Buscar

Questão 17 Serviço Social, Direto e Cidadania

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A4 - Sobre os arranjos familiares apresentados na Rota de Aprendizagem- aula 04, assinale a única alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Atualmente, o único arranjo familiar reconhecido pelo direito de família é a família matrimonial.
	
	B
	Na contemporaneidade, a família matrimonial não é mais reconhecida enquanto entidade familiar, tendo em vista que o princípio que fundamenta as famílias, hoje, é o princípio da afetividade.
	
	C
	A familiar natural, prevista no art. 25 do ECA é aquela formada, única e exclusivamente, pelos pais e seus filhos.
	
	D
	Na família extensa ou ampliada, também prevista no parágrafo único do art. 25 do ECA, esta é configurada por parentes próximos com os quais se convive, apenas, por vínculo de afinidade.
	
	E
	A família adotiva é aquela constituída por meio de sentença judicial, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevendo os mesmos direitos de filiação, ou seja, para filhos biológicos e filhos adotivos.
Você acertou!
Resposta: Letra E é a correta. De acordo com a Rota de Aprendizagem- aula 04, a família adotiva é aquela caracterizada pelo instituto jurídico da adoção, conforme prevê o  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Questão 2/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - A Constituição Federal prevê a prioridade absoluta apenas para criança e adolescente, sendo que para o idoso o princípio da prioridade é prevista em legislação denominada infraconstitucional (o Estatuto do Idoso), ou seja, que na ordem de hierarquia das leis, está abaixo da Constituição. Acerca do Estatuto do Idoso e do princípio da prioridade, assinale V para as assertivas que correspondem a casos em que prevalece a garantia da prioridade e F para as assertivas que não correspondem, e escolha a alternativa correta. 
 
  I - (   ) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população
 II - (   ) Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
III - (   ) Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
IV - (   ) Garantia de recebimento do décimo quarto salário, anualmente, a partir do primeiro ano após a aposentadoria por tempo de serviço.
Nota: 10.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V  
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V – F
Você acertou!
Resposta: D. Previsão expressa no artigo 3º do Estatuto do Idoso e conforme estudado na Rota de Aprendizagem, aula 06.
	
	E
	V - V - V - V
Questão 3/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Com relação aos direitos da população idosa no Brasil, é importante conhecer alguns marcos jurídicos que a regulamentam. Com base em seus estudos e no livro base da disciplina, leia as afirmações abaixo: 
I Foi no ano de 1988 que surgiu a Política Nacional do Idoso;
II A Política Nacional do Idoso, lei 8842/1994 dispõe sobre o a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
III O Estatuto do Idoso é a única legislação que prevê direitos às pessoas idosas pois, nem na CF 1988 previu-se proteção social aos idosos.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta.
Você acertou!
Resposta: Letra D. Os direitos dos idosos são previstos, tanto na CF 88, como na Política Nacional do Idoso (1994) e Estatuto do Idoso (2003).
	
	E
	Apenas a alternativa III está correta
Questão 4/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Sobre o conceito de trabalho e como se modificou na história assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta. 
   I - (   ) Os gregos, como Platão e Aristóteles, valorizavam o trabalho e o consideravam dignificante.
 II - (   ) A primeira forma de trabalho foi a escravidão. O escravo não era considerado um ser humano, mas um objeto, propriedade de seu senhor.
III - (   ) Outro tipo de organização do trabalho era com os servos, que trabalhavam nas terras dos senhores feudais, em troca de proteção.
IV - (   ) Com a Revolução Industrial os trabalhadores concentram-se em um mesmo espaço produtivo e passam a ser denominados operários.
Nota: 10.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	F - F - F - V  
	
	C
	F - V - V - V
Você acertou!
Resposta: C. Conforme o tópico Direitos Trabalhistas: Dimensão Histórica, da rota 6.
	
	D
	F - F - V – V
	
	E
	F - F - F - F
Questão 5/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Foi sob a vigência da Constituição de 1937, que foi criada no dia 1º de maio de 1943 a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que entrou em vigor em novembro do mesmo ano. Sobre a CLT assinale a proposição correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A CLT passou a regular somente as relações coletivas de trabalho.
	
	B
	Com a CLT ganhou força a negociação privada entre trabalhadores e patrões bem como foi prevista férias quinquenais. 
	
	C
	A CLT reconheceu o direito à greve e o repouso remunerado em domingos e feriados;
Você acertou!
Resposta: C. Com a CLT houve ampliação dos direitos trabalhistas, dentre eles: o reconhecimento do direito à greve e o repouso remunerado em domingos e feriados;
	
	D
	A CLT trouxe grande avanço em relação a regulamentação do direito de greve mas eliminou outros direitos que vigoravam até então, como a licença maternidade, licença paternidade e o vale-transporte integral.
	
	E
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 6/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Com relação à adoção, leias as assertivas abaixo: 
I A adoção é a única forma admitida por lei de alguém assumir como filho uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa.
II A adoção confere a condição de irmão ao adotado.
III Ao se tornar filho, o adotado é desligado de qualquer vínculo com seus pais e parentes consanguíneos, com exceção dos impedimentos para casamento.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	B
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Resposta: E. Conforme o livro base desta disciplina, intitulado “Serviço Social, Direito e Cidadania”, apenas pela adoção alguém pode assumir como filho uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa e ainda, com a adoção, o adotado é desligado de qualquer vínculo com seus pais e parentes consanguíneos, com exceção dos impedimentos para casamento.
Questão 7/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A5 - A Constituição Federal de 1988 prevê no art. 196 que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." Sobre o direito constitucional à saúde, assinale a alternative correta. 
 
Nota: 10.0
	
	A
	A saúde se insere na Constituição Federal no rol dos direitos privados.
	
	B
	É dever do Estado mas não tem caráter preventivo. Tem ênfase na centralização dos serviços no âmbito Federal;
	
	C
	Para sua efetivação enquanto direito se faz necessária a criação de lei regulamentadora, tendo em vista que, como direito social, é considerado norma programática.
Você acertou!
Resposta: C. Os direitos sociais são normas programáticas e necessitam de lei que os regulamente, conforme estudado na Rota de Aprendizagem desta disciplina. 
	
	D
	A previsão constitucional à saúde tem aplicação imediata nas esferas Federal, Estadual e Municipal, com recursos do Fundo Previdenciário.
	
	E
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 8/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A5 - Sobre o direito à saúde no Brasil, bem como, sua concepção como direito, é correto afirmar: 
I O direito à saúde, a partir da CF 88, passaa ser um direito excludente, posto que só atinge a uma determinada camada da sociedade;
II O direito à saúde, antes da CF 88, era do tipo excludente, pois seu acesso era permitido apenas aos que podiam pagar pelos serviços privados ou aos trabalhadores com que tinham carteira de trabalho com vínculo empregatício.
III A partir da CF 88, o Brasil migrou de uma política de saúde seletiva e excludente para um modelo de caráter universal: saúde é direito de todos e dever do Estado.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Você acertou!
Resposta: A. Conforme o livro base desta disciplina, intitulado “Serviço Social, Direito e Cidadania”, a partir da CF 88, a saúde atinge o caráter de direito universal, tornando-se direito do cidadão e dever do Estado.
	
	B
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	E
	Apenas a alternativa II está correta.
Questão 9/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Com relação à temática dos direitos dos Idosos e com base livro base da disciplina, leia o trecho abaixo: 
A Sra. Joana é uma idosa de 80 anos, que reside sozinha em sua casa, no município de Olinda- PE. A mesma, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) , tornou-se integralmente dependente, não conseguindo mais cumprir com funções básicas, como: tomar banho, alimentar-se, trocar de roupa, etc. A Sra. Joana tem uma única filha, de 55  anos. Porém, esta filha não a ajuda e não teria este dever, pois já é adulta e tem todos os seus compromissos com sua família nuclear, além de suas atividades de trabalho. Sendo assim, a sra. Joana irá depender, única e exclusivamente, do aparato do Estado brasileiro, já que sua filha não é obrigada a ampará-la.
De acordo com este trecho e com base em seus estudos, assinale a única alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O trecho relatado está correto e não há o que ser feito pela sra. Joana.
	
	B
	O Estado não tem obrigação para com a sra. Joana, pois esta situação é de responsabilidade exclusiva de sua família.
	
	C
	Apenas o Estado tem obrigação de ampará-la, como previsto na CF 88, no art. 226, que prevê que a família tem especial proteção do Estado.
	
	D
	Tanto o Estado, quanto a família têm obrigação de amparar a sra. Joana, e tais obrigações estão previstas na CF 88, nos artigos 226, 229 e 230.
Você acertou!
Resposta: letra D. Conforme previsto na CF 88, a população constitui-se como sujeito de direitos, com especial proteção prevista nos artigos 226., 229 e 230.
	
	E
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 10/10 - Serviço Social, Direto e Cidadania
A6 - Sobre a temática dos Novos Direitos, estudada na Rota de Aprendizagem 06, leia as afirmações abaixo: 
 I- Estão relacionados ao processo de manutenção da realidade social, percepção que reduz a compreensão sobre os direitos coletivos;
II- Os direitos de gênero, direitos dos idosos, direitos da criança e do adolescente não podem ser considerados como novos direitos;
III- Apenas o direito  à biodiversidade pode ser considerado um “novo direito”, tendo em vista sua superioridade aos demais direitos.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente a alternativa I está correta.
	
	B
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	C
	Somente a alternativa II está correta
	
	D
	Somente a alternativa III está correta
	
	E
	Todas as alternativas estão erradas.
Você acertou!
Resposta: letra E. Conforme estudado, os novos direitos estão relacionados às transformações sociais e não, à manutenção da realidade social. Além disso, são exemplos dos novos direitos: direitos de gênero, direitos dos idosos, direitos da criança e do adolescente, direitos das minorias (étnicas, religiosas, sexuais), direitos da personalidade como direito à intimidade, entre outros.

Continue navegando