Buscar

AVAL II Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos

Prévia do material em texto

Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos
1-Uma das etapas da preservação em museus é a criação de um programa de conservação preventiva. Isso significa dizer que a definição de estratégias para o museu, funcionários e visitantes é uma formulação que enriquece a conservação preventiva institucional. Sobre as normas e cuidados pessoais e o uso de produtos na conservação preventiva, assinale a alternativa CORRETA:
A
Isolar peças contaminadas; vistoria de instalações e parte elétrica; higiene dos materiais e equipamentos utilizados.
B
Uso de equipamentos individuais, uso de máscaras e luvas no manuseio; não ingestão de alimentos nos espaços museológicos.
C
Não fumar; vistoria dos extintores de incêndio; mapeamento dos objetos.
D
Atenção na voltagem dos equipamentos; conhecer a toxidade dos produtos; registro das ocorrências.
2 jargão da área da preservação patrimonial muito usado diz para "conservar para não restaurar". Isso quer dizer que as técnicas de conservação preventiva são significativas na proteção e salvaguarda dos acervos. Entretanto, se as medidas protetivas de conservação falham, entra em ação o trabalho de restauração. Sobre os critérios exigidos do profissional restaurador de um bem cultural, assinale a alternativa CORRETA:
A
Postura ética, conhecimento bibliográfico e iniciativa de difusão.
B
Postura ética, conhecimento das técnicas e efeito dos produtos na materialidade das peças.
C
Postura ética, obedecer à característica da obra e intervenção indireta no objeto.
D
Postura ética, linguagem acessível e conhecimento na aplicação de produtos.
3333O compromisso dos museus com a sociedade e seu desenvolvimento é marcado no conjunto de seus procedimentos. A demarcação dessas ações pode ser percebida com um tripé que integra processo e procedimentos. Sobre as operações que marcam o engajamento social do museu, assinale a alternativa CORRETA:
A
Investigação, comunicação e preservação do acervo.
B
Conservação, gestão e documentação.
C
Aquisição de acervo, preservação e conservação das peças.
D
Exposição, educação e pesquisa do acervo.
4 *88As Reservas Técnicas museológicas (RT) são espaços de armazenamento e acondicionamento dos objetos do acervo. São ambientes que precisam ser constituídos com planejamento, mobiliário especial, medidas de segurança, higiene e boa distribuição espacial para o crescimento do acervo. Sobre as recomendações dadas à área da RT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mobiliário adequado e de armazenagem estável e inerte.
II- Atenção ao roubo e ao vandalismo.
III- Controle das condições de temperatura, umidade e luz.
IV- Neutralização do ataque de agentes deteriorantes.
(    ) Mapeamento dos objetos.
(    ) Arquivos deslizantes, mapotecas, arquivos em aço.
(    ) Acondicionamento em caixas de Polionda, uso do TNT, acetato, tubos em PVC, outros.
(    ) Termo-higrômetro, luxímetro, desumidificador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FRONER, Y. Reserva técnica. Belo Horizonte: LACICOR - EBA, 2008. Disponível em: bit.ly/2Qy70Fg. Acesso em: 20 mar. 2020.
A
IV - III - I - II.
B
II - I - IV - III.
C
I - IV - II - III.
D
III - I - II - IV.
5 A Reserva Técnica (RT) é o espaço de armazenamento, guarda e segurança dos objetos contidos no acervo de um museu. Financiamento e leis de incentivo à cultura são meios de financiamento para adequação das áreas de RT, necessários para o ambiente de trabalho dos profissionais qualificados a atuarem nessas áreas. Sobre as recomendações para o espaço físico da Reserva Técnica, para assegurar a integridade museológica dos objetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Que seja em um lugar de médio ou difícil acesso, privado dos olhares e acessos dos visitantes, a fim de salvaguardar os objetos de furtos e contato com pessoas.
(    ) Que possua acesso de portas amplas, a fim de garantir a entrada e saída de peças de grande formato.
(    ) Que os equipamentos de higienização possam utilizar como produtos de limpeza, tendo encanamento próximo para facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis.
(    ) Que possua controle de segurança contra riscos e acidentes, roubo e vandalismo, mantendo um distanciamento de geradores de energia, alta-tensão e fogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - F - V.
6 A conservação preventiva em museus é desenvolvida a partir do enfoque sistemático de esforços, a fim de garantir a integridade dos bens e das pessoas. Assim, o conhecimento e a informação sobre os processos e procedimentos com o acervo podem ser considerados medidas de preservação e conservação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As condições deteriorantes ambientais, biológicas e humanas não precisam de observação, pois estão claras na sua manifestação nos acervos.
(    ) Conhecer a predisposição de finitude das coisas é conhecer os fatores que transformam e aceleram o seu processo final.
(    ) Os objetos em sua materialidade, substância, altura, comprimento, peso e largura tem caráter de inextinguibilidade.
(    ) Cabe ao profissional dos museus analisar a situação de riscos que sondam os ambientes museológicos, e adotar o uso de invólucros, materiais e ações dedicadas a proteger os artefatos das coleções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
7 Reconhecer fatores de degradação é uma medida preventiva de conservação. Froner e Souza (2008, p. 4) afirmam que "os fatores que submetem as coleções a impactos diretos de degradação devem ser mapeados para que as medidas de contenção, estacionamento e controle possam ser tomadas". Sobre os fatores que devem ser observados no plano de conservação, com relação ao ambiente museológico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FRONER, Y.; SOUZA, L. A. C. Preservação de bens patrimoniais: conceitos e critérios. Belo Horizonte: LACICOR - EBA.
A
Devem ser observados os ambientes da reserva técnica, sala de conservação e laboratório de restauro.
B
Devem ser observados os micro, médio e macroambientes que resguardam as coleções.
C
Devem ser observados o ambiente da embalagem do objeto e o ambiente das vitrines expositivas.
D
Devem ser observadas as caixas de transporte de peças, a localização de vitrine e a posição de fachada com relação ao sol.
8 O fator humano é um predador do patrimônio museológico. Dentre as atitudes de riscos provocadas ou descuidadas que as pessoas causam estão os atos de vandalismo, o manuseio incorreto, o qual pode provocar quebra e descolamento, ruptura, uso impróprio, o furto, o roubo e a dissociação. Pensando em medidas preventivas aos riscos provocados pelo agente humano ao acervo, analise as sentenças a seguir:
I- Retirar objetos da reserva técnica, das vitrines ou fazer o seu transporte para uma exposição é ação que requer planejamento evitando assim, o toque desnecessário no objeto e também a sua segurança física.
II- A probabilidade de acidente com um objeto, do tipo queda, tombo e quebra, é maior com o uso de luvas, máscaras e empacotamento no transporte.
III- Dissociação é a perda das partes componentes do objeto, ficando o mesmo segmentado ao ser guardado e no mapeamento de controle da reserva técnica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
 9Roubo, depredação, vandalismo e danos estruturais aos objetos do museu são problemas frequentes que as equipes e a direção se defrontam no dia a dia das instituições. Sobre medidas de segurança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do mobiliário adequado ao acondicionamento garante a manutenção de sua forma original e a segurança da peça na reserva técnica.
(    ) Objetos longos, quando mal sustentados ou colocadosem prateleira ou aparadores curtos, podem se encurvar.
(    ) Fazer o mapeamento dos lugares de guarda das coleções é uma medida de segurança.
(    ) A segurança do acervo é responsabilidade exclusiva da equipe contratada para isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - F.
1 0O método de barreiras é uma forma de preservação dos objetos bastante eficaz, porém somente será bem-sucedido se estiverem claros na equipe os riscos de deterioração que podem sofrer determinados objetos. Cada tipo de material requer diferentes ações e tratamentos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os tratamentos iniciais indicados para a preservação de documentos, cartas, mapas, fotos, desenhos, gravuras, entre outros tipos de papéis:
A
Controle ambiental, higienização, acondicionamento adequado.
B
Controle ambiental, vistorias regulares, acondicionamento adequado.
C
Vistorias regulares, higienização, acondicionamento adequado.
D
Controle ambiental, limpeza periódica, lubrificação, acondicionamento adequado.

Continue navegando

Outros materiais