Buscar

Lâmina 51

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lâmina 51
Estrutura: Pele – HE
Classificação: Tecido Conjuntivo Frouxo (região das papilas dérmicas) e Tecido Conjuntivo Denso não modelado.
Observar: fibras colágenas – mais frequente proteína de fibra da matriz extracelular.
Características: Estão presentes em todo corpo, seendo a mais frequente fibra do tecido conjuntivo. Não são ramificadas e consistem em fibrilas de colágeno. Coram pela eosina (acidófila). Estas fibras podem ser finas, como as que ocorrem principalmente nas papilas dérmicas, logo abaixo do epitélio, e espessas; que ocupa a maior parte do campo. Ambos os tipos estão cortados tanto longitudinal como transversalmente. Verifique que as fibras tanto as mais finas como as mais espessas são mais ou menos cilíndricas. Observe, entre as fibras, a presença de núcleos (na maioria corados em tons arroxeados) das mais diversas formas. Estes núcleos correspondem a diversos tipos de células principalmente fibrócitos
Função: Preenchimento, estabelece conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos e sustentação (osso e cartilagem).
Procedimento: Em aumento menor, observe o tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratinizado. Logo abaixo do epitélio existe um tecido corado em rosa, é o tecido conjuntivo. Nesse tecido, podem ser vistos espaços claros entre as estruturas coradas em rosa. Este espaço corresponde à imagem negativa da substância fundamental amorfa, ela é extraída do tecido durante a preparação. Observe as estruturas coradas em rosa. Estas estruturas são as fibras colágenas.

Outros materiais