Buscar

Tarefa Assíncrona_texto_25_02_2021_Métodos Analíticos em Caracterização Mineral 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os métodos analíticos mais usados em caracterização mineral possuem várias aplicações, dentre elas a obtenção da composição química de amostras geológicas. 
A composição global de uma rocha ígnea pode ser expressa de duas maneiras:
1) uma análise geoquímica quantitativa, que forneça os percentuais em massa de cada um dos seus principais constituintes químicos; 
2) uma lista de minerais presentes na rocha e visualizados ao microscópio e que pode incluir uma estimativa qualitativa ou quantitativa de suas proporções relativas.
Estabeleça a relação dos óxidos/elementos químicos mais utilizados para uma análise química quantitativa. Justifique esta relação em função dos critérios de classificação das rochas ígneas. Não se pautar apenas na composição mineralógica (moda) - classificação Streckeisen. Justifique sua resposta.
Quais seriam estes óxidos/elementos químicos para rochas ígneas de composição peculiar como as rochas oriundas de intrusões alcalinas (carbonatitos, kimberlitos etc.), ou de origem mantélica, ou de magmas residuais como os greisens e pegmatitos? Justifique sua resposta.
A análise de uma rocha ígnea representa a composição do magma? Justifique sua resposta.
A análise composicional rochas metamórficas e sedimentares seguem quais prioridades analíticas? Descreva quais e suas aplicações.

Continue navegando