Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
GABRIELA FREIRE FONSECA 
GICELE FERREIRA DOVAL
GIOVANNA BARBOSA LOPES
JOSÉ GELDYSON RAMOS
LAURIENE RIBEIRO DA SILVA
ATIVIDADE DE SOLUÇÕES
ITACOATIARA – AM
2021
Atividade soluções
1. Apresente os cálculos usados para preparar:
a) 100 ml de ácido clorídrico 0,5 mol.l-1 a partir do reagente comercial
(d=1,19g/ml e 37%, MM 36,45g/mol)
b) 100 ml de hidróxido de sódio 0,5 mol.l-1
1L-------------1000l 
X --------------250 ml
X = l00/ 1000
X = 0,1L
Molaridade 0,5mol/l
M= m / mm x V
0,5=m/ 40 x 0,1
0,5 = m /4
M =0,5 x 4
M = 2g de NaOH
c) 250 ml de HCl 0,1 mol.l-1 (a partir da solução 0,5 mol.l-1)
C1 x v1= c2 x v2
0,5 x V1 = 0,1 x 0,25
V1 = 0,025/ 0,5
V1 = 0,05L 
V1 =50ml
d) 250 ml de NaOH 0,1 mol.l-1(a partir da solução 0,5 mol.l-1)
C1 x v1= c2 x v2
0,5 x V1 = 0,1 x 0,25
V1 = 0,025/ 0,5
V1 = 0,05L 
V1 =50ml
2. Qual a massa necessária para preparar 250 mL de NaOH 0,21mol/L?
1L-------------1000l 
X --------------250 ml
X = 250 / 1000
X = 0,25l
Molaridade 0,21 mol/l
M= m / mm x V
0,21=m/ 40 x 0,25
0,21 =m /10
M =0,21 x 10
M = 2,1g de NaOH
3. Qual a massa necessária para preparar 250 mL de uma solução 0,100 molL-
1 de bórax (MM 381,38g/mol)?
1L----------1000 ml
x-------------250 ml
x= 250 / 1000
x= 0,250
M= m1 / MM x V(L)
m1= M x MM x V(L)
m1= 0,100 mol/L x 381,8g/mol x 0,250 L
m1= 9.5g
4. Qual a concentração da solução indicadora de fenolftaleína (MM: 320,34g/mol), sabendo-se que foi usado 1,00 g 100 ml de solução?
1L--------1000 ml
x----------100 ml 
x = 100 / 1000
x= 0,1
M = m1 / MM x V(L)
M= 1,00 g / 320,34g/mol x 0,1L
M= 0,03121
5. Qual a concentração da solução indicadora de vermelho de metila (MM
269,30g/mol), sabendo-se que foi usado 0,20 g para preparar 100ml de
solução?
6. Descreva o procedimento experimental para preparar uma solução diluída de ácido sulfúrico a partir do ácido comercial, especificando os cuidados e matérias utilizados.
No preparo de uma solução diluída de ácido sulfúrico (H2SO4) foram utilizados os seguintes materiais e reagente: 
MATERIAIS REAGENTE 
Proveta de 50 ml; Acido sulfúrico (H2SO4)
Balão volumétrico de 1L;
Bastão de vidro;
Béquer de 250 ml;
 Capela; 
 Funil;
Água destilada;
Frasco lavador;
EPIs: Luva; máscara, avental e óculos de proteção.
Para realizar a preparação dessa solução o uso dos EPIs são indispensáveis, pois trata-se de um ácido altamente corrosivo que em contato com a pele pode causar queimaduras severas, assim como outros danos a saúde, em função disso, todas as etapas do procedimento de diluição dessa solução deve ser realizado dentro de uma capela com exaustor. 
Primeiramente foi adicionado uma certa quantia de H2SO4 a ser diluída em uma proveta, em seguida, colocou-se uma pequena quantidade de água destilada dentro do béquer, logo após, foi transferido o ácido da proveta para o béquer com a água, sempre obedecendo a regra de nunca jogar água sobre o ácido, sempre colocar o ácido lentamente na água, pois o calor de dissolução liberado pode provocar a ebulição e projeção do ácido ou a quebra do recipiente de vidro que o contém. Sendo assim, ao transferir o H2SO4 para o béquer, com o auxílio de um bastão de vidro, a solução foi agitada até homogeneizar totalmente, logo depois, acrescentou-se água destilada para completar o volume total do béquer. 
Dando continuidade, com o auxílio do funil e do bastão de vidro a solução foi transferida para o balão volumétrico, na qual, utilizando o frasco lavador, o béquer foi lavado por pelo menos três vezes, retirando todo resíduo da solução diluída, em seguida, o volume do balão volumétrico foi preenchido até atingir o menisco. O balão volumétrico foi tampado e agitado por três vezes, garantindo assim, uma total homogeneização da solução. 
 Após o término do preparo, utilizando o funil e o bastão de vidro, a solução foi transferida do balão volumétrico para um frasco de vidro limpo e seco, rotulado com o nome da solução diluída, e a data que foi preparada. Esta etapa do procedimento exige muita atenção, pois o ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido seu alto poder corrosivo e desidratante, por esses motivos deve-se tomar muito cuidado ao manipular o H2SO4, a solução deve ser armazenada em frasco de vidro, uma vez que, dependendo da concentração do ácido, ele pode derreter o plástico.
7. Descreva o procedimento experimental para preparar uma solução aquosa de hidróxido de sódio, especificando os cuidados e matérias utilizados.
No preparo de uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0,5 mol.l‐¹ foram usados: 
MATERIAIS REAGENTES 
Balança analítica; Hidróxido de sódio (NaOH) Balão volumétrico de 100 ml; 
Béquer de 50 ml; 
Bastão de vidro; 
Funil; 
Espátula; 
Frasco lavador; 
Água destilada; 
EPIs: Luvas, máscara, óculos de proteção e avental . 
Para preparar 100 ml de uma solução aquosa de NaOH 0,5 mol, l‐¹, primeiramente calculou-se quantos gramas de NaOH seriam necessários para usar na preparação dessa solução, em seguida, utilizando uma espátula colocou-se no béquer uma quantia de NaOH, essa etapa exige muito cuidado e deve ser realizada rapidamente, pois o NaOH é um composto higroscópico, ou seja, é uma substância que possui a característica de absorver água do ambiente. 
 Em seguida, em uma balança analítica foi pesada 2 g da massa do NaOH necessária para preparar 100 ml da solução, após, com o auxílio de um bastão de vidro, diluiu-se cuidadosamente essa quantidade de massa em água destilada, essa etapa requer bastante atenção, pois o NaOH deve ser adicionado lentamente na água, nunca ao contrário, isso por que ao jogar água sobre um ácido, a temperatura se eleva tanto que pode haver uma pequena explosão (graças a fervura violenta da água ), espirrando ácido na pessoa e podendo até mesmo quebrar o recipiente que contém a solução. Caso haja aquecimento, deve-se esperar até que a solução volte a temperatura ambiente.
 Após total solubilização do NaOH, a solução saturada foi transferida para o balão volumétrico, com a ajuda de um funil e um bastão de vidro. Ao realizar a transferência, com o auxílio do frasco lavador, o béquer usado foi enxaguado com pequenas alíquotas de água destilada por cerca de três vezes, transferindo a água das lavagens à solução do balão volumétrico. Lavou-se também o funil utilizado na transferência da solução, tomando sempre o cuidado para que o volume não excedesse o traço de aferição do balão volumétrico. Dando seguimento, completou-se com água destilada o volume do balão volumétrico até atingir a marca do menisco, imediatamente, a vidraria foi tampada e agitada, para assim homogeneizar a solução.
Ao término da dissolução, transferiu-se a solução de NaOH para um frasco de plástico devidamente rotulado com o nome da solução, sua concentração e a data que foi preparada, visto que, o NaOH é uma substância que reage com SiO2 (dióxido de silício) presente no vidro, a solução de NaOH deve ser armazenada em embalagens de plástico. 
O manuseio do NaOH deve ser feito com total cuidado, pois trata-se de uma substância muito corrosiva e tóxica, que apresenta um quadro considerável de danos ao homem e se for inalado pode causar irritações, sendo que em altas doses pode levar à morte. O contato com a pele também é um fato perigoso, pois pode causar de uma simples irritação até uma úlcera grave, e nos olhos pode causar queimaduras e problemas na córnea ou no conjuntivo, por isso, ao manusear o NaOH deve-se utilizar os EPIs adequados para proteção.
8. O que é FISPQ?
FISPQ é a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos. A FISPQ é o meio de o fabricantedo produto divulgar informações importantes sobre os perigos desses produtos, ou seja, esta ficha tem como principal função informar os consumidores de todos os riscos que os produtos químicos oferecem à saúde do consumidor. É responsável por inserir todas as informações nas embalagens, dar instruções sobre o uso do produto, como realizar o descarte e como agir em casos de acidente, sendo esta ficha um documento obrigatório para realizar o transporte de produtos químicos.

Mais conteúdos dessa disciplina