Buscar

Exercício de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação - 1
1 - “Desde os primórdios da humanidade, em diferentes espaços e tempos do planeta, a sociedade formulou variadas concepções sobre as pessoas com deficiência que se refletiram no modo como estas eram tratadas”. (ROSSO, 2018 p.10)
Sendo assim, indique quais as influências diretas das concepções acerca de pessoas com deficiência dos tempos primitivos até a Antiguidade, que foram descritas pelo autor:
A– Eventos específicos e determinantes para a humanidade.
B – Opiniões e experiências nos grupos com os quais se convive.
C –Gerações mais novas observam a forma que outras gerações lidam com esses indivíduos.
É possível afirmar que:
C - As questões B e C estão corretas
2- Como pode ser definido o multiculturalismo?
É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação.
3- Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
A - Ângelo (2006)
4 - O histórico brasileiro mostra o caráter assistencialista que caracterizou a política e a Educação Especial no país. As intenções e ações, geralmente, estavam relacionadas à caridade. Para Ross (2018), esse fato pode ser observado na própria criação das primeiras instituições de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant (IBC) e o Instituto dos Surdos Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), os quais foram criados pela interferência de pessoas institucionalmente próximas ao Imperador. A respeito das ações públicas voltadas ao assistencialismo, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
O assistencialismo demonstra que as ações públicas voltadas às pessoas com deficiência não são expressão do reconhecimento dos direitos e não promovem a transformação das condições sociais da vida.
5- Atualmente, tem sido muito comum as pessoas se depararem com outras conversando de um modo muito diferente do que estão acostumadas a ver. Entre as várias formas de comunicação encontramos a linguagem dos surdos, que atualmente é reconhecida pelo Brasil como língua oficial desta população. Há duas terminologias para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira, indique a opção que contém estas terminologias:
C - Libras e LSB.
6- O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: “O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9). O relato a cima pertence a:
 Edgar Morin)
7- “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
D - Marchesi e Palacios (2004).
8 - Desde os primórdios da humanidade, em diferentes espaços e tempos do planeta, a sociedade formulou variadas concepções sobre as pessoas com deficiência que se refletiram no modo como estas eram tratadas. Apesar das concepções sobre as deficiências coexistirem em muitos períodos e das transformações sobre essas concepções ocorrerem lentamente, há características particulares de cada época. Analise as características apresentadas e as relacione de acordo com o período em que foram mais evidentes:
1 Idade Média
2 Idade Moderna
( ) Internação com aprisionamento e castigos, com vistas à expulsão do demônio.
( ) Internação com cunho religioso, como tentativa de salvação da pessoa com deficiência.
( ) Deficiência associada à disfuncionalidade.
( ) Associação da pessoa com deficiência e a encarnação do mal.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas:
B - 1, 2, 2, 1elacione de 
9 - Na história da humanidade, dos tempos primitivos até a atualidade, as pessoas e suas deficiências, bem como suas famílias, tiveram etapas que se delineavam marcadamente pela exclusão que se apresentava e se apresenta vestida de várias formas: desde a mais perversa onde o extermínio e o isolamento era o destino, quando estivesse em jogo a manutenção e a sobrevivência do grupo, ou as formas mais veladas, não ditas, que não enxergam a necessidade e o (...)“direito enquanto programas e direitos à acessibilidade e ao usufruto dos bens culturais(...).”(ROSSO, 2018 p. 11)
O contexto acima nos aponta as barreiras principais no processo de inclusão das pessoas com deficiência, sendo elas:
A – A limitação biológica que nem sempre permite que a pessoa usufrua dos bens conquistados pela humanidade.
B – O despreparo das instituições para receber as pessoas com deficiência.
C – A falta de políticas públicas e programas de acessibilidade aos direitos humanos.
D - A não adesão dos professores às propostas inclusivas para as pessoas com deficiência.
Diante desse contexto quais afirmações que corroboram com a contextualização acima:
D - As alternativas B e C são as corretas
10 - De acordo com Silva (2010, p. 16) “Infelizmente vários sinais necessários à comunicação com surdos são desconhecidos pela população ouvinte, e o desconhecimento não é só dos vocabulários, mas da própria nomeação desta modalidade linguística.” E o que vem a ser modalidade linguística? É a forma como a língua se manifesta. Existem 3 modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. Identifique corretamente cada uma dessas modalidades:
Língua falada
Língua escrita
Língua sinalizada
( ) Tem a característica de ser espaço-visual.
( ) É conhecida por possuir uma característica oral e auditiva.
( ) Há mais exigências, em relação às regras da gramática normativa.
Assinale a alternativa correta:
D - 3, 1, 2
1 - O termo cigano é usado para designar povos de diferentes cores, crenças, religiões e costumes. O povo cigano tem convivido e superado diversos obstáculos, porém, o preconceito e a ignorância das pessoas têm sido quase impossível de superar, pois essa etnia é uma das mais hostilizadas no mundo” (Livro da Disciplina, cap. II, pág. 72). De acordo com o estudado no livro da disciplina, as afirmações acima são de qual escritor?
E - Marsiglia (2008)
2 - A valorização e ao respeito à pessoa humana, independente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural. Assim, buscamos alcançar, construir e contribuir para a obtenção de ambientes, processos, relações e atitudes cada vez mais adequados às necessidades e aos direitos, ao modo de ser e de existir das pessoas com e sem deficiência. A qual termo o relato se refere?
D – Inclusão
3 - Os mitos que envolviam o nascimento de uma pessoa com deficiência, buscando sempre uma explicação sobrenatural para a sua existência alargaramos passos para a mudança de concepções e com isso as conquistas em relação ao atendimento às necessidades dessas pessoas foram sendo atingidas lentamente. Sendo vistas como “encarnação do mal” ou “castigo” por ações da sua ancestralidade, as pessoas com deficiência tiveram que enfrentar a barreira da aceitação dentro de seus núcleos familiares, ficando a mercê de pensamentos excludentes e discriminatórios, isento da condição humana. (Adaptado, ROSS, 2018 p.14).
Tal visão sobre as pessoas com deficiência foi marcada pelas seguintes ações:
A – O uso de uma herança portuguesa “a roda dos enjeitados” no século XVIII que acolhia os nascidos com algum tipo de deficiência;
B – Aprisionamento e açoitamento a fim de expulsar espíritos demoníacos;
C - Isolamento e segregação por orientação da igreja e burguesia.
D – Busca da integração nas instituições públicas de ensino.
Indique quais afirmativas estão em consonância com essa visão equivocada das causas das deficiências:
B - As afirmativas A, B e C estão corretas
4 - Existem muitos surdos que têm domínio da língua oral e que se comunicam também com sons da voz, ainda que os fonemas sejam desorganizados por falta do feedback auditivo. Quando o surdo está sinalizando, ele está pronunciando-se na sua língua, está falando. De acordo com os estudos já realizados, como conversam os surdos?
E - Os surdos conversam com as mãos, por meio do estabelecimento de uma comunicação visual.
5 - A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil iniciou no século XIX, com a criação dos primeiros internatos, os quais eram derivados de experiências europeias. Muitas das ações desse período eram isoladas e com caráter assistencialista, desde esse período, muitas foram as ações, que configuraram à educação dessas pessoas alguns equívocos e avanços. A respeito desse histórico do desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, analise as afirmativas:
I. A partir da década de 1990 se inicia o movimento pela inclusão escolar.
II. Durante o desenvolvimento histórico da Educação Especial, desde seu início no século XIX até as primeiras iniciativas do movimento pela inclusão, o poder público foi o protagonista nas ações voltadas ao atendimento educacional especializado.
III. No final da década de 1960 tem-se a expansão das classes especiais, período que se caracteriza pelo processo de integração nas escolas.
IV. Na década de 1970 houve diversas iniciativas de atenção à Educação Especial, entre elas está a elaboração do I Plano Nacional de Educação Especial.
Assinale a alternativa correta:
D - Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
6 - “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.” Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão e que os gestos são as expressões espontâneas das pessoas, ou seja; são nossas expressividades naturais, podemos dizer que essa afirmativa se trata de um mito? Por quê?
I.Pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
II.Não devemos, também, colocar a Libras e os gestos na mesma categoria de análise, pois, apesar de ambos serem produções visuais, possuem natureza muito diferente.
III.Não é um mito porque pantomima, mímica e gestos são parte da gramática da Libras.
IV.É mito que a mímica pode ser comparada a Libras, mas a pantomima e os gestos são Libras.
Marque a alternativa correta:
 - Estão corretas as alternativas I e II pois trata-se de um mito, a Libras possui gramática organizada e é diferente em relação a essas expressões artísticas e produções visuais: pantomima, mímica e gestos.

Continue navegando