Buscar

A crise do socialismo em países

Prévia do material em texto

A crise do socialismo em países 
A crise do socialismo na Polônia 
Entre 1945 a 1989 a Polônia foi um estado socialista e ocupado pelo exército soviético, mas com o surgimento de um sindicato sob a liderança de Lech Walesa, que também contava com o apoio da igreja católica e de países capitalistas.
Em 1982 passou a atuar ilegalmente no parlamento, em 1989 participou das eleições para escolha de primeiro ministro no qual não era socialista.
Em 1990 Lech se tornou presidente, que mudou até o nome do partido para PSDRP
Em 1994 as tropas soviéticas foram retiradas do país 
A crise do socialismo na Alemanha 
Nessa época a Alemanha estava dividida em 2, ocidental e oriental
Em 1980 intensas manifestações exigiam a redemocratização. O presidente Egon Krenz assumiu o compromisso de abertura. Junto a isso a URSS sem outras escolha assinou um tratado para a desocupação de tropas soviéticas na RDA (republica democrática alemã).
Em 1989 foi derrubado o muro de Berlim e as Alemanhas foram unificadas, e foram feitos vários tratados entre os EUA e os soviéticos. 
A crise do socialismo na Hungria e na Tchecoslováquia 
Na Hungria.
Foi semelhante ao que ocorreu na Alemanha. Foi abolida a censura, aprovado o pluripartidarismo e a economia de mercado. Foi feito uma nova constituição, e passou a se chamar Republica da Hungria. Mais tarde a Hungria se retirou do pacto de Varsóvia.
Adotou modelos de privatizações de empresas e uma economia aberta para a Europa 
Na Tchecoslováquia 
Com intenso numero de protestos, conduziram o pais a eleição em que Václav Havel venceu, e como presidente do parlamento o Alexander Dubcek . Assim ouve a Revolução de Veludo (1989) esse nome se deu por ser uma revolução sem conflitos exagerados.
O país foi dividido em duas republicas uma denominada Tcheca e outra Eslovaca com estruturas autônomas com uma economia de mercado aberta e privatizações de empresas
Em 1993 em razão da riqueza e da industrialização da Tcheca, a Eslováquia teve que reaver suas rivalidades. 
Países no leste da Europa
Romênia: foi deposto o ditador, mais tarde morto junto com sua esposa; em 1989 a Romênia se retirava do bloco socialista com uma serie de medidas de privatizações e aproximação com países ocidentais capitalistas
Iugoslávia: após a morte do general Tito que mantinha o pais unido, ocorreu vários confrontos nacionalista e étnicos-religiosos. Pouco a pouco foi se separado as regiões, dentro elas a croácia, Eslovênia, macedônia, Bósnia 
Guerra da Bósnia(1992-1995):Em que o general Slobodan inicia um conflito baseado na purificação da população (nessa época ocorreu vários massacres a inocentes). Seu fim foi com a intermediação da ONU e dos EUA, em 2003 ocorreu a ultima separação que foi entre a Montenegro e a servia acabando assim a Iugoslávia

Continue navegando