Buscar

Políticas Sociais em Educação Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade do povo. Essas manifestações tomaram forma através do entusiasmo pela educação e pelo otimismo pedagógico. Mesmo diante da pressão social resultante desses movimentos, a educação foi deixada de lado pelo governo. Considerando esse cenário, disserte sobre as práticas excludentes da educação na Primeira República.
Resposta esperada
*As práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant (1891) e Rocha Vaz (1925). *Destaque para os elementos que marcaram estas reformas: a declaração do ensino livre, laico e gratuito, e a divisão de níveis da escola primária. O fim da obrigatoriedade do ensino, fato que contribuiu para a desoficialização do ensino como responsabilidade do Estado. *Os avanços representados pelas reformas não foram capazes de alterar o rótulo republicano de conservador para inovador. *O legado do período ficou marcado pelo federalismo educacional e pela falta de uma política de educação voltada para as classes populares. *As reformas não foram capazes de garantir a educação como prioridade ou como responsabilidade do Estado. *Os padrões evidentes de exclusão social da educação e a predominância do pensamento positivista.
Minha resposta
O período republicano foi marcado por manifestações que buscavam tornar a educação prioridade para povo. Mas infelizmente a educação foi deixada de lado pelo governo diante de tanta pressão social resultante dos movimentos, as práticas excludentes podem ser observadas nas reformas educacionais de Benjamin Constant e Rocha Vaz. É importante ressaltar os elementos que marcaram essas reformas, foram: a declaração do ensino livre, laico e gratuito, a divisão dos níveis das escolas primárias, o fim da obrigatoriedade do ensino,. Estes fatos contribuíram significativamente para a desvalorização de ensino sobre a responsabilidade do Estado. Esse período ficou marcado pelo federalismo educacional e pela ausência de uma política de educação voltada para as classes menos favorecidas, ou seja, classes populares. Onde a educação deixa de ser prioridade, em função das reformas não serem capazes de garantir essa premazia como responsabilidade do Estado.
2O reconhecimento do Serviço Social na Política de Educação é uma luta que faz parte da constituição do Serviço Social como profissão. O contexto de luta pelo acesso à educação passa pela compreensão das dinâmicas sociais que levaram as classes dominantes a alinharem seu discurso com aqueles pautados na educação como direito. Afinal, era preciso qualificar o trabalhador para adequação aos postos de trabalho criados nos processos de modernização produtiva. Mesmo diante desse cenário, foi através da luta da população e dos movimentos sociais que avanços foram conquistados e operacionalizados com a Política de Educação. Disserte sobre como atuam as políticas sociais na Educação.
Resposta esperada
* As políticas ofertam, visando à efetivação dos direitos previstos na CF-88, o espaço físico das escolas, a formação da equipe técnica como professores, diretores, pedagogos, entre outros. * Em outros momentos, atua com caráter redistributivo provendo reformas me espaços físicos e atualização do quadro profissional. * As políticas sociais em educação também são "espaço" das lutas pela garantia dos direitos, visto a situação precária de redes de ensino em nosso país e a necessidade de constante qualificação dos espaços educacionais.
Minha resposta
Podemos contemplar a educação como uma política pública social, dentro do contexto das políticas públicas sociais a educação é uma necessidade básica. É importante ressaltar que foram criadas políticas sociais de cunho assistencialistas. Os profissionais da educação passam a ser reconhecidos socialmente através de uma política nacional de educação e em 1930 é criado o Ministério da Educação., dando origem ao surgimento de um movimento que objetivava que toda a população brasileira tivesse acesso à educação, as políticas educacionais foram efetivas com o intuito de atingir a grande massa, trazendo através do acesso a educação oportunidades que possibilitarão a igualdade social, com isso podemos identificar a preocupação com a educação no sentido mais amplo. Algumas políticas são criadas como o Bolsa Família, o Fies, PROUNI entre outros que possuem o objetivo de garantir e favorecer o direito a educação.

Outros materiais