Buscar

EBC - Geisa - Atividade 3

Prévia do material em texto

Centro Universitário Moura Lacerda
Disciplina: Formação Econômica do Brasil II Prof.ª: Carla Valdevite.
Nome: Geísa Cristina Seixas de Freitas – RA: 4022957
Atividade 3 – Plano Real
1) Explique as três fases de implementação do Plano Real.
Resposta:
1º FASE: O PAI – Programa de Ação Imediata - foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993, que “preparou a casa” para o lançamento do Plano Real um ano depois. Nessa época, o presidente era Itamar Franco, sendo que Fernando Henrique Cardoso já era o Ministro da Fazenda. Necessitando fazer: Corte de gastos públicos; Recuperação da Receita e Austeridade no relacionamento com Estados e Municípios. 
2º FASE: A criação da URV ocorreu em 27 de maio de 1994, inicialmente convertendo os salários e os benefícios previdenciários, promovendo a neutralidade distributiva.
3º FASE: Implementação da moeda. Todo o programa tinha como base as políticas cambial e monetária. A política monetária foi utilizada como instrumento de controle dos meios de pagamentos (saldo da balança comercial, de capital e de serviços), enquanto a política cambial regulou as relações comerciais do país com os demais países do mundo.
2) Faça uma breve comparação entre o Plano Cruzado e o Plano Real, Inclusive comparando a conjuntura econômica na época em que foram lançados.
Resposta: O Plano Cruzado foi proposto numa época de situação econômica difícil no país. Possuía um déficit orçamentário elevado e uma dívida externa impossível de pagar. O intuito do plano era conter a inflação, trocando a moeda corrente, congelando preços entre bens e serviços, bem como a taxa de câmbio e correção automática dos salários. Entretanto, em 1987 o plano Cruzado não obteve êxito, já que o governo não controlou a emissão de moeda e gastos estatais. 
Já o Plano Real também surgiu em um momento em que a economia do país se encontrava arruinado. O governo de Itamar Franco tinha uma inflação de 1119%, economia recessiva, sem dinheiro para cobrir os gastos do estado, entre outros problemas. A mudança começou com a nomeação do Fernando Henrique Cardoso a Ministro da Fazenda, depois a mudança da moeda Cruzeiro Real para Real. Foi visível a diminuição da inflação, pois garantiu nossa confiança na moeda. Fazendo com que as reservas internacionais fossem maiores do que nossa base monetária. Houve uma redução na expansão de gastos e emissão de moeda.
3) Por que ocorreu uma deterioração das contas externas após o Plano Real?
Resposta: Com o processo de aplicação da URV permitiu uma aceleração do processo de convergência da inflação para patamares internacionais, fez com que gerarasse essa deteriorização.
4) Em junho de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciou à nação um amplo programa de estabilização da economia. Entre as principais características do Plano Real, estão corretas:
a) O confisco, por 18 meses, de recursos depositados em contas bancárias e em cadernetas de poupança e o congelamento de preços e salários.
b) A reforma monetária, com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar, a elevação da taxa de juros, a redução do déficit público e a privatização de estatais.
c) A suspensão do pagamento da dívida externa, a contenção dos gastos públicos e limitações aos reajustes de preços e de salários, gerando inflação zero.
d) O controle da inflação por meio do congelamento de preços, a reforma monetária com aumento real de salários e a abertura do mercado interno a investidores estrangeiros.
e) A exclusão econômica e social da maior parte da população, a concentração de rendas, a redefinição dos gastos públicos, com privilégio das áreas de segurança e transportes.
5) No final de 1993, começou a ser implementado o Plano Real, que obteve êxito em controlar o grave processo inflacionário pelo qual passava o Brasil. No que concerne ao Plano	Real,	julgue	os	itens	subsequentes. 
Diferentemente de planos anteriores, o Plano Real não reconheceu a existência de inflação inercial no Brasil.
Resposta: Verdadeiro

Continue navegando