Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EJA
AS I
PERGUNTA 1
O Mobral tinha três características fundamentais. Eram eles:
	
	e.
	O paralelismo em relação aos demais programas de educação; a organização operacional descentralizada; e a centralização de direção do processo educativo.
PERGUNTA 2
Pertencentes à UNE, foram constituídos em 1961 e tinham como principal forma de atuação o teatro de rua, também tendo cursos, encontros e festivais como outras expressões. A que se refere o trecho apresentado?
	
	b.
	Aos Centros Populares de Cultura (CPC).
PERGUNTA 3
Considere a sentença a seguir:
O analfabetismo pode ser considerado um elemento de exclusão social.
A sentença está:
	
	c.
	Correta, já que o analfabetismo é um fator de restrição para funcionar no contexto do mundo em que está inserido.
PERGUNTA 4
De acordo com o que foi visto ao longo da disciplina, o Serviço de Educação de Adultos (SEA) tinha como finalidade:
	
	d.
	reorientar e coordenar os trabalhos dos planos anuais do ensino supletivo direcionados a adolescentes e adultos analfabetos.
AS II
PERGUNTA 1
As mudanças com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde a sua inserção e permanência, respeitando a sua diversidade e as características intrínsecas, até as atribuições do Estado e a criação de condições para a sua manutenção foram temas das seguintes normatizações e legislações entre 1985 e 2006, EXCETO:
	
	e.
	Criação do Programa Educação para Todos (2002).
PERGUNTA 2
“A finalidade das penas privativas de liberdade, quando aplicadas, é ressocializar, recuperar, reeducar ou educar o condenado, tendo uma finalidade educativa que é de natureza jurídica”. (LUNA, 1985 apud MIRABETE, 2007, p. 25) MIRABETE, J. F. Execução Penal. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Com relação à Educação de Jovens e Adultos em situação prisional é INCORRETO afirmar que
	
	a.
	A educação da população carcerária deve ter configuração voltada à adaptação e ao comportamento dentro das prisões, visando à diminuição dos conflitos internos.
PERGUNTA 3
[...] negros nascem com peso inferior a brancos, têm maior probabilidade de morrer antes de completar um ano de idade, têm menor probabilidade de frequentar uma creche e sofrem de taxas de repetência mais altas na escola, o que leva a abandonar os estudos com níveis educacionais inferiores aos dos brancos. Jovens negros morrem de forma violenta em maior número que jovens brancos e têm probabilidades menores de encontrar um emprego. Se encontrarem um emprego, recebem menos da metade do salário recebido pelos brancos, o que leva a que se aposentem mais tarde e com valores inferiores, quando o fazem. Ao longo de toda a vida, sofrem com o pior atendimento no sistema de saúde e terminam por viver menos e em maior pobreza que brancos. (IPEA, 2007, p. 281 apud CICONELLO, 2008) Ciconello, A. O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial. Oxfam International, 2008. Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à diversidade, em especial à questão racial, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	b.
	A população afrodescendente pós-Lei Áurea é diferente da população atual, o que injustifica o recorte racial nas questões educacionais.
PERGUNTA 4
Leia atentamente as seguintes afirmações sobre a realidade do acesso e permanência de jovens e adultos na educação formal:
I - Tem um recorte social claro, em que os jovens pertencentes às classes mais altas alcançam maiores graus de escolarização com um processo educacional mais prolongado, enquanto os de classes mais baixas são impedidos de continuar os seus estudos, com um processo educacional mais curto.
II - A maior porcentagem de jovens analfabetos se encontra na faixa de 18 a 24 anos de idade.
III - A maior parte dos jovens analfabetos do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é do gênero feminino (63%).
É VERDADEIRO o que se afirma em
	
	e.
	I e III, apenas.
AS III
PERGUNTA 1
“na verdade, continua arraigada a ideia de que qualquer pessoa que saiba ler e escrever pode se converter em alfabetizador, assim como a ideia de que qualquer educador o é automaticamente – pelo fato de sê-lo um educador de adultos. É típico que se passe a ver o professor da escola como depositário natural da tarefa de alfabetizar adultos.” (Torres, “Ação Nacional da Alfabetização na América Latina”, 1990, p.05) Com relação à formação e formação continuada de docentes para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	b.
	A educação continuada é importante na medida em que auxilia na reprodução da prática desenvolvida com as crianças e adolescentes do ensino fundamental.
PERGUNTA 2
O ambiente escolar é palco do ensido-aprendizagem, onde os dois personagens, professor e aluno, experimentam junto com seus pares a promoção da aprendizagem. Muitos estudiosos da pedagogia têm compartilhado suas preocupações e objetos de estudo, detalhando os aspectos do ensino-aprendizado, conteúdo pedagógico, papel do professor etc. Uma dessas pesquisadoras é Tereza Rios, que propôs uma reflexão com relação às quatro dimensões de competência do professor, são elas:
	
	a.
	Técnica, Estética, Ética e Política.
PERGUNTA 3
Com relação à proposição reflexiva de Tereza Rios (2003), as quatro dimensões de competência do professor: Técnica, Estética, Ética e Política. Avalie as afirmações:
I - A dimensão estética é relacionada à beleza do trabalho docente, que visa o bem, ao fazer bem feito, com técnica, mas sem perder a emoção;
II - A dimensão estética na prática docente, por ocorrer casualmente, não deve ser erigida ao mesmo nível de importância que as dimensões técnica e política, mediadas pela ética;
III - A técnica está relacionada ao conhecimento do assunto, conhecimento didático, conhecimento do uso de recursos materiais, da medição do conhecimento em diferentes faixas etárias;
IV - A competência professoral é dividida pela autora em duas competências estritas: a competência intelectiva e a competência prática.
	
	a.
	I e III estão corretas.
PERGUNTA 4
“Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender, participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.” (Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24) Tomando esse trecho de Paulo Freire como diretiva, julgue os seguintes itens:
I - O educador busca ser educador, na contemporaneidade, e desenvolver a competência da autonomia na busca do conhecimento;
II - Ser apto a produzir conhecimentos novos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar;
III - A formação do docente envolve tanto formação técnica quanto estética, não só na arte, mas também ações que pratiquem o “fazer bem”, fazer de forma bela.
	
	b.
	I, II e III são verdadeiros.
AS IV
PERGUNTA 1
Analise a sentença a seguir.
A educação de jovens e adultos no sistema prisional deve prezar pela valorização e o trabalho com as histórias de vida dos educandos privados de liberdade.
Com base no que foi estudado na unidade, é correto afirmar que a sentença está:
	
	c.
	Correta, pois a prática educativa em prisões deve permitir que o docente se aproxime do educando de forma dialogada, crítica e politizada.
PERGUNTA 2
Leia o trecho a seguir.
“A leitura e a escrita permitem ao aluno desenvolver outras importantes habilidades, impactando positivamente toda sua vida escolar, pessoal e profissional. É preciso aproveitar a janela de oportunidades que somente o cérebro de uma criança possui, mais apto a adquirir conhecimentos”. (Extraído de: http://alfabetizacao.mec.gov.br/)
Considerando as iniciativas em relação à alfabetização de jovens e adultos, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A alfabetização de jovens e adultos é contemplada pela PNA, que preconiza a apresentação da leitura e da escrita como meios dedesenvolvimento pessoal e profissional.
PERGUNTA 3
A imagem abaixo é o logo do programa de educação de jovens e adultos Projovem Urbano.
Fonte: portal.mec.gov.br
O ProJovem é estruturado de maneira a integrar três importantes dimensões do currículo. Assinale a alternativa que contém as dimensões corretas:
	
	e.
	Educação, qualificação e ação comunitária.
PERGUNTA 4
Leia o trecho a seguir:
“Um Programa que vinha incluir os excluídos desse sistema regular de ensino porque enquanto professora temporária a gente percebia o quanto esses alunos são excluídos, eles são excluídos porque eles são estigmatizados, porque eles não prestam, porque eles bagunçam, porque eles são isso, porque eles são aquilo” (Educadora da participação cidadã em grupo focal, agosto de 2011).
A qual programa a educadora se refere em sua fala?
	
	b.
	Projovem.

Mais conteúdos dessa disciplina