Buscar

Portfolio Faze 1 2021.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
DISCIPLINAS CURSANDO: Estado e Política Social. Estado e Serviço Social no Brasil. 
NOME DO ALUNO (A) Sabrine Yasmin Ferreira Melo RU: 3458039
PANDEMIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
INTRODUÇÃO
As reflexões apresentadas nesse trabalho tem como intuito demonstrar a importância do trabalho do profissional da assistência social na sociedade, destacando sua atuação em meio a pandemia do Covid 19.
Atualmente a sociedade convive com o caos, quase que num piscar de olhos o mundo mudou, as relações sociais mudaram a relação com emprego, estudo, família, todas foram transformadas, refeitas diante da ameaça de um vírus letal.
Rotinas foram alteradas e de forma significativa as desigualdades sociais foram escancaradas. A contradição social, uma marca histórica da nossa sociedade evidencia-se a cada dia mais, impulsionado pela pandemia do Covid 19. 
Nesse contexto, discutir tais dinâmicas relacionando-as com a prática de trabalho do Assistente Social é de extremo interesse desse trabalho
DEENVOLVIMENTO	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: DESENVOLVIMENTO
Desigualdades sociais é a expressão pura de um sistema que exclui e oprime, o sistema econômico denominado como capitalismo, em tempos de pandemia essa contradição fica ainda mais evidente, de acordo com Huri Paz:	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: Paz (2020)
Neste censo, fica evidente como as Zonas Oeste e Norte da cidade do Rio de Janeiro são as mais vulneráveis à contaminação da Covid-19, por concentrarem as maiores porcentagens de domicílio sem abastecimento da CEDAE, órgão público responsável pela distribuição. A pandemia da Covid-19 irá desvelar desigualdades históricas nas sociedades latino-americanas. O Brasil teve a oportunidade de aprender com os acertos e os erros de outros países que tiveram um aumento do número de infectados muito antes de nós, como a Itália e a China. Neste sentido, um alinhamento que congregue as diferentes esferas do Estado brasileiro é necessário para o desenvolvimento de políticas transversais, que possam garantir segurança alimentar, manutenção de renda mínima, acesso a produtos de higiene e etc. Caso contrário, a cada dia que esse alinhamento não é construído, com idas e vindas sobre as regras do distanciamento social, por exemplo, mais brasileiros e brasileiras correm o risco de terem suas vidas ceifadas pela falta de amparo do Estado e, possivelmente, teremos um cenário explícito de desigualdades raciais e econômicas entre as mortes registradas, como é o caso da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Vale ressaltar que os mapas acima só puderam ser desenvolvidos por conta de dados livres, disponibilizados por diferentes estâncias do Estado, tanto dos Estados Unidos, como do Brasil, entretanto, o atual Governo de Jair Bolsonaro tem demonstrado que prefere seguir o caminho contrário, como o estabelecimento da Medida Provisória 928/2020 que suspenderia o prazo de resposta sobre informações públicas durante a pandemia. Medida que logo depois foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Através de dados abertos e informações públicas, conseguiremos pressionar Estados e Governos e termos um termômetro da atual pandemia que assola a população brasileira[footnoteRef:1].	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: QUANDO APRESENTA UMA CITAÇÃO DIRETA LONGA, ELA NÃO DEVERÁ EXCEDER AS 8 LINHAS. SEMPRE A DEVE SECIONAR EM VÁRIAS PARTES E POR CADA QUE CITE APRESENTAR A SUA ARGUMENTAÇÃO SOBRE ELA, EXPONDO ASSIM AS SUAS IDEIAS E AS FUNDAMENTANDO.	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: APROFUNDAR OS SEUS CONHECIMENTOS ACERCA DAS NORMAS ABNT PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CITAÇÃO DIRETA LONGA E SOBRE O CONCEITO DE NOTA DE RODAPÉ. [1: PAZ, Huri. As desigualdades sociais que a pandemia da covid-19 nos mostra. Sem paginação. 04 de abril de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/04/04/artigo-as-desigualdades-sociais-que-a-pandemia-da-covid-19-nos-mostra Acesso em 07/04/2021.
] 
Por meio da discussão elaborada pelo autor, é possível perceber que os índices com maior incidência de casos do covid 19 eram nas áreas periféricas da cidade do Rio de Janeiro.
Espaços sem abastecimento, sem condições básicas para que medidas preventivas de proteção pudessem ser efetivadas pelas pessoas que ali vivem. Será coincidência então que estes locais sejam também os locais com maior número de pessoas infectadas? 
A resposta para esse questionamento nos faz retornar para reflexões feitas acima, o sistema capitalista exclui, oprime, e faz isso também por meio de lites impostos frente ao saneamento, abastecimento, a pandemia evidenciou contradições que são históricas. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS. 	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: AQUI DEVERIA APRESENTAR DE FORMA SINTETIZADA OS TÓPICOS PROPOSTOS PARA A REFLEXÃO, O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO ÀS VÁRIAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL, POTENCIALIZADAS PELA PANDEMIS, O DESEMPREGO, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, A FOME, ABORDAR A INSFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A NECESSIDADE DA SUAIMPLEMENTAÇÃO, O VALOR DA VIDA X O CAPITAL, ENTRE OUTROS.
A pandemia não apenas mostra contradições sociais contraditórias, ela escancara experiências que sempre, ou a muito tempo estiveram ali, mas fingimos não ver. 
Nesse contexto o Assistente Social é um agente que pode tornar possível a transformação de realidades cercadas por dificuldades, o assistente social tem o importante papel social de educar, estimular, direcionar pessoas para a luta, para a busca de seus direitos, pois só quando isso acontecer a pandemia da desigualdade será superada. 
Referência bibliográfica 	Comment by João Paulo Moreira Fernandes: SEMPRE VERIFICAR AS NORMAS ABNT PARA FAZER AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
PAZ, Huri. As desigualdades sociais que a pandemia da covid-19 nos mostra. Sem paginação. 04 de abril de 2020.

Continue navegando