Buscar

PROVA DE PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Para essa teoria, pune-se alguém pelo simples fato de haver delinquido. A pena era uma majestade sem fim. Você quer apenas retribuir com um mal, o mal causado. Todavia, merece destaque que essa teoria traz uma importante evolução no tocante à sanção penal: A proporcionalidade, como por exemplo na Lei do Talião e o famoso brocardo "olho por olho, dente por dente". 
A afirmação supra representa a Teoria conhecida como:
		
	
	Teoria Preventiva da Pena.
	 
	Teoria Absoluta ou Retribucionista da Pena.
	
	Teoria Neokantista do Delito.
	
	Valoração paralela na esfera do profano.
	
	Teoria Clássica do delito.
	Respondido em 28/10/2021 23:42:19
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Mévio pratica a conduta prevista no art. 155, caput, CP (furto na modalidade simples). O advogado de Mévio, em sua defesa, argui a insanidade mental de seu cliente. Através de laudo pericial ficou constatado que Mévio era ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato, logo, inimputável. Sendo assim, o juiz absolve o acusado Mévio e impõe medida de segurança de internação em hospital de custódia. Nesta hipótese é CORRETO afirmar que:
		
	
	O prazo mínimo de internação é de 4 anos, respeitando a pena máxima do crime de furto simples.
	
	Como o Código Penal não prevê o prazo mínimo para internação deve o acusado ficar internado somente pelo prazo de 6 meses.
	
	O Código Penal não prevê sanção penal de internação, somente tratamento ambulatorial.
	
	A medida de segurança deve observar as penas previstas no preceito secundário de cada tipo penal.
	 
	O Código Penal não determina o prazo máximo de internação, podendo durar por tempo indeterminado, ou seja, enquanto perdurar a periculosidade do agente. Porém, prevalece o entendimento jurisprudencial que o tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O crime de peculato (art. 312, caput, CP) tem sanção penal estabelecida com pena de reclusão de 2 (dois) a 12 (doze) anos e multa. Com base nos parâmetros fixados no Código Penal o juiz impôs pena privativa de liberdade de 10 anos (regime fechado) e multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) ao funcionário público que praticou essa infração penal. Após cumprir o prazo estabelecido na lei para a progressão de regime (sair do regime fechado e passar para o semiaberto), porém sem reparar o dano que causou aos cofres públicos, o advogado requereu o benefício da progressão. Nesta hipótese é CORRETO afirmar que.
		
	 
	A progressão de regime não deve ser concedida, pois está condicionada à reparação do dano que causou aos cofres públicos.
	
	A progressão de regime deve ser concedida, devendo ser observado o princípio da solidariedade
	
	A progressão de regime deve ser concedida, uma vez que a pena privativa de liberdade deve ser executada de forma progressiva.
	
	A progressão não deve ser concedida, tendo em vista que esse tipo de delito a pena deve ser cumprida no regime integralmente fechado
	
	A progressão de regime não deve ser concedida, pois a lei proíbe que funcionários públicos possam ter esse tipo de benefício
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	João pratica um crime de furto contra uma padaria. Vinte dias depois, João pratica outro crime de furto contra uma loja de conveniência do mesmo bairro. Alguns dias após, João comete crime de furto contra uma loja de roupas em bairro diverso, mas no mesmo município. Em todos os crimes João se valeu da mesma forma de execução. Na análise dos autos, ficou nítida a continuidade delitiva entre os crimes. Ocorre que, entre prática do crime realizado contra a padaria e o crime cometido contra a loja de conveniência, foi editada lei que aumentou a pena do crime de furto, bem como inseriu uma causa de aumento em relação aos crimes praticados contra estabelecimentos comerciais. Diante da hipótese apresentada, marque a alternativa que indique o sistema de aplicação de pena a ser utilizado, bem como a(s) lei(s) penal(is) aplicável(is):
		
	 
	Deve ser aplicada a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços, incidindo a lei penal nova, mais grave, pois sua vigência é anterior à cessação da continuidade delitiva.
	
	Deve ser aplicada a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços, mas, quanto ao primeiro furto cometido, não se aplicará a lei penal nova, por ser mais grave, vedando-se sua retroatividade.
	
	Deve ser aplicado o sistema de exasperação apenas em relação aos 2 crimes de furto posteriores à nova lei penal, mais grave, tendo em vista a impossibilidade de aplicar a exasperação em relação a crimes com penas diversas.
	 
	Deve ser aplicado o sistema de cúmulo material, somando-se as penas dos 3 crimes de furto praticados, sendo aplicável a lei penal nova, mais grave, a todos os crimes cometidos, pois sua vigência é anterior à cessação da continuidade.
	
	Deve ser aplicado o sistema de cúmulo material, somando-se as penas dos 3 crimes de furto praticados, mas, quanto ao primeiro furto cometido, não se aplicará a lei penal nova, por ser mais grave, vedando-se sua retroatividade.
	
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	"Art. 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido."
Considerando a previsão legal do Art. 69 do Código Penal, acima transcrita, é possível se estabelecer que o Concurso Material de Crimes pode atingir os mesmos bens jurídicos ou bem jurídicos diferente, porém dentro do mesmo contexto fática ou circunstância, se reconhecendo assim a possivel existência de:
		
	 
	Concurso Material de Crimes Homogêneo.
	
	Concurso Material de Crimes Unilateral.
	
	Concurso Material de Crimes Bilateral.
	
	Concurso Material de Crimes Misto.
	
	Concurso Material de Crimes Heterogêneo.

Continue navegando