Buscar

PRIMEIRA ESCOLA WALDORF

Prévia do material em texto

A fundação da Escola Waldorf surgiu diretamente desse impulso social de trimembração.
Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf/Astória em Stuttgart, Alemanha, era um colaborador do Movimento pela Trimembração do Organismo Sociale em virtude da sugestão de Steiner de que os trabalhadores da fábrica deveriam conhecer melhor o propósito de seu trabalho específico e, desse modo, conseguir uma relação mais humana com respeito a ele em meados de 1919, foi sugerido que disponibilizassem palestras para os seus empregados sobre temas sociais e educativos, como consequência surgiu entre os trabalhadores o profundo desejo que seus filhos recebessem uma educação escolar mais adequada às reais necessidades do desenvolvimento humano.
Por conta disso Molt pediu que Steiner ajudasse a organizar segundo sua concepção socioantropológica, uma escola para os filhos dos operários de sua fábrica.
Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, Alemanha, com 12 docentes e 256 alunos.
Até meados do século XX mais de 34 escolas Waldorf foram fundadas na Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra, Noruega e Suécia, na Hungria e na Áustria, assim como nos Estados Unidos. O movimento Waldorf consolidou-se e tornou-se um uma pedagogia amplamente praticada. 
Em alguns países como Alemanha, Holanda e Escandinávia, as escolas Waldorf passaram a ser subsidiadas pelo estado. Na maioria dos países, porém, os pais mantêm as escolas apesar da situação econômica nem sempre favorável, o movimento Waldorf cresceu. Em 1985, já havia mais de 306 escolas em 23 países espalhados pelo mundo..
Atualmente, existem mais de 1.100 escolas Waldorf/Steiner em 64 países e 1.857 jardins de infância Waldorf em mais de 70 países, além de associações Waldorf e centros de treinamento de professores para educadores e professores Waldorf em todo o mundo.
REFERENCIA: http://www.fewb.org.br/pw_fontes_historicas.html

Continue navegando