Buscar

Conceitos Filosóficos em Gestão Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Porque o Utilitarismo é frequentemente adotado por gestores públicos na justificativa de suas decisões?
R= Porque os gestores públicos, tem como finalidade zelar e trabalhar pela sua sociedade. E é justamente isso que os fazem muitas vezes adotarem o utilitarismo em suas gestões, pois como gestores de uma população, eles precisam olhar pelo bem estar da maioria, não podendo zelar ou tomar decisões que beneficiem apenas uma parcela, pois desta maneira, não estaria sendo considerado a felicidade, o bem estar do maior número possível de pessoas.
2- Como o libertarianismo se posiciona diante das liberdades individuais?
R= O libertarianismo diz que a liberdade individual é um valor fundamental. Em sua base, o libertarianismo acredita que a visão moral de que agentes individuais inicialmente possuem a si mesmos totalmente e tem certos poderes morais para adquirir direitos de propriedade a coisas externas, especialmente os frutos de seu trabalho. O libertarianismo enfatiza a importância da liberdade de escolha e de associação, tal como a maximização da autonomia.
3- O que é agir por dever para Kant? 
R= Em Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade.
4- Porque Rawls é a favor da redistribuição de parte das riquezas produzidas em uma sociedade?
R= Porque para Rawls, a chave para uma boa sociedade é um acordo social justo entre as pessoas e o Estado, fazendo com que a justiça fosse a primeira competência e preocupação dentro de uma sociedade, dessa forma, as necessidades de todas as pessoas envolvidas seriam tratadas de maneira igual. Para isso, as instituições sociais devem ser sempre justas: ser acessíveis a todos e redistribuir onde houver necessidade, assim, só as instituições justas podem produzir uma sociedade boa e promissora.

Continue navegando