Buscar

Teste de conhecimento Físico Químico aplicado a farmácia - aula 10

Prévia do material em texto

1.
		A respeito dos métodos eletroforéticos, assinale a opção correta.
 
	
	
	
	 Caso o pH do tampão seja superior ao ponto isoelétrico da proteína, esta irá migrar como cátion para o polo negativo.
	
	
	 Durante a eletroforese, proteínas podem migrar para o polo positivo, se a carga for negativa, ou para o polo negativo, se a carga for positiva, segundo seu ponto isoelétrico e a variação de pH do sistema.
 
	
	
	 Em sistemas de eletroforese vertical, moléculas de tamanhos diferentes e com mesma carga apresentam o mesmo padrão de migração.
 
	
	
	A mobilidade de uma proteína depende inversamente da carga líquida da proteína e diretamente da resistência exercida pelo solvente e pelo suporte.
 
	
	
	 Eletroforese é uma técnica para separação de proteínas em uma mistura sob a influência de campo eletromagnético
 
	
Explicação: 
Durante a eletroforese, qual quer molécula migra para o polo positivo, se a carga for negativa, ou para o polo negativo, se a carga for positiva, segundo seu ponto isoelétrico e a variação de pH do sistema.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A presença da dupla camada elétrica impede que as partículas coloidais:
	
	
	
	liquefaçam
	
	
	evaporem
	
	
	precipitem
	
	
	dissolvam
	
	
	sublimem
	
Explicação: 
A presença da dupla camada eléctrica impede que as partículas coloidais precipitem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A estabilidade dos coloides pode estar relacionado ao processo de adsorção, com objetivo de evitar agregação das partículas. A estabilidade dos coloides se dá devido ao processo:
	
	
	
	eletroforese
	
	
	atração eletrostática
	
	
	Repulsão eletrostática
	
	
	purificação de dispersão coloidal
	
	
	Tyndall
	
Explicação: 
Existem dois mecanismos utilizados para explicar a estabilidade das soluções coloidais, que são baseados em interações eletrostáticas:
 
(a) A macromolécula é carregada eletricamente, de modo a ocorrer repulsão mútua entre as partículas;
(b) Pode ocorrer a formação de um invólucro de solvatação de carga elétrica, o que se observa mais frequentemente em sistemas liofílicos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A diminuição da eficiência dos faróis de um automóvel na neblina está intimamente relacionada com:
	
	
	
	a diálise
	
	
	a adsorsão de carga elétrica
	
	
	o movimento browniano
	
	
	a eletroforese
	
	
	o efeito Tyndall
	
Explicação: 
O Efeito Tyndall ocorre quando há a dispersão da luz pelas partículas coloidais. Neste caso, é possível visualizar o trajeto que a luz faz, pois estas partículas dispersam os raios luminosos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Nas dispersões, soluções e suspensões, uma ou mais substâncias estão disseminadas em outra. Sobre dispersões, soluções e suspensões, considere as afirmativas a seguir.
I - Nas soluções verdadeiras, disperso e dispersante formam um sistema homogêneo.
II - Nas dispersões coloidais, disperso e dispersante formam uma mistura homogênea. III - Nas suspensões, não é possível ver o disperso a olho nu. 
É correto APENAS o que se afirma em
	
	
	
	IV
	
	
	 
I
	
	
	III
	
	
	II
	
	
	V
	
Explicação: 
Porque nas dispersões coloidais, disperso e dispersante não formam uma mistura homogênea, sendo  possível ver o disperso a olho nu. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A respeito de eletroforese, uma metodologia amplamente empregada para separação, isolamento, assinale a opção correta.
	
	
	
	São parâmetros que não podem afetar a mobilidade de partículas; a concentração do meio em que estão sendo separadas, além da força de atraso eletrostática.
	
	
	A princípio a mostra é aplicada em gel e a fonte de eletroforese cria a corrente elétrica que ocasiona a sua migração, quanto maior a molécula, mais rápido é este processo.
	
	
	A técnica consiste na migração de moléculas em função da aplicação de um ponto isoletrônico.
	
	
	A eletroforese é a técnica que separa molécula de acordo com carga elétrica e peso molecular.
	
	
	A eletroforese consiste na migração das partículas de uma solução coloidal sob a influência de um campo magnético onde a polaridade negativa atrai as moléculas.
	
Explicação: 
A eletroforese é uma técnica que visa separar determinados elementos, através do movimento de partículas em um meio que pode ser um gel ou um fluido submetido a um campo elétrico. É usada para separar moléculas pelo tipo de carga, massa molecular e força de ligação que possuem.
Pode ser aplicada para separar diversos compostos como ácidos nucleicos, proteínas, plasmídeos e outros. É muito comum porque é um procedimento de baixo custo, de fácil manuseio e que apresenta um resultado de forma rápida, além da possibilidade de ser utilizado em diversas áreas para finalidades distintas.

Continue navegando