como 
verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) Escorva é o processo de preparação para o funcionamento de uma 
bomba, no qual o ar ou gases contidos em seu interior e na tubulação de 
sucção são extraídos e substituídos pelo fluido a ser bombeado. 
 
( ) Cavitação é um fenômeno que pode ocorrer na sucção de uma bomba, 
causando problemas como ruído, vibração, alteração das curvas 
características e danos no rotor. 
 
( ) Gaxetas são dispositivos utilizados para lubrificar os mancais de uma 
bomba. 
 
( ) Selagem mecânica é um sistema de identificação que classifica o 
consumo de energia elétrica de uma bomba. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para 
baixo. 
A) V – F – V – F. 
B) V – V – F – F. 
C) F – V – F – V. 
D) F – F – F – V. 
E) V – V – V – V. 
 
22. 
peso: 2,5% 
Em relação às bombas hidráulicas de deslocamento volumétrico e às 
bombas de fluxo, considere as seguintes afirmativas: 
1. Bombas de engrenagens são bombas hidráulicas de deslocamento 
volumétrico. 
 
2. Bombas de palhetas são bombas de fluxo. 
 
3. Com relação a uma bomba de engrenagens capaz de deslocar 10 
cm3/rotação, é possível afirmar, desconsiderando perdas, que a vazão 
dessa bomba, quando estiver funcionando a 1000 rpm, será de 10 litros por 
minuto. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras 
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras 
 
23. 
peso: 2,5% 
Considere o circuito pneumático representado ao lado e identifique como 
verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) O símbolo 1.1 representa uma válvula reguladora de fluxo. 
 
( ) O símbolo 1.6 representa uma válvula de simultaneidade (válvula E). 
 
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.2 provocará o movimento de avanço do 
cilindro 1.0. 
 
( ) Ao ser acionada, a válvula 1.4 provocará o movimento de retorno do 
cilindro 1.0. 
 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para 
baixo. 
A) F – F – V – F. 
B) V – V – V – V 
C) F – F – F – V. 
D) V – F – F – F. 
E) F – V – F – V 
 
24. 
peso: 2,5% 
No sistema óleo-hidráulico representado simplificadamente na figura ao 
lado, o diâmetro do cilindro 1 é 10 milímetros e o diâmetro do cilindro 2 é 
100 milímetros. Para equilibrar uma carga F2 = 16.000 N, será necessário 
que a força F1 seja de: 
 
A) 16 N. 
B) 160 N. 
C) 1.600 N 
D) 160.000 N 
E) 1.600.000 N 
 
 
 
 
25. 
peso: 2,5% 
Qualquer tipo de movimento relativo entre corpos sólidos dá origem ao 
atrito. Lubrificar é interpor um fluido adequado, o lubrificante, entre as 
superfícies em movimento relativo, de modo a reduzir o atrito. Em relação 
às propriedades físicas dos lubrificantes, considere as seguintes 
afirmativas: 
1. Ponto de fulgor é a temperatura em que o óleo aquecido, em aparelho 
adequado, desprende os primeiros vapores, que se inflamam 
momentaneamente em contato com uma chama. 
 
2. Ponto de fluidez é a temperatura em que o óleo, submetido a um 
processo de resfriamento, deixa de escoar livremente. 
 
3. Viscosidade é a medida do grau de atrito interno que se produz quando 
o óleo escoa. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira 
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras 
C) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
 
26. 
peso: 2,5% 
A tensão de tração à qual a seção transversal de uma barra de aço 
quadrada cujo lado mede 10 mm estará sujeita quando nela for aplicada 
uma força de tração de 10 kN é de: 
A) 100 Pa. 
B) 1273 kgf/cm2. 
C) 127,3 MPa 
D) 100 MPa. 
E) 1 N/m2. 
 
27. 
peso: 2,5% 
Sobre o paquímetro universal, é correto afirmar que permite realizar: 
Marque a questão correta. 
A) A medição de quatro peças simultaneamente. 
B) Exclusivamente medições internas. 
C) Medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. 
D) Somente mediçõesexternas e de profundidade. 
E) A medição de rugosidade e de ressaltos. 
 
28. 
peso: 2,5% 
Assinale a alternativa que contém apenas unidades de base do Sistema 
Internacional de Unidades (SI). 
A) Metro; quilograma; radiano; mol. 
B) Newton; mol; quilograma; mega. 
C) Pascal; mili; graus Celsius; metro 
D) Metro; kelvin; ampere; candela. 
E) Watt; esferorradiano; ampere; quilograma 
 
29. 
peso: 2,5% 
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos 
monofásicos e trifásicos, e atribua lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em 
seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima 
para baixo. 
( ) Em uma ligação em “Y”, a corrente de fase é igual à de linha. 
( ) Em uma ligação em delta, a tensão de fase é diferente da de linha. 
( ) A corrente trifásica pode ser gerada a partir de três geradores 
monofásicos. 
( ) Em uma ligação em “Y” desequilibrada, a corrente de neutro é zero. 
( ) É impossível estabelecer um circuito monofásico a partir de um circuito 
trifásico. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) V – F – V – F – F 
B) V – V – F – V – F 
C) F – F – V – F – V 
D) F – V – V – V – F 
E) V – F – F – F – V 
 
30. 
peso: 2,5% 
Quais são os dois gases nobres fundamentais utilizados como gases de 
proteção em processos de soldagem MIG/MAG? 
A) Xenônio e radônio. 
B) Argônio e neônio 
C) Hélio e xenônio. 
D) Argônio e hélio 
E) Radônio e xenônio 
 
31. 
peso: 2,5% 
As normas ISO 1219-1 estabelece a forma de representação dos 
denominados símbolos funcionais de sistemas hidráulicos e pneumáticos. 
Abaixo são apresentadas três figuras de válvulas, identificadas pelas letras 
(A), (B) e (C), respectivamente, empregadas nos sistemas pneumáticos. 
 
Com relação às válvulas apresentas acima, atribua V (verdadeiro) ou F 
(falso) às sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a 
seqüência correta, de cima para baixo. 
 
( ) Todas as válvulas são de duas posições. 
( ) A válvula (B) é do tipo 2/4. 
( ) A válvula (A) é acionada por botão e tem retorno por mola. 
( ) A válvula (B) é acionada por pressão. 
( ) A válvula (C) tem acionamento por gatilho e retorno por mola. 
( ) As válvulas (A) e (B) têm o mesmo número de vias. 
A) V – V – V – F – V – V 
B) V – F – F – V – V – F 
C) V – F – V – V – F – F 
D) F – V – F – V – F – F 
E) F – F – V – F – F – V 
 
32. 
peso: 2,5% 
Com relação aos processos de usinagem convencional, é correto afirmar 
que: 
A) O torneamento é um processo de usinagem com ferramenta de geometria 
não definida 
B) O processo de furação não gera cavaco. 
C) A furação é um processo de usinagem com ferramenta de geometria definida. 
D) As castanhas da placa de tornos convencionais são utilizadas unicamente 
para fixar a ferramenta de usinagem 
E) A geometria de corte não interfere na geração de cavaco nos processos de 
usinagem convencionais. 
 
33. 
peso: 2,5% 
O método Rockwell é um dos métodos empregados na indústria para 
ensaio de: 
A) Dureza. 
B) Tração 
C) Torção. 
D) Choque. 
E) Fadiga. 
 
34. 
peso: 2,5% 
O instrumento de verificação que permite o controle das medidas durante 
as operações de usinagem é o comparador: 
A) Mecânico 
B) Pneumático. 
C) Óptico 
D) Elétrico. 
E) De relógio 
 
35. 
peso: 2,5% 
Um transformador, cujas especificações são 120 V × 12 V − 60 VA, alimenta 
uma carga resistiva de 4 Ω no secundário. Os valores aproximados da 
potência consumida pela carga e da corrente no primário do transformador 
são, respectivamente: 
Assinale a alternativa correta. 
A) 24 W e 0,5 A 
B) 24 W e 0,3 A 
C) 36 W e 0,3 A 
D) 36 W e 3,3 A 
E) 60 W e 0,5 A 
 
36. 
peso: 2,5% 
O processo de fabricação que permite o melhor acabamento superficial é: 
Assinale a alternativa correta. 
A) A furação 
B) A lapidação 
C) O alargamento. 
D) A retificação 
E) O torneamento 
 
37. 
peso: 2,5% 
Um circuito com quatro resistências de 1 k Ω em série é alimentado por 
uma fonte de alimentação de 440 V em corrente contínua, conforme 
indicado abaixo. Nestas condições, os valores de tensão medidos no 
voltímetro V com a chave SW1 fechada são respectivamente: 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) 444 V 
B) 100 V 
C) 400 V 
D) 110 V 
E) 220 V 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
38. 
peso: 2,5% 
Assinale a alternativa que apresenta os valores para as correntes de malha 
I1 e I2 no circuito a seguir. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) 0,5A e 2A 
B) 1A e 2A 
C) 2A e 1A 
D) 2A e 2A 
E) 2A e 0,5ª 
 
39. 
peso: 2,5% 
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos, e atribua-
lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que 
apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
( ) A potência complexa é a soma algébrica da potência ativa e da potência 
reativa. 
( ) O fator de potência é alterado com a variação da potência reativa. 
( ) A potência complexa não permite interpretação geométrica. 
( ) Uma fonte senoidal com valor eficaz de 10 V fornece a mesma potência 
a um resistor do que uma fonte contínua de 10 V. 
( ) A impedância na condição de ressonância responde como se fosse um 
resistor. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) V – V – F – V – F 
B) F – F – V – V – V 
C) F – V – F – V – V 
D) F – V – V – F – F 
E) V – F – F – F – V 
 
40. 
peso: 2,5% 
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos 
monofásicos e trifásicos, e atribua lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em 
seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima 
para baixo. 
( ) Em uma ligação em “Y”, a corrente de fase é igual à de linha. 
( ) Em uma ligação em delta, a tensão de fase é diferente da de linha. 
( ) A corrente trifásica pode ser gerada a partir de três geradores 
monofásicos. 
( ) Em uma ligação em “Y” desequilibrada, a corrente de neutro é zero. 
( ) É impossível estabelecer um circuito monofásico a partir de um circuito 
trifásico. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) V – F – V – F – F 
B) V – V – F – V – F 
C) F – F – V – F – V 
D) F – V – V – V – F 
E) V – F – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina