Buscar

PCC ASPECTOS ANTROPOLOGICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA COMO COMPONENTECURRICULAR (PCC)
CURSO: Letras- Libras- Língua Portuguesa 
DISCIPLINA: Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação – CEL0466
DISCENTE: Valeria Furlan Sedano
DOCENTE: Jécica Gustavo Silva Felisbino
MATRICULA: 202008207894
OBJETIVO: Este relatório tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a relação entre cultura, sociedade e o ambiente onde vivo aplicando também os conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação.
 
INTRODUÇÃO: A cultura deve ser considerada um elemento essencial no processo educacional, na formação de indivíduos críticos e socializados. Nesse sentido a busca por uma melhor compreensão da importância da cultura no processo de aprendizagem e nas praticas pedagógicas é essencial, a fim de desenvolver uma escola socializadora, que releve a pluralidade cultural tornando o seu ambiente receptivo a alunos de todos os grupos sociais, étnicos e culturais. 
REFLEXÃO
A relação cultura e sociedade sempre se fizeram presentes na historia humana, como meio de distinção por sua etnia, raça, crenças, tradições e outras características que nem sempre favorecia os indivíduos. Atualmente presenciamos uma tentativa de mudança nessa situação, com a luta pela igualdade dos direitos sociais para os menos favorecidos independente de suas características. Mas mesmo assim com pequenas mudanças acontecendo convivemos com desigualdades. O ambiente em que vivemos nos faz presenciar diariamente essa situação, em nossos trabalhos, nas escolas, no lazer a influencia de classes mais favorecidas ainda é um fator decisivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária. O ponto de partida para se desconstruir preconceitos, paradigmas e julgamentos ultrapassados e a conviver com respeito a diferenças sejam elas quais forem é a educação, pois desde o nascimento é através dela que a cultura é passada de geração em geração, sendo algo além do que se aprende na escola, tendo base nos conhecimentos transmitidos pelos nossos familiares durante nossa criação. Observando as comunidades próximas do bairro onde vivo posso perceber a diferença estrutural das escolas de acordo com o nível socioeconômico daquela região e infelizmente isso interfere na escolha dos pais ao matricularem seus filhos em outras escolas distantes por receio, sem os menos buscar informações sobre o que realmente importa que é a qualidade do ensino. O ensino público por si já vem sendo muito desvalorizado, muitos pais preferem matricular seus filhos em escolas privadas julgando não só a aparência mais também os métodos de ensino das escolas publicas. Compreendo que sim o ensino publico tem muito que melhorar, mas esse preconceito foi imposto pela sociedade, que julga uma escola pelo meio onde se encontra, desrespeitando a cultura daquela comunidade. O etnocentrismo se torna cada vez mais comum em nosso meio e é papel da escola desconstruí-lo, a educação tem papel fundamental na preparação do individuo, no que diz respeito à vida em sociedade. Portanto a relação entre cultura e educação é claramente existente e importante. As diferenças culturais influenciam na nossa forma de agir e pensar, assim como nos padrões considerados corretos pela sociedade. Mas se tratando de cultura não existe certo ou errado. Todo ser transmite e absorve cultura e conhecimento, aprendendo a viver em sociedade, é importante buscar um convívio com diferentes comunidades por meio de eventos em praças, parques, escolas, etc. para que se conectem através da transmissão de conhecimento e culturas, assim talvez conseguiram suprir suas necessidades individuais e também contribuir par realização da sociedade como um todo, desenvolvendo suas próprias concepção do certo e do errado e das conseqüências existentes para cada ato perante a sociedade. 
CONCLUSÃO: A importância no processo de transformação da sociedade pode ocorrer através da educação que propicia meios de desconstruir, alimentar e direcionar também uma transformação do pensamento e das idéias. Cabe a escola e aos educadores transmitir os conhecimentos adquiridos com cautela para não anular a autonomia de pensamentos dos educandos.

Outros materiais