Buscar

N1 - Avanços e Retrocessos...

Prévia do material em texto

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu como uma ferramenta destinada a avaliar a qualidade do Ensino Médio das escolas de todo o território brasileiro. Ademais, ele também possui a função de tentar elevar as oportunidades de acesso à educação para os menos favorecidos. Muito embora a cada ano o número de vagas nas instituições de ensino superior seja expandido, não há como negar a problemática do difícil acesso à educação superior para a maior parte dos brasileiros, tendo em vista que os resultados não levam em consideração as realidades e especificidades do contexto dos sujeitos.
Nesse sentido, o Governo Federal criou alguns programas que visam facilitar o acesso à educação. O estudante, portanto, pode ingressar no ensino superior através de alguns meios, sendo eles o Programa Universidade para Todos (PROUNI), em que dispõe bolsas em universidades privadas para alunos carentes por meio de renúncia fiscal, e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), em que propõe auxílios para pagar as mensalidades de cursos em faculdades privadas. Apesar disso, essas pessoas ainda enfrentam grandes dificuldades para obter seu diploma de ensino superior.
Aliado a isso, também há outras alternativas para essas situações. Um exemplo disso é o Programa de Inclusão Social e Racial, que visa garantir a inclusão de grupos desfavorecidos, uma vez que envolve a temática como, por exemplo, o racismo estrutural e a desigualdade socioeconômica. Dessa forma, conforme Ribeiro (2019), populações desfavorecidas tem menos condições de acesso a uma educação de qualidade, portanto, tais políticas públicas de ações afirmativas apresentam um potencial transformador para diminuir a desigualdade nas oportunidades. 
Sendo assim, as políticas públicas de acesso ao ensino superior conseguem diminuir os conflitos das desigualdades de acesso decorrentes das diferenças sociais e raciais. Dessa maneira, as políticas afirmativas servem para reparar um prejuízo social para grupos historicamente desprestigiados, ou submetidos a espoliação econômica. Essas políticas públicas não conseguem diminuir os conflitos, e que somente a tolerância adquirida por via de atitudes e meios pacíficos poderão diminuir esses conflitos. Os futuros acadêmicos devem lutar pelo acesso em uma instituição de ensino superior, seja com o auxílio do governo federal ou no combate às desigualdades do acesso e, para que haja mais oportunidades e a promoção dos direitos ao ensino superior, torna-se necessário muitas lutas e conquistas.
REFERÊNCIAS
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 82 p.

Continue navegando